Imagina que existe um curso criado e desenvolvido a partir de uma pesquisa de 5 anos nas melhores escolas do mundo de design de aprendizagem e desenvolvimento humano – como KaosPilot, THNK, Hyper Island, Knowmads, Team Academy, etc – que vai introduzir, explorar e treinar os participantes no ensino e aprendizagem experienciais e na arte da facilitação de processos de aprendizagem.
Os participantes serão imersos na teoria e prática dos modelos educacionais mais potentes da atualidade, sobretudo na metodologia dos Arcos de Aprendizagem desenvolvido pela KaosPilot (www.kaospilot.dk) ao longo de 30 anos trabalho com pessoas e organizações na exploração dos seus potenciais.
TÁ, MAS QUE CURSO É ESSE?
O ARCO é um curso intensivo de 3 dias que te habilita a criar, entregar e avaliar um programa educacional de treinamento e desenvolvimento da forma mais potente possível.
Acreditamos que uma aula nada mais é do que uma experiência de aprendizagem: quanto mais profunda, maior é o registro e melhor é a aprendizagem. A partir dessa premissa, iremos introduzir o 5E Experience Design Model da Kaospilot a fim de que cada sessão de treinamento seja aproveitada integralmente, se valendo da plenitude dos 5 sentidos e da sensibilidade humana como um todo.
SÉRIO?! E COMO FUNCIONA?
A abordagem inovadora e holística do ARCO une teoria à prática em uma experiência de aprendizagem transformadora. Você vai desenvolver habilidades de liderança, criatividade, comunicação, colaboração, pensamento crítico, tomada de decisão, entre outras, preparando-se para enfrentar com maestria a complexidade do mundo contemporâneo.
O curso é fundamentalmente experiencial, mão na massa, baseado no ‘aprender fazendo’. Em 3 dias, você vai incorporar diversas metodologias, teorias, práticas e meios criativos para definir, executar e medir o melhor caminho pedagógico possível.
O curso é composto por 3 movimentos básicos:
1. PROJETAR: como pesquisar, arquitetar e estruturar um curso, programa ou sessão de aprendizagem.
2. EXECUTAR: como iniciar, conduzir, sustentar e aterrisar uma aula ou sessão
3. AVALIAR: como inferir, aferir, testar e medir o desenvolvimento dos participantes e dos professores e/ou facilitadores
PARA QUEM?
- Líderes
- Facilitadores
- Professores, Coordenadores e Pedagogos
- Pessoas que buscam trabalhar com desenvolvimento humano e organizacional
PRINCIPAIS RESULTADOS DO PROGRAMA
• Aprender a desenhar, conduzir e avaliar espaços de aprendizagem, experiências e estratégias de aprendizagem, desenvolvimento e transformação
• Aprender a pedagogia baseada em equipe, dinâmicas de grupo e métodos de construção de time (team building) para estabelecer fortes ambientes de aprendizagem entre pares e grupos
• Aprender a executar processos co-criativos, explorando possibilidades de inovação, utilizando técnicas de desenvolvimento eficazes de rápida prototipagem e trabalhando com resolução de problemas através do design thinking
• Aprender sobre o potencial oculto do trabalho prático e em equipe para o desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais do aluno e como integrá-las no design do currículo, planos de aula diários e um ambiente de aula que promova momentos de ação, reflexão e tomada de risco
- Aprender a importância do diálogo qualificado em torno do planejamento proativo e acordos de aprendizagem, apoiando o compromisso educacional
- Aprender, em última instância como transformar radicalmente as pessoas, times, organizações e meios em que estão inseridos/as