02 out - 2024 • 08:40 > 02 out - 2024 • 17:15
02 out - 2024 • 08:40 > 02 out - 2024 • 17:15
A 6ª Edição do Fórum de
Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação
José Luiz Egydio Setúbal acontecerá
no dia 2 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, mas também transmitido ao vivo pelo Youtube, centrando
discussões sobre Saúde
Mental e as Comunidades Escolares.
O Fórum de Políticas Públicas tem como objetivo ser um espaço para disseminar estudos e boas práticas, além de ampliar o debate em torno das temáticas prioritárias para a Fundação, sendo um espaço de diálogo entre os atores da sociedade civil, poder público e pesquisadores.
Apoio Técnico: Instituto Pensi, IEPS - Instituto de Estudos para Para Políticas de Saúde e UNICEF Brasil.
Nomes confirmados em breve!
Programação
8h40 Credenciamento e café da manhã
9h Abertura
9h20 A promoção da saúde mental na infância
A infância é uma etapa única, que molda e prepara os indivíduos para a vida adulta. Múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, além da exposição à violência e experiências traumáticas podem tornar esse público vulnerável a condições de saúde mental. Essa sessão irá abordar a importância e os desafios da promoção da saúde mental em perspectivas nacional e global.
10h20 A saúde mental das juventudes: desafios e perspectivas
Ouvindo quem está no centro da questão! Nesta mesa, jovens debaterão sobre quais são os desafios enfrentados por eles e suas comunidades em relação à saúde mental e possibilidades de ação.
Moderador: Rodrigo Vanderlei - Pernambucano de 20 anos, diretor Executivo do Mapa Educação, graduando em ciências sociais pela UFPE, Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude e fundador do cursinho pré-vestibular para estudantes de escolas públicas , Redabeat.
11h20 O papel da comunidade escolar na promoção da saúde mental
A aprovada Lei 14.819/2024 estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, trazendo uma visão de atuação intersetorial para promoção da saúde mental. Esse painel debaterá os desafios da regulamentação e implementação da referida política pública frente às diferentes realidades e ao contexto das comunidades escolares no Brasil.
Moderadora: Dayana Rosa - Administradora
pública, doutora em Saúde Coletiva e gerente do Programa de Saúde Mental para
Crianças e Adolescentes do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).
12h50 Almoço
14h A violência nas comunidades escolares e o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes
A violência é um fenômeno multicausal, com manifestações individuais, nos relacionamentos, na comunidade e sociedade. O avanço da violência no âmbito escolar traz desafios em zelar pela saúde mental de crianças e adolescentes e garantir que a escola seja um espaço seguro para promover o aprendizado e a prática de comportamentos pró-sociais. Esta sessão irá debater o papel da promoção da saúde mental e a prevenção e resposta às violências nas comunidades escolares.
Moderadora: Tide Setúbal - Psicóloga,
psicanalista, mestre pela universidade Paris V. Membro do Departamento de
Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae onde participa de grupos de pesquisa
e é professora do curso: Clínica Psicanalítica - Conflito e Sintoma. Coordenadora
do projeto Territórios Clínicos e conselheira da Fundação Tide Setúbal.
15h30 Painel de casos: promovendo a saúde mental nas comunidades escolares
Os caminhos trilhados e desafios enfrentados pelo setor público e sociedade civil para promover o bem-estar de crianças, adolescentes e comunidades escolares mais saudáveis. No painel de casos poderemos conhecer algumas iniciativas de promoção da saúde mental em comunidades escolares no Brasil.
Programa Gente Adolescente - Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/CE.
Programa V.I.D.A (Valores, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade) - Secretaria de Educação de Londrina/PR.
ASEC+ (Associação pela Saúde Emocional) - Trajetória em Promoção da Saúde Mental no Brasil da Associação Pela Saúde Emocional.
Instituto Ayrton Senna - eduLab21, laboratório de ciências para a educação.
Moderadora: Luciana Phebo - Chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF Brasil.
17h Encerramento
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Frei Caneca, 569, 6º Andar, Bela Vista
São Paulo, SP
Fundação José Luiz Egydio Setúbal
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é uma fundação familiar que atua em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância, ao conhecimento científico sobre a saúde infantil e à assistência médica infantojuvenil. Compõem o grupo da FJLES o Hospital Infantil Sabará, o Instituto Pensi e o Departamento de Pesquisa, que compartilham do mesmo propósito: “Infância saudável para uma sociedade melhor”. Para saber mais, visite nosso site: https://fundacaojles.org.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.