Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

4PLAY - Apesar de Tudo

Eventos para você

4PLAY - Apesar de Tudo

22 abr - 2025 • 18:30 > 23 abr - 2025 • 21:00

Evento encerrado

4PLAY - Apesar de Tudo

22 abr - 2025 • 18:30 > 23 abr - 2025 • 21:00

Evento encerrado

Descrição do evento

INÉDITO NO RIO, "4PLAY - APESAR DE TUDO" EXPLORA REENCONTROS, RECOMEÇOS E A BUSCA POR NOVOS SENTIDOS

 

Inspirados por livro do filósofo Byung-Chul Han, atores partem da crise de afetos do mundo de hoje para falar sobre propósito e novos começos em um drama do absurdo numa curtíssima temporada na Sede da Cia dos Atores, no Centro.

 

O que pode acontecer quando uma aluna e seu ex-professor se reencontram após 20 anos, ambos enfrentando a necessidade de compreender a impermanência e a finitude que permeiam a vida? A questão é respondida em “4Play - Apesar de tudo”, espetáculo idealizado pelos atores Carol Godoy e Rafa Steinhauser tendo como ponto de partida o livro “A Agonia de Eros”, do filósofo coreano Byung-Chul Han, que explora a crise dos afetos em tempos neoliberais. Sob direção de Munir Kanaan, a montagem aporta no Rio de Janeiro para uma curtíssima temporada na Sede da Cia dos Atores nos dias 15, 16, 22 e 23 de abril, em sessões duplas às 18h30 e 21h.  Além das apresentações, o projeto também inclui uma programação paralela com palestra e oficina, ambas gratuitas, com o diretor e dramaturgo Rui Xavier

 

A obra traz o reencontro dos atores, que estiveram juntos na montagem de “Vênus Ex Libris”, livremente inspirado em “A Vênus das Peles”, de Sacher-Masoch. Desta vez, a cena reflete sobre como as novas tecnologias de escolha e a lógica da positividade e da uniformidade de consumo vêm excluindo a negatividade e as diferenças – elementos fundamentais para uma experiência autêntica de encontro com o outro. Durante a pandemia de Covid-19, o livro de Byung-Chul Han ressoou com novos significados para os atores, motivando uma série de encontros virtuais e trocas de textos autorais com teor autobiográfico. Nesta incursão espontânea pela escrita, eles encontraram uma forma de refletir sobre a vida, revisitando memórias pessoais e compartilhando seus medos e dúvidas diante do momento de incertezas e transformações coletivas que o mundo atravessava.

 

“O espetáculo é uma reflexão lúdica sobre as crises da vida, como lidamos com elas, como o outro pode nos dar um espelho sobre nós mesmos e nos ajudar a compreender melhor as nossas dores e opções de vida. A peça é um caminho artístico para compartilhar nossas crises, dúvidas, incertezas, limitações, vontades, intuições, motivações… Durante a nossa temporada em São Paulo muita gente nos disse que se viu refletida nas personagens, que passaram por situações parecidas, por desafios e angústias similares, se identificaram e acharam uma forma de lidar com essas sombras. Tomara que no Rio a peça também chegue a tocar o público dessa forma”, torce Rafa Steinhauser.

 

Em uma instalação cênica que remete a um apartamento, a trama acompanha Ana Beatriz, uma mulher de 40 anos que retorna à sua cidade natal em meio a uma profunda crise de meia-idade, após o fracasso de um projeto profissional importante. Nesse retorno, ela reencontra Ricardo, seu ex-professor universitário, uma figura crucial em sua vida, a quem não via há duas décadas. Prestes a completar 65 anos, ele também vive um momento delicado, marcado pelo fim de um ciclo importante. Em um cenário de reflexões e ressignificações, ambos compartilham os últimos acontecimentos de suas vidas, seus fracassos e perdas, e divagam sobre o futuro e o desejo de recomeçar.

 

"Queríamos criar uma narrativa que fosse ao mesmo tempo íntima e capaz de gerar identificação, tocando em temas universais como a passagem do tempo, a finitude e nossos eternos recomeços", explica Carol. "Eu e Rafa começamos a escrever sobre assuntos que nos eram caros, como histórias que revelam a ambição como uma pulsão que nos lança em direção ao mundo e ao lugar que desejamos habitar, e a busca por manter a alegria através das coisas com as quais precisamos nos conectar, para seguir em movimento apesar das adversidades. Em meio à terrível crise sanitária causada pela Covid-19, refletir sobre nossas formas de conexão com a vida tornou-se fundamental, diante (e apesar) de tudo o que estava acontecendo no mundo e do que ainda está por vir. Pensar sobre a importância dos encontros, do pertencimento, da identidade, da presença e da consciência da alteridade foi tanto um estímulo pessoal quanto uma provocação artística para levantar as histórias e situações que constituem a dramaturgia", conclui a atriz.

