06 mai - 2023 • 17:00 > 06 mai - 2023 • 19:00
06 mai - 2023 • 17:00 > 06 mai - 2023 • 19:00
Um evento especial que ocorrerá no próximo dia 6 de maio, em comemoração ao Dia do Psicanalista e ao aniversário de Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Nesse dia, a ANEP (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos) irá sediar uma série de palestras e atividades em homenagem a essa importante data. Será uma oportunidade única para aprender mais sobre a teoria psicanalítica, debater as contribuições de Freud e outros grandes pensadores da área.
ONDE ESTÁ A VULVA? QUESTÕES PARA UMA PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA
Uma psicanálise que esteja situada em seu próprio tempo e faça jus às questões contemporâneas da clínica e da subjetividade deve observar os limites de mestres que buscam teorizá-las. Neste lugar, tratar da inveja e do apagamento da vulva é um expediente interessante. Para enaltecer o lugar do pênis, e posteriormente do falo como objeto causa do desejo e da inveja, a psicanálise – e toda a cultura moderna – operou de modo a promover e reiterar uma estrutura sociopolítica, ligada ao patriarcado.
Como consequência, a complexidade da vulva foi apagada, não só como órgão genital feminino, mas como um campo complexo de linguagem e de ação capaz de estremecer tal estrutura.
Em seu ensaio O infamiliar, Freud (1919) a coloca em um lugar inquietante. Diz que em alguma época da vida todos estiveram perto da vulva da mãe. Esse lugar da vulva como espaço de morada perturba e causa estranheza na vida adulta. Tratando do componente da cultura, veremos como a psicanálise pode pensar o órgão genital feminino e questionar conceitos que se tornaram consagrados no campo psicanalítico.
Alessandra Affortunati Martins
Psicanalista e doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Autora de "Sublimação e Unheimliche" (Pearson, 2017), "A abstração e o sensível: três ensaios sobre o Moisés de Freud" (E-galáxia, 2020) e organizadora de "Freud e o patriarcado" (Hedra, 2020). Colunista da revista CULT. Com um longo percurso clínico e acadêmico que reúne quatro eixos de interesses: PSICANÁLISE, especialmente estudos em torno de Freud e Lacan, FILOSOFIA, sobretudo a obra de Walter Benjamin, FILOSOFIA DA ARTE (ESTÉTICA), mais detidamente voltada para a reflexão acerca das Artes Visuais, e FEMINISMO em seus diferentes tensionamentos e convergências em relação à Psicanálise.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Texas, 146, ANEP, Jardim America
Sorocaba, SP
ANEP PSICANALISE
ANEP (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos), conta mais de 15 anos de existência, celebrando uma história de compromisso com a formação de psicanalistas de excelência. Desde sua fundação, a instituição tem se destacado pela qualidade do seu ensino, que tem recebido reconhecimento por parte do Ministério da Educação (MEC).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.