04 mai - 2019 • 13:00 > 25 mai - 2019 • 15:00
04 mai - 2019 • 13:00 > 25 mai - 2019 • 15:00
CRIA COLETIVA apresenta:
4, 11, 18, 25 Maio/2019 - Horário: 13 ás 15h, Duração total: 8h, CCPCM -
Campo de São Bento, Icaraí - Niterói/RJ
CURSO PRESENCIAL
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
Sobre o curso:
De uns tempos pra cá, os consumidores
mudaram e, consequentemente, a sua maneira de consumir. Com as informações sendo
transmitidas rapidamente pela internet, o comportamento da população tem se
tornado cada vez mais dinâmico.
As empresas por sua
vez que devem atender os desejos e necessidades dos seus clientes, precisam
acompanhar e entender a transformação do consumidor na sociedade e como seu
público alvo se relaciona com o consumo.
Para que se entenda o
que é “valor” para um determinado perfil de interesse deve-se levar em conta o
contexto social e cultural desses consumidores. O que vai muito além de aplicar
questionários e classificar o consumidor em classes sociais. O cliente é um ser
humano pensante e dotado de poder de escolha, um ser social, sujeito a pressões
e coerções de iguais, que vive e se adapta.
Muita gente não sabe mas é a
Antropologia do Consumo que faz a ponte entre as empresas/marcas e os seus
consumidores. E é através de suas técnicas que você percebe o que mais importa
para o seu cliente na hora de optar por um produto ou serviço.
Essas novas formas de entender como
essas pessoas pensam, sentem, se comportam e organizam a vida dentro de um
contexto cada vez mais plural, colocam alguns desafios teóricos e metodológicos:
como acompanhar e compreender a complexidade do pensamento humano? Como
compreender o impacto das dinâmicas culturais e das tendências de comportamento
emergentes no mindset; as atitudes e práticas de consumo na vida das pessoas e
como as empresas e marcas podem gerar insights e conexões necessárias e
relevantes para melhor conversar e interagir com seu público de interesse?
Já dizia Daniel Miller, um renomado antropólogo, “A melhor maneira para
entender a humanidade é dando atenção a nossa materialidade.”.
Sobre a professora:
Cecília Soares nasceu em Lausanne, na Suíça e em 1994 veio para o Brasil. Em 2011 conclui Bacharelado magna cum laude em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2013 conclui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a dissertação O Monograma faz o Baú : um estudo sobre Consumo, Mercado e Pirataria, aprovada com conceito A. Em 2017 acabou o Doutorado em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj) com a tese Sedas tropicais : comércio de luxo e desenvolvimento urbano no Rio de Janeiro. E em 2018 fez o Pós-Doc no Observatoire Sociologique du Changement/Sciences Po, em Paris. Recentemente atuou como membro da comissão organizadora e coordenação do GT 04 – Circulação de bens e pessoas do IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo (2018) e em Fevereiro ministrou um curso de Antropologia do Consumo na Instituição Polo Criativo.
Te esperamos lá! :)
Rua Lopes Trovão Campo de São Bento, Icaraí
Niterói, RJ
Cria Coletiva
A Cria Coletiva é uma nova plataforma de ensino da área criativa facilitando trocas de conhecimentos e experiências entre estudantes, profissionais e iniciantes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.