22 nov - 2024 • 18:00 > 23 nov - 2024 • 22:00
22 nov - 2024 • 18:00 > 23 nov - 2024 • 22:00
O Seminário "Arturos: 10 anos de Reconhecimento de um Patrimônio Quilombola que Resiste" é uma realização da Comunidade Quilombola dos Arturos, Prefeitura de Contagem, APPA - Cultura & Patrimônio, Centro do Patrimônio Cultural CEMIG (PRONAC 204725), IEPHA (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), Secult - MG (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais), Circuito Liberdade, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e do Governo Federal.
O evento acontecerá em dois dias, oferecendo uma programação bastante variada para membros da Comunidade, profissionais das áreas de Cultura e Patrimônio, gestores, pesquisadores, professores e sociedade em geral.
Também serão disponibilizados transporte gratuito para quem mora em BH, recursos de acessibilidade, venda de alimentos e bebidas, além de atividades diversas.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 22/11/2024:
Ponto de Encontro / BH e saída dos ônibus com destino à Comunidade Quilombola dos Arturos (16:30hs): edifício do IEPHA - Praça da Liberdade, 470.
18h Apresentação com Grupo Afro-Brasileiro Arturos Filhos de Zambi
19h Solenidade de Abertura e Posse dos membros do Comitê Gestor da Salvaguarda da Comunidade do Arturos
20h Sessão Comentada do “Documentário Registro Bem Imaterial - Comunidade dos Arturos - Iepha/MG” (Direção: Paulo Henrique Rocha. Duração: 1h18’29’’. Ano: 2014) , com Bengala e Nayara. Mediação: Gabrielle Vaz.
22h Encerramento.
Retorno dos ônibus p/ BH: 22:00h
Sábado, dia 23/11/2024:
Ponto de Encontro / BH e saída dos ônibus com destino à Comunidade Quilombola dos Arturos (07:45h): edifício do IEPHA - Praça da Liberdade, 470.
9h Café da manhã
9h30 Abertura com apresentação da Guarda de Congo Mirim
10h Oficina de Educação para o Patrimônio: Inventários Culturais Participativos para as crianças da Comunidade Quilombola dos Arturos, com Ana Paula Trindade (GIP IEPHA- MG), Ana Carolina Ministério (GDEPC IEPHA-MG), Patrícia Faria (PMC), Maria Goreth Herédia Luz (Arturos).
10h Roda de Conversa Arturos: 10 anos de Reconhecimento de um Patrimônio Quilombola que Resiste. Mediação: João Pio.
Conversa entre os atores que participaram e contribuíram no processo de reconhecimento da Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no contexto do Registro da Comunidade dos Arturos, em Contagem.
Como a passagem desses 10 anos impactaram a vida dos integrantes da comunidade, a dimensão desse marco ao longo desse tempo e os desejos para o futuro serão alguns dos pontos a serem abordados.
13:30h: Encerramento
Retorno dos ônibus p/ BH:14h
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua da Capelinha, 438 Vera Cruz
Contagem, MG
APPA / Cultura e Patrimônio
A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio) é uma associação de fins não lucrativos, sediada em Belo Horizonte, com um objetivo grandioso: promover iniciativas culturais que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico local, regional, nacional e internacional.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.