O projeto 33 TALKS visa promover sete eventos de formação em artes visuais, com o objetivo de atingir o público profissional, universitário e amantes da arte no Estado de Santa Catarina. O projeto será composto por duas oficinas práticas de gravura e cinco palestras com temas abrangentes sobre a atuação e desenvolvimento da arte em Santa Catarina. Convidados atuantes e reconhecidos em suas áreas irão compartilhar experiências e informações, além de interagir com o público presente e os espectadores online ao final de cada evento.
As oficinas de gravura serão ministradas por Décio Soncini e Joel Gehlen nos dias 15 e 16 de abril, respectivamente. Já as palestras, com foco em Teoria, Novidades e Mercado, ocorrerão nos dias 20 e 27 de maio e nos dias 2 e 3 de junho. As temáticas das palestras incluem a atuação da artista catarinense, arte e design, cripto arte, relações institucionais, legado artístico, entre outras.
O 33 TALKS pretende abordar temas essenciais do universo da arte, pertinentes aos artistas contemporâneos que enfrentam dificuldades em um mercado cada vez mais profissional. A intenção é fornecer um panorama abrangente e um entendimento das várias frentes de atuação que a arte catarinense necessita percorrer, seja no criativo e no empreendedorismo, tanto público quanto privado.
Além dos eventos, o projeto também oferecerá material didático com resumos das palestras e oficinas apresentadas no portal do projeto, além de uma plataforma online de acesso gratuito para os interessados. Projeto 33 TALKS foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.
É importante destacar que todas as atividades serão 100% gratuitas e disponibilizadas também de forma online em transmissão ao vivo para interação do público. Dessa forma, o projeto busca promover o acesso à formação e capacitação na área de artes visuais em Santa Catarina.