29 mai - 2025 • 08:00 > 30 mai - 2025 • 17:00
29 mai - 2025 • 08:00 > 30 mai - 2025 • 17:00
3º Seminário de Segurança Inovadora - Segurança e Proteção da Amazônia: Desafios e Boas Práticas Inovadoras
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza o 3º Seminário de Segurança Inovadora nos dias 29 e 30 de maio de 2025
A Comissão de Segurança, Justiça e Defesa Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, nos dias 29 e 30 de maio de 2025, o 3º Seminário de Segurança Inovadora, no Auditório Belarmino Lins. Com o tema “Práticas inovadoras como fator de controle e redução da insegurança”, o evento terá inscrição gratuita e será voltado a trabalhadores e estudantes de áreas relacionadas à segurança pública.
O seminário reunirá autoridades nacionais e internacionais em segurança pública, incluindo representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, além de especialistas e referências no tema.
Desde 2023, a Assembleia Legislativa promove os seminários com foco em soluções eficazes para os desafios da segurança na região. Um dos resultados concretos dessa iniciativa foi a visita do então Secretário Nacional de Segurança Pública ao Alto Solimões, em resposta às demandas apresentadas por prefeitos locais durante a primeira edição do evento.
De autoria do Deputado Estadual Comandante Dan (PODEMOS), o seminário tem como objetivo apresentar experiências exitosas de inovação na segurança pública, promovendo a troca de boas práticas entre os estados para o enfrentamento da criminalidade, especialmente na região Norte, que ainda apresenta índices elevados de violência em comparação ao restante do país.
Na edição anterior, em 2024, o evento contou com a participação das comissões de segurança pública do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Este ano, há uma expectativa especial para a presença das academias de polícia e bombeiro militar do Amazonas, bem como de universidades federais, estaduais e particulares.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link:
Clique aqui para se inscrever:
https://www.sympla.com.br/evento/3-seminario-de-seguranca-inovadora---praticas-inovadoras-controle-e-reducao-da-inseguranca/2892061
Para facilitar o seu acesso e garantir que você não perca nenhum detalhe, recomendamos o uso do aplicativo da Sympla. Com ele, você poderá ter todas as informações do evento na palma da sua mão, além de poder fazer o check-in de forma rápida e prática.
SOBRE OS PALESTRANTES:
Prof. Ricardo Balestreri (PA)
Coordenador do
setor de Segurança Pública e territórios do Laboratório Arq. Futuro de Cidades,
do Isper. Professor e historiador, foi Secretário Nacional de Segurança Pública
e modernizou a Força Nacional. Criou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança
Pública (Renaesp), que ao longo dos anos qualificou dezenas de milhares de
policiais. Balestreri também ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública
e Administração Penitenciária de Goiás.
Secretário de Segurança Pública
Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, concedido pelo Centro de Altos Estudos em Segurança Pública "Cel PM Nelson Freire Terra" da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a conclusão do Curso Superior de Polícia (CSP).
José Vicente da Silva Filho
coronel reformado da PM ESP.
Foi secretário nacional de segurança pública (governo FHC), consultor do Banco Mundial para projetos na África do Sul e São Paulo, visitou polícias em 25 estados, nos Estados Unidos (Nova York, Los Angeles, Chicago, Washington, Filadélfia, New Orleans, Miami).
OMAR JOSE ABDEL AZIZ
Senador Federal
Graduado em
Gestão de Segurança na Pública Universidade do Sul – Santa Catarina (2014),
Especialista em Docência Superior no Inst. Ed. Superior de Brasília, (2017);
Especialista em Direito e Inteligência no Crime Organizado e Terrorismo pela
Univ. Católica de Brasília (2019); MBA em Diplomacia e Relações internacionais;
Centro Internacional Curitiba (2021); CFO PM - RO (1994); CAO PM - RO (2003);
Planejamento Operacional e Detecção de Ameaça no Centro de Treinamento em
Segurança Pública no RJ (2005); Instrução de Nivelamento da FNSP/Montenegro-RS
(2005), CSP PM RO (2007); Curso de Manuseio e Operações Antibombas, na Com. Op.