 

Munir integrou o projeto nos últimos meses e foi ele quem provocou os atores, por meio de improvisações gravadas e transcritas, a refletirem sobre a relação deles próprios com os temas que surgiram durante o processo. "Eles emprestaram algumas histórias e olhares pessoais, que se manifestam na forma de um encontro intergeracional entre dois amigos que não se viam há mais de 20 anos. Organizei esse material de forma a criar uma narrativa, acrescentando textos e um pano de fundo que vai sendo revelado aos poucos durante a peça, optando por um teatro do absurdo. É por meio de uma ponte que une os dois no presente que eles vão se questionar e, juntos, buscar novos propósitos e razões para seguir em frente", explica o diretor.

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

 

Além das apresentações, o projeto também oferece duas atividades à parte, voltada para estudantes de teatro e interessados: uma palestra sobre dramaturgia e uma oficina de atuação com o diretor e dramaturgo Rui Xavier, que acontecem na Escolinha de Arte do Brasil, em Botafogo.

 

Na palestra "Maneiras de ler, escrever e compreender um texto teatral", o dramaturgo, ator e diretor Rui Xavier compartilha com os alunos sua pesquisa dramatúrgica, oferecendo a eles os parâmetros de uma técnica dramatúrgica. Experimentado, nos primeiros textos da sua carreira, com formas mais pós-dramáticas”, Rui se dedica agora à pesquisa do cânone dramático mais estrito, bastante inspirada pela leitura do livro Para Trás e Para Frente”, de David Ball, um excelente manual de leitura de um texto dramático que usa o Hamlet, de Shakespeare como modelo de investigação. É isso que ele compartilha com o público de sua palestra.

 

Já na oficina de interpretação "Texto, corpo e subtexto", Rui oferece práticas que reúnem sua experiência com o texto, o corpo e a palavra. Ele realiza com os participantes exercícios voltados à percepção de como a ‘palavra-pensamento-ação’ do texto teatral deve contaminar a ação física do ator, para o melhor aproveitamento possível, em cena, das proposições da dramaturgia. Tal repertório foi desenvolvido ao longo da sua prática como ator, diretor e dramaturgo, e tem como base sua experiência com Eve Doe Bruce (Theatre du Soleil), Antunes Filho (CPT), Rodolfo Garcia Vasquez (Os Satyros) e como estudante de dança contemporânea.

 

Para se inscrever, interessados podem se inscrever pelo formulário abaixo:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYcIakbowV7MyTUuBWq2iHCW1CJaGKzDNvDOhImz0bbDrrsw/viewform

 

 

SERVIÇO:

 

Apresentações: 15, 16, 22 e 23 de abril de 2025

Horário: 18h30 e 21h (duas sessões por dia)

Ingressos: R$ 20 (meia-entrada) / R$ 40 (inteira)

Link do Sympla:

 

Local: Sede da Cia dos Atores

Endereço: Escadaria Selarón - Rua Manuel Carneiro, 12 – Lapa

 

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 60 minutos

Gênero: Drama Absurdo

Instagram: @corporastreado

 

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

Criação e elenco: Carol Godoy e Rafa Steinhauser

Reação dramatúrgica e direção: Munir Kanaan

Vídeo projeções e trilha sonora: L.P. Daniel

Iluminação: Rodrigo Caetano

Figurino: Carol Roz

Cenografia: Munir Kanaan

Cenotécnico: Jorge Luiz Alves

Operador de vídeo projeção: Allysson Nascimento

Operador de som: Raul Vicente

Fotografia artística: Marcelo Villas Boas

Palestrante e oficineiro: Rui Xavier

Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação

Produção: Corpo Rastreado

 

 

PALESTRA

 

“Maneiras de Ler, de Escrever e Compreender um Texto Teatral”, com Rui Xavier

 

Data: 21 de abril (2ª feira)

Horário: 18h às 20h

Onde: Atelier 1 / Escolinha de Arte do Brasil

Endereço: Rua Carlos Peixoto, 54 – Botafogo (em frente ao shopping Rio Sul)

Inscrições pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYcIakbowV7MyTUuBWq2iHCW1CJaGKzDNvDOhImz0bbDrrsw/viewform                                                                                                                                                                     

ENTRADA GRATUITA

 

 

OFICINA

 

“Texto, Corpo, Subtexto”, com Rui Xavier

 

Data: 22 e 23 de abril (3ª e 4ª feira)

Horário: 17h às 21h

Onde: Sala Multiuso / Escolinha de Arte do Brasil

Endereço: Rua Carlos Peixoto, 54 – Botafogo (em frente ao shopping Rio Sul)

Inscrições pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYcIakbowV7MyTUuBWq2iHCW1CJaGKzDNvDOhImz0bbDrrsw/viewform

GRATUITA

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Sede Cia dos Atores

Rua Manuel Carneiro, 12 Santa Teresa

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Sede Cia dos Atores

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.