01 jun - 2024 • 08:00 > 01 jun - 2024 • 18:00
01 jun - 2024 • 08:00 > 01 jun - 2024 • 18:00
Objetivo: Apresentar os fundamentos teológicos e técnicos dos principais pólos litúrgicos do espaço sagrado da religião católica, (como altar, ambão, fonte batismal, cadeira presidencial, nave, porta, fachada, praça), de maneira a capacitar arquitetos, engenheiros, sacerdotes e demais interessados na adequada projetação e edificação deste mesmos espaços sagrados.
Justificativa: Em uma realidade como a do Estado do Tocantins, mas sobretudo de Palmas, com igrejas jovens e ainda em fase de construção e/ou estabelecimento, faz-se necessário fornecer capacitação técnica e teológica para a concepção, projetação e edificação dos espaços sagrados, de forma que eles realmente se apresentem como funcionais e, ao mesmo tempo, mistagógicos.
Professor Responsável: Padre João Paulo Veloso, Doutorando em Teologia (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), Mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma); Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (Palmas-TO); Teólogo pelo Centro de Estudos Superiores Mater Dei (Palmas-TO). Diretor Acadêmico e professor no Centro de Estudos Superiores Mater Dei (Palmas-TO); professor convidado na FACASC (Santa Catarina); membro da Associação dos Liturgistas do Brasil; colaborador da Revista de Liturgia.
Carga horária: 24 horas (aulas aos sábados)
Data dos encontros: 25/05, 01/06, 08/06 e 15/06 (atividade em campo). Evento remoto com transmissão online.
Horário: 08h às 12h e das 14h às 18h
Conteúdos: Introdução: Estilos arquitetônicos adotados pela Igreja, Orientações do Magistério Universal e da Conferência dos Bispos do Brasil, Mistagogia e Funcionalidade dos Espaços Sagrados: Praça, Porta, Fachada, Nave e Paredes internas. Mistagogia e Funcionalidade dos Espaços Sagrados: Cadeira Presidencial, Batistério, Ambão e Altar.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Joaquim Teotônio Segurado, 0 Plano Diretor Sul
Palmas, TO
Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica
O Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica, presente há 22 anos em Palmas-TO, possui nota máxima no MEC e IGC (Índice Geral de Cursos) com nota 4, em que, 5 é a máxima e é, portanto, a segunda melhor IES privada do Estado.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.