Cidades inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia e dados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, otimizar os recursos urbanos e promover a sustentabilidade. Já a geoinformação refere-se a informação geográfica, ou seja, dados que estão associados a uma localização geográfica específica, incluindo dados de GPS, mapas, imagens de satélite, entre outros.
O uso de ferramentas de Inteligência Geográfica, também conhecido como Geointeligência ou GIS (Sistema de Informação Geográfica), são essenciais para aprofundar, analisar e visualizar dados geográficos de maneira eficaz, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas no contexto de cidades inteligentes. Além disso, o uso dessas ferramentas ajudam a otimizar recursos, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável das cidades.
Nesse contexto, o XVI FÓRUM ADOLFO HERBSTER terá como tema “Tecnologia, Informação e Cidade”, no qual visa apresentar a produção de geoinformação com o uso de geotecnologias de ponta utilizada pela SEUMA e compartilhada com o cidadão Fortalezense, possibilitando assim um entendimento mais profundo das características, padrões e desafios da capital cearense.
O XVI FÓRUM ADOLFO HERBSTER acontecerá no dia 8 de novembro de 2023 (quarta-feira), a partir das 8h15 às 17h00, no auditório do Paço Municipal (Rua São José, 01, Centro-Fortaleza).
PROGRAMAÇÃO
8h15 | Credenciamento e Networking Coffee
8h45 | Abertura | Luciana Lobo
9h20 | Início do painel 1
PAINEL 1 - CIDADE E O CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO
Palestra 1 - O Cadastro de Loteamentos, Logradouros, Cartorial e Acervo Histórico de Fortaleza
Palestrantes: Márcio Tavares, Ângela Kugler e Leonardo Ercolin
10h40 | Cofree Break
11h00 | Início da palestra 2
Palestra 2 - Novas Tendências Tecnológicas para o Cadastro Multifinalitários
Palestrante: Camila Girão
12h00 às 13h50 | Intervalo almoço
14h00 | Início do painel 2
PAINEL 2 - CIDADE E INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS
Palestra 3 - Infraestrutura de Dados Espaciais da SEUMA
Palestrante: Glaucio Rocha e Charles Freitas
15h30 | Início da palestra 4
Palestra 4 - Novo Aerolevantamento da cidade de Fortaleza
Palestrante: Valther Xavier Aguiar
SOBRE AS PALESTRAS
Palestra 1: O Cadastro de Loteamentos, Logradouros, Cartorial e Acervo Histórico de Fortaleza.
Descrição: Transformando o cadastro atual de Fortaleza em uma ferramenta integrada, robusta e multifinalitária, o projeto possibilita somar ao aspecto fiscal as demais dimensões de planejamento. Dentre os resultados e benefícios obtidos, podemos destacar: 15 mil logradouros Georreferenciados com informações qualitatitvas, 1.600 loteamento digitalizado, vetorizados e com dados cadastrais e 3.500 informações cartoriais sobre documentos de matrículas, títulos imobiliários e negativas.
Título palestra 2: Novas Tendências Tecnológicas para o Cadastro Multifinalitários;
Descrição: O cadastro multifinalitário refere-se a um sistema de informações georreferenciadas que integra dados de diferentes setores e específicos em um único banco de dados, sendo uma ferramenta essencial para que o município de Fortaleza gerencie informações sobre propriedades e terrenos de forma abrangente e eficaz. Nesse contexto, o uso de novas tendências tecnológicas é um fator de extrema importância para aprimorar a eficiência e a precisão desse tipo de cadastro;
Título palestra 3: Infraestrutura de Dados Espaciais da SEUMA.
Descrição: A Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) da SEUMA promove o adequado ordenamento, armazenamento, acesso e compartilhamento de dados geoespaciais produzidos pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente. O IDE da SEUMA possibilita a fácil localização de informações geoespaciais por meio de um navegador, permitindo que o cidadão possa encontrar, visualizar, utilizar e combinar visualmente as informações geoespaciais do município de Fortaleza, de modo a atender as suas necessidades. O cidadão fortalezense ainda terá acesso a 15 aplicações interativas disponíveis na plataforma.
Título palestra 4: Novo Aerolevantamento da cidade de Fortaleza.