Es. da PMPA (2009); Gerenciamento de Crises -GATE (SP) 2009; Curso de
Planejamento Estratégico, (2009) SENASP
(DF); Curso de Policiamento Especializado de Fronteiras, FNSP (PA - 2010);
Perito Oficial
Criminal, desde 2008, perícia Oficial e Identificação Técnica – POLITEC, Órgão de perícia oficial do Estado do Mato
Grosso. Graduado em Física Bacharelado, Mestrado em Ciências de Materiais,
atuando em Perícia Criminal, Segurança Pública, como perito exerceu atividades
em perícias externas e internas, exerceu os cargos de gerente de
Criminalística, Coordenador Regional e Diretor
do Interior; esteve mobilizado no Ministério de Justiça e Segurança
Pública desenvolvendo atividades nos projetos SINAB e Pró-Segurança e
auxiliando no Projeto Cadeia de Custódia e Atualmente é presidente da
Associação Brasileira de Criminalística – ABC, entidade que representa os
perítos Oficiais de Natureza Criminal dos Estados e do Distrito Federal
O Promotor de Justiça Armando Gurgel Maia é membro do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), atuando na Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap). Ele ingressou na instituição em 2011, após aprovação em concurso público, sendo nomeado para a Promotoria de Justiça de Santo Antônio do Içá. Na Proceap, o Promotor Gurgel tem se destacado por iniciativas voltadas à transparência e ao controle das atividades policiais. Ele defende a implantação de câmeras nos uniformes de policiais militares no Amazonas, medida que visa reduzir a letalidade policial e aumentar a responsabilização dos agentes. Além disso, instaurou inquérito civil para investigar o uso político do sistema de segurança pública, demonstrando seu compromisso com a imparcialidade e a legalidade nas ações governamentaisO Promotor de Justiça Armando Gurgel Maia é membro do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), atuando na Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap). Ele ingressou na instituição em 2011, após aprovação em concurso público, sendo nomeado para a Promotoria de Justiça de Santo Antônio do Içá.
Benjamin Affonso Neto é o atual Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amazonas, cargo que reassumiu em março de 2023, após já tê-lo ocupado entre 2018 e 2021. Durante sua posse em 2023, Affonso Neto enfatizou a importância da integridade, do comprometimento e da valorização dos policiais rodoviários federais, destacando que esses valores são inegociáveis em sua gestão. Ingressou na PRF em 1994, atuando inicialmente no serviço operacional. Ao longo de sua carreira, exerceu diversas funções, incluindo Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização (2009–2011), Chefe do 3º Distrito Regional (2013–2015) e Chefe do Núcleo Administrativo e Financeiro (2016–2018). Possui ampla formação complementar, com cursos em áreas como Perícia em Acidentes de Trânsito, Procedimentos Administrativos Disciplinares, Gestão e Liderança, Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Inteligência Policial e Atendimento Pré-Hospitalar Básico.
Diretor da
Amazônia e Meio Ambiente - DAMAZ/PF
Humberto Freire de Barros é o atual Diretor da Amazônia e Meio Ambiente (DAMAZ) da Polícia Federal, cargo que ocupa desde 2023. Na DAMAZ, lidera ações de combate a crimes ambientais na Amazônia, promovendo cooperação internacional e o uso de tecnologias avançadas para monitoramento e fiscalização. Nascido em Recife em 18 de setembro de 1976, é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Ingressou na Polícia Federal em 2003 como agente e, posteriormente, tornou-se delegado, exercendo diversas funções de chefia em unidades no Maranhão e em Pernambuco. Destacou-se em operações de segurança em grandes eventos, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, atuando como Gerente de Operações e Coordenador Nacional de Segurança, respectivamente. Entre 2017 e 2022, foi Secretário Executivo e, posteriormente, Secretário de Defesa Social de Pernambuco. Participou de eventos como o workshop “LEAP 3.0”, organizado pela INTERPOL e UNODC, visando fortalecer a resposta integrada a crimes ambientais na região.
Atual Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (ManausAM), possui os cursos da carreira de Oficial do Exército Brasileiro, sendo Mestre em Operações Militares e Mestre em Ciências Militares. No exterior, realizou o Curso de Estado-Maior Conjunto (ONU), na Índia e o Estágio de Analista de Inteligência Sênior, nos EUA. Foi Comandante do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Boa Vista-RR); Comandante do Esquadrão de Fuzileiros Mecanizado (Haiti); Comandante do 19º Regimento de Cavalaria Macanizado (Santa Rosa-RS); Adido do Exército Brasileiro junto à Representação Diplomática do Brasil na Itália; Chefe da Divisão de Inteligência e Subchefe do Centro de Inteligência do Exército; Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira-AM); e Secretário de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
APOIO:
INFORMAÇÕES:
E-mail: gabcmtdan@gmail.com
Site: https://www.aleam.gov.br/
IG: @comandantdan
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Mário Ypiranga, 3950, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas - ALEAM, Parque Dez de Novembro
Manaus, AM
Dep. Estadual Comandante Dan - PODEMOS
Coronel RR QOPM, Dan Câmara deputado estadual, na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas pelo Partido PODEMOS, com 21.770 votos, presidente da Comissão de Segurança Pública da ALE-AM e Presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública da UNALE.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.