Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

6º Fórum de Políticas Públicas de Saúde na Infância

Eventos para você

6º Fórum de Políticas Públicas de Saúde na Infância

02 out - 2024 • 08:40 > 02 out - 2024 • 17:15

Evento encerrado

6º Fórum de Políticas Públicas de Saúde na Infância

02 out - 2024 • 08:40 > 02 out - 2024 • 17:15

Evento encerrado

Descrição do evento

6ª Edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação José Luiz Egydio Setúbal acontecerá no dia 2 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, mas também transmitido ao vivo pelo Youtube, centrando discussões sobre Saúde Mental e as Comunidades Escolares.


O Fórum de Políticas Públicas tem como objetivo ser um espaço para disseminar estudos e boas práticas, além de ampliar o debate em torno das temáticas prioritárias para a Fundação, sendo um espaço de diálogo entre os atores da sociedade civil, poder público e pesquisadores.


Apoio Técnico: Instituto PensiIEPS - Instituto de Estudos para Para Políticas de Saúde e UNICEF Brasil.


Nomes confirmados em breve!


Programação 


8h40    Credenciamento e café da manhã

 

9h         Abertura


9h20     A promoção da saúde mental na infância

A infância é uma etapa única, que molda e prepara os indivíduos para a vida adulta. Múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, além da exposição à violência e experiências traumáticas podem tornar esse público vulnerável a condições de saúde mental. Essa sessão irá abordar a importância e os desafios da promoção da saúde mental em perspectivas nacional e global.

  • Rodrigo Bressan - Professor livre docente da Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal (UNIFESP) e Presidente do Instituto Ame Sua Mente
  • Márcia Woods - Assessora de Relações Estratégicas na Fundação José Luiz Egydio Setúbal


10h20  A saúde mental das juventudes: desafios e perspectivas

Ouvindo quem está no centro da questão! Nesta mesa, jovens debaterão sobre quais são os desafios enfrentados por eles e suas comunidades em relação à saúde mental e possibilidades de ação.


  • Tawane Theodoro - Nascida em 1998, cria do Capão Redondo, zona sul de SP. É poeta marginal, uma das organizadoras do Sarau do Capão e Poeta Formadora do Slam Interescolar. Atualmente possui poesias publicadas em mais de 15 antologias poéticas, e integra o time de produção do Slam SP
  • Tel Guajajara  - Indígena do Povo Guajajara/Tenetehar da Aldeia Morro Branco da amazônia maranhense, 24 anos, Coordenador Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (CUCA da UNE), Conselheiro Nacional de Juventude (CONJUVE) e estudante de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Tayná Gomes - Psicóloga, atriz, escritora-poeta, educadora social pelo projeto Educa+, pós-graduanda em Tecnologias Digitas e Educação à distância. Embaixadora, mentora e líder do programa Cidadão Digital da Safernet. Jovem liderança da Geração Zelo (2022) e integrante do Movimento Saber Lidar Jovem da ASEC+, pesquisadora das intersecções de gênero, raça, artes (sobretudo o Teatro), tecnologias e saúde mental.
  • Esther Guerra – Educomunicadora da Rede Passa a Visão da Agenda Cidade UNICEF

Moderador: Rodrigo Vanderlei - Pernambucano de 20 anos, diretor Executivo do Mapa Educação, graduando em ciências sociais pela UFPE, Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude e fundador do cursinho pré-vestibular para estudantes de escolas públicas , Redabeat.


11h20  O papel da comunidade escolar na promoção da saúde mental

A aprovada Lei 14.819/2024 estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, trazendo uma visão de atuação intersetorial para promoção da saúde mental. Esse painel debaterá os desafios da regulamentação e implementação da referida política pública frente às diferentes realidades e ao contexto das comunidades escolares no Brasil.


