2050 é um espetáculo de dança inspirado no texto ‘Urge Tombar o Guaíba’ de Iberê Camargo que descreve uma imagem distópica de Porto Alegre ao revelar a urgência de se (re)-pensar a relação da cidade com o rio. Hoje essa urgência se tornou fator determinante para vislumbrar a cidade, por isso o espetáculo reverbera essa discussão explorando diferentes visões de Porto Alegre em um hipotético futuro. A peça transita entre a dança, o teatro, as artes visuais e digitais a fim de criar uma experiência imagética e sensorial em um universo multimidiático de video mapping e animação gráfica, trazendo referências de outras obras de Iberê Camargo e trilha do célebre compositor gaúcho Radamés Gnattali para voltar as atenções à questão climática que vivemos no presente, dando perspectivas para o que viveremos no futuro.
O espetáculo foi contemplado no Edital de Ocupação para Espetáculos de Artes Cênicas CHC -2025. Com criação conjunta dos artistas Igor Pretto, Alexandre Dill, Katia Kalinka e Gabriel Pontes, preparação corporal de Eva Schul e produção de Leticia Virtuoso, o espetáculo estreou no último dia 23 de novembro dentro da programação do 31º Porto Alegre em Cena. Por sua estreia, ‘2050’ recebeu 3 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2024: Melhor Espetáculo, Melhor Cenografia e Melhor Iluminação.
FICHA TÉCNICA:
Concepção e Direção Geral: Igor Pretto
Direção Cênica: Alexandre Dill
Direção de Movimento: Katia Kalinka
Preparação Corporal: Eva Schul
Dramaturgia: Gabriel Pontes
Coreografia e Interpretação: Alexandre Dill, Igor Pretto e Katia Kalinka
Música: ‘Sinfonia Popular’ de Radamés Gnattali
Mixagem e Montagem de Som: Alexandre Dill
Cenografia, Video Mapping e Animação Gráfica: Gabriel Pontes
Desenho de Luz: Fabrício Simões
Operação de Luz: Vicente Vargas
Figurino: Vinicius Schuch
Produção: Leticia Virtuoso
PRODUÇÃO CHC SANTA CASA:
Produção de acessibilidade (AD e LIBRAS): Mil Palavras Acessibilidade Universal e Moreira LIBRAS
Gerente do CHC: Andréa Schüür Macagnan
Coordenadora do CHC: Denise Viana
Produção: Fernando Paim, Jennifer Ribeiro, Tatiane Mendonça, Rafael Rodrigues
Equipe técnica (CHC): Abner Roque de Souza Borba, Alexsander da Costa Silva
Patrocínio: Aché, Agrogen, DorfKetal e Grendene
Realização: Ministério da Cultura e Centro Histórico-Cultural Santa Casa
* Evento com LIBRAS e audiodescrição. As vagaspara audiodescrição limitadas, interessados devem confirmar presença até as 12h do dia do evento pelo e-mail producaocultural@santacasa.org.br. Chegue até 20 minutos antes do início do espetáculo para apanhar o equipamento, escolher lugar e conferir a abertura da audiodescrição.
** Meia-Entrada para estudantes, idosos, PCDs e acompanhantes, doadores de sangue regulares, ID Jovem, funcionários da Santa Casa
*** Ingresso Preço Popular é disponibilizado para qualquer pessoa, sem necessidade de comprovações.