Descrição: Trata-se da realização de um novo mapeamento aéreo do município, atualizando as bases cartográficas de referência da cidade de Fortaleza. Este novo levantamento contará com aquisição de imagens de satélite, mapeamento terrestre, levantamento arbóreo, modelagem 3D dentre outros produtos cartográficos. A iniciativa possibilitará a atualização e a ampliação da base cartográfica digital do município, com o incremento de ferramentas que possibilitam o aprimoramento do controle e da gestão territorial.
SOBRE OS PALESTRANTES
Márcio Tavares - Engenheiro Cartógrafo pela UFPR, Especialista em Gestão Estratégica da Produção pela UTFPR, Mestre em Geografia pela UFPR (2006) e Gerente de Projetos com certificação PMP-PMI. Atua na Esteio S.A. desde 1991, atualmente é gerente de projetos de cartografia urbana e regional, cadastro municipal multifinalitário, geoprocessamento e mapeamento para projetos de infraestrutura.
Ângela Kugler - Engenheira Cartógrafa pela UFPR (1996), Especialista em Geoprocessamento pela UFPR (1999) e Informática pela UFPR (2003). Atua na Esteio S.A. desde 1994, atualmente é responsável pelos departamentos de Processamento Digital de Imagens e Geoprocessamento em projetos de cartografia urbana e regional, cadastro municipal multifinalitário e geoprocessamento.
Leonardo Ercolin - Engenheiro Cartógrafo pela UNESP (2001), Mestre em Engenharia de Transportes e Informações Espaciais pela USP (2009) e Doutor em Ciências Geodésicas pela UFPR (2017). Atuou durante 15 anos em empresas públicas e privadas como engenheiro responsável técnico, gerente de projetos, assessor de planejamento e consultor de pesquisas e tecnologias, desenvolvendo projetos de mapeamento. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geomática da UFPR onde ministra disciplinas para os cursos de Graduação em Engenharia. Desenvolve pesquisas sobre calibração de sistemas fotogramétricos para aplicações de mapeamento com georreferenciamento direto e integração da tecnologia VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) para uso em projetos de Fotogrametria e Topografia. Coordena o CEPAG - Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (www.cepag.ufpr.br) vinculado ao Setor de Ciências da Terra da UFPR.
Camila Girão - Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, foi coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza entre 2014 a 2019, onde é professora. Coordenadora de Desenvolvimento Urbano da (Seuma).
Charles R Freitas - Msc. UFMG – Modelagem de Sistemas Ambientais. Especialista em Geotecnologias. Iniciou a carreira em projetos de pesquisa em Geoprocessamento pela UFMG de 2002 a 2008. De 2008 a 2016 atuou em empresas de consultoria de Geotecnologias. Fundou a GE21 Geotecnologias em 2017 onde atua como Diretor Executivo. Participou da concepção e implantação das IDEs de: BH, DataGEO-SP, IDE-SP, RedeZEE-SP, GeobasES e SEUMA-CE.
Gláucio Rocha - Iniciou sua carreira na área de geoprocessamento como monitor das disciplinas de geoprocessamento da UFMG. Trabalhou na coordenação e execução de projetos de pesquisa na área de geotecnologias pela universidade. Trabalhou na empresa Prodabel como Coordenador de Geotecnologias, participando dos projetos de implantação da Sala de Situação e da Infraestrutura de Dados Espaciais da prefeitura de Belo Horizonte - PBH, participando da concepção e implementação de vários sistemas da PBH. Já na empresa Coffey International Ltda., coordenou a área de geotecnologias e participou da concepção e da implantação do DataGEO, a infraestrutura de dados espaciais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da reestruturação do GIS Corporativo da DIPF - Vale, da implantação da Sala de emergências na VLi, da estruturação do GIS Corporativo na Anglo Americam e da estruturação do WebGIS para a Samarco/Fundação Renova.
Valther Xavier - Engenheiro Cartógrafo pela UFPR (1986), Especialização em Fotogrametria Digital na Universidade de Bonn (1992) e Universidade de Stuttgart (2001 e 2019), na Alemanha. Atua na Esteio desde 1987, atualmente é Diretor Técnico da Esteio atuando também como responsável técnico da empresa nos contratos de levantamentos aéreos, cadastrais, geoprocessamento e consultoria.