Estamos em uma época de acesso sem precedentes a estímulos de alta recompensa e alta dopamina: drogas, alimentos, notícias, jogos de azar, compras, jogos eletrônicos, mensagens de texto, Facebook, Instagram, YouTube, tweets... O aumento do número, da variedade e da potência é impressionante. Assim, todos nós nos tornamos vulneráveis a perder o controle quando se trata de consumir essas recompensas rápidas. No entanto, é possível recuperar o controle mantendo a dopamina sob controle. Nesta palestra, a professora Anna Lembke apresenta uma abordagem prática e com base científica para lidar com o consumo excessivo e compulsivo de tudo, desde comida até sexo e videogames.
Psiquiatra, professora na School of Medicine e chefe da Addiction Medicine Dual Diagnosis Clinic da Universidade Stanford, dedicou sua carreira ao estudo e ao tratamento de pacientes dependentes químicos, tornando-se referência diante da epidemia de opioides que tomou conta dos EUA. Em Nação dopamina (2022) explora descobertas científicas que explicam por que a busca incansável do prazer gera mais sofrimento do que felicidade. Seu segundo livro, Nação tarja preta (2023), revela o que está por trás da dependência em diversos medicamentos receitados todos os dias para jovens, adultos e crianças. Autora de mais de uma centena de estudos nessa área, a especialista se debruça agora no estudo das chamadas “drogas digitais” (com as redes sociais à frente), os receios quanto à liberalização da maconha e dos psicodélicos – e as implicações sociais de viver em um mundo que estimula a busca por prazeres artificiais.
======================================================================================
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O que é o Ingresso Solidário?
O Ingresso Solidário tem 40% de desconto sobre o preço da Inteira e seu valor já inclui uma doação de R$30,00 para o Instituto Acaia.
Quem tem direito a adquirir o Ingresso Solidário?
O Ingresso Solidário pode ser adquirido por qualquer pessoa dentro da classificação etária do evento.
O Ingresso Solidário pode ser combinado com outros descontos?
Não. O desconto do Ingresso Solidário não é cumulativo a outros descontos ou benefícios.
Quem tem direito a meia entrada?
Estudantes: mediante a apresentação de um comprovante de matrícula válido ou sua carteira de identidade estudantil.
Professores: mediante a apresentação de comprovante de identificação funcional.
Pessoas com Deficiência: mediante apresentação da identidade funcional ou o cartão de beneficiário do INSS.
Jovens de Baixa Renda: mediante apresentação do comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Idosos: mediante a apresentação do comprovante de identidade.