  • Giovanni Salum – Vice-Presidente de Programas Globais Child Mind Institute e Stavros Niarchos Foundation, médico, doutora e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com período sanduíche no National Institute of Mental Health (NIMH)
  • Christy Pato – Coordenador-Geral de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação e Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Katia Souto – Coordenadora-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Ministério da Saúde.


Moderadora: Dayana Rosa - Administradora pública, doutora em Saúde Coletiva e gerente do Programa de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).


12h50  Almoço

 

14h  A violência nas comunidades escolares e o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes

A violência é um fenômeno multicausal, com manifestações individuais, nos relacionamentos, na comunidade e sociedade. O avanço da violência no âmbito escolar traz desafios em zelar pela saúde mental de crianças e adolescentes e garantir que a escola seja um espaço seguro para promover o aprendizado e a prática de comportamentos pró-sociais. Esta sessão irá debater o papel da promoção da saúde mental e a prevenção e resposta às violências nas comunidades escolares.


  • Karen Scavacini – Psicóloga, pesquisadora CEO e Fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.
  • Talita Lahr – Psicóloga, Mestre em Educação Escolar pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), pesquisadora do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP/UNESP. 
  • Mario Augusto – Psicólogo, professor e diretor de Diversidade e Inclusão e de convivência educacional na Secretaria Estadual de Educação do Pará.
  • Christian Dunker – Psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Moderadora: Tide Setúbal  - Psicóloga, psicanalista, mestre pela universidade Paris V. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae onde participa de grupos de pesquisa e é professora do curso: Clínica Psicanalítica - Conflito e Sintoma. Coordenadora do projeto Territórios Clínicos e conselheira da Fundação Tide Setúbal.

 

15h30  Painel de casos: promovendo a saúde mental nas comunidades escolares

Os caminhos trilhados e desafios enfrentados pelo setor público e sociedade civil para promover o bem-estar de crianças, adolescentes e comunidades escolares mais saudáveis. No painel de casos poderemos conhecer algumas iniciativas de promoção da saúde mental em comunidades escolares no Brasil.


Programa Gente Adolescente - Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/CE.

  • Patrícia Bezerra – Professora responsável pelos ADOCS (Adolescentes Comunicadores de Saúde).
  • Maria Eduarda – Adolescente Comunicador de Saúde.

Programa V.I.D.A (Valores, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade) - Secretaria de Educação de Londrina/PR.

  • Andrea Militão – Professora e responsável por eventos e projetos educacionais. Formadora e facilitadora de círculos para construção de paz e integrante da equipe do Programa desde seu início, em 2020.
  • Thayla Mariane – Professora da rede municipal de educação e integrante da equipe do Programa.


ASEC+ (Associação pela Saúde Emocional) - Trajetória em Promoção da Saúde Mental no Brasil da Associação Pela Saúde Emocional.

  • Juliana Fleury – 60+ jovem e eterna aprendiz, lidera como CEO Voluntária na ASEC e é fundadora do Vertentes – Ecossistema de Saúde Mental. Certificada como executiva em impacto social pela Universidade da Pensilvânia, já foi conselheira da Partnership for Children (UK) e é representante das américas da Global Mental Health Action Network.

Instituto Ayrton Senna - eduLab21, laboratório de ciências para a educação.

  • Inês Miskalo – Diretora de disseminação e qualidade do Instituto.

Moderadora: Luciana PheboChefe de Saúde e Nutrição do UNICEF Brasil.


17h       Encerramento

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Centro de Convenções Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569, 6º Andar, Bela Vista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Fundação José Luiz Egydio Setúbal

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é uma fundação familiar que atua em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância, ao conhecimento científico sobre a saúde infantil e à assistência médica infantojuvenil. Compõem o grupo da FJLES o Hospital Infantil Sabará, o Instituto Pensi e o Departamento de Pesquisa, que compartilham do mesmo propósito: “Infância saudável para uma sociedade melhor”. Para saber mais, visite nosso site: https://fundacaojles.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.