14 abr - 2025 • 08:30 > 14 abr - 2025 • 12:30
14 abr - 2025 • 08:30 > 14 abr - 2025 • 12:30
Ação Educativa - Rotas da Liberdade | Lugares de Memória da Ditadura
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) convida você para uma experiência reflexiva com o Ação Educativa - Rotas da Liberdade, que acontecerá no dia 31 de março de 2025, das 8h às 12h. A cidade de Fortaleza abriga monumentos e edificações históricas que preservam memórias do período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Muitas dessas praças, ruas, escolas e monumentos materializam a repressão ao render homenagem aos militares, torturadores e ditadores dos anos de chumbo. Enquanto alguns têm sido ressignificados pelos movimentos sociais, coletivos de artes e pelos movimentos por Memória, Verdade e Justiça em símbolos de resistência.
Dando continuidade ao debate sobre lugares de memória e esquecimento, o Museu da Imagem e do Som do Ceará promove a ação educativa "Rotas da Liberdade", iniciada em dezembro de 2024. Nosso objetivo é refletir sobre o direito à memória, à justiça social, incentivando um olhar crítico sobre os espaços que marcaram a história da cidade, fortalecendo a construção de uma memória coletiva comprometida com a justiça e os direitos humanos.
Em nosso percurso, conheceremos o Mausoléu Castelo Branco, inaugurado em 1972, este monumento homenageia um dos principais articuladores do Golpe Militar e primeiro presidente da Ditadura brasileira, que governou o país entre 1964 e 1967. Conheceremos o a Escola Justiniano de Serpa, localizada no centro da cidade, a escola serviu como palco de manifestações, debates e articulações políticas, tornando-se símbolo da luta pela democracia e pelos direitos da juventude . E a Casa do Frei Tito, antiga residência do ex-frade dominicando Frei Tito de Alencar, que foi preso e torturado no período da ditadura, é uma das maiores referências de um cearense na luta contra a repressão.
Contamos com sua inscrição e presença,
Lembrar para que não se repita!
Mediadores:
Aládia Vieira é Indígena do povo tabajara, estudante do bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, educadora museal pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará e comunicadora pelo Museu Indígena Maria Firmina de Melo na comunidade Tourão, Monsenhor Tabosa.
Rosinha (Oziel Herbert) é artista da literatura, roteiro, produção cultural e realização audiovisual. É taurino típico, sempre cansado, comendo alguma coisa ou dormindo. É de 95, autista e uma pessoa não-binária. Já dirigiu e produziu videoclipes musicais, curta metragens e animações em 2D digital. O primeiro curta que dirigiu fez parte da seleção oficial do Festival NOIA e do Cine Ceará. É autor do romance Asas Quebradas, produzido via financiamento coletivo. Foi contemplado em diversos editais culturais nas cidades de Maracanaú, Fortaleza e também junto ao Governo Estadual do Ceará e ao Governo Federal. Nas redes sociais atende por @seurosinha. Atualmente é educadora no Museu da Imagem do Som do Ceará.
Pedro Henrique Marques Pereira É estudante de história da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atua como educador museal desde 2020 e já esteve como professor de história e filosofia no chão da sala de aula. Pesquisa sobre o negro no futebol brasileiro e é atualmente Educador do Museu da Imagem e do Som do Ceará.
Serviço:
- O que? Ação Educativa - Caminhos Ancestrais
- Com quem? Aládia Vieira, Rosinha (Oziel Hebert), Pedro Henrique e Elen Andrade
- Quando? 14 de abril de 2025, das 8h30 às 12h
- Onde? Saída do Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410) e passagem por pontos históricos de Fortaleza
- Vagas? 20 vagas, por ordem de inscrição.
Para participar desta ação as pessoas interessadas deverão se inscrever de forma online via Sympla
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Barão de Studart, 410 Meireles
Fortaleza, CE
MIS
Museu da imagem e do som
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.