19 out - 2024 • 20:00 > 20 out - 2024 • 18:00
19 out - 2024 • 20:00 > 20 out - 2024 • 18:00
A Cênicas Cia de Repertório apresenta Baba Yaga, primeiro solo da atriz Sônia Carvalho, uma das fundadoras da Cênicas Cia. de Repertório. O texto é de Álcio Lins com direção de Antônio Rodrigues. O monólogo participou da Mostra Cênicas Cia. 15 anos onde fez pré-estreia dentro da programação do 23° Janeiro de Grandes Espetáculos no Espaço Cênicas.
A peça retornou em nova montagem em 2024 dentro da programação da MOSTRA HERMILO.
É o primeiro solo da atriz Sônia Carvalho, uma das fundadoras da Cênicas Cia. de Repertório. O texto é de Álcio Lins com direção de Antônio Rodrigues.
Sinopse
O espetáculo é um monólogo que conta a trajetória da mais temida das Bruxas Eslavas, a Baba Yaga, ela é o arquétipo da bruxa canibal presente no folclore Russo e de todo Leste Europeu. A cena se passa em sua velha cabana, onde a Baba Yaga chama por seu filho Olaf. O público é levado para a intimidade desse ambiente sombrio tornando-se testemunha e confidente da velha bruxa na busca por seu filho. A cena traz à tona a relação entre Baba Yaga e seu filho, que vai sendo dissecada a cada relato, e revela os segredos e mistérios das origens dos causos da tradição oral russa. A peça mostra além da degradação do relacionamento entre mãe e filho, os fatos e causos ocorridos na imaginaria vila próxima a sua cabana.
O Texto
A peça foi escrita pelo dramaturgo Álcio Lins, e traz à cena um mito das lendas Russa, a bruxa Baba Yaga, através do seu diálogo com seu filho escondido em sua cabana.
O termo Russo “Baba” é considerado ofensivo entre os eslavos, designando uma mulher vingativa e amarga, que jamais foi amada ao longo de sua existência, consumida pela inveja de todos aqueles que são felizes. Usando a teoria de Melanie Klein, sobre a mãe boa e mãe má, a trama constrói um relacionamento ambíguo, onde o filho começa a reconhecer a mãe como uma pessoa total com existência própria, fonte de experiências boas e más, a quem se ama e odeia, assim dando vasão a experiência do chamado sentimento de ambivalência. A história vai construindo sua rede de intrigas, até o momento onde a personagem da velha bruxa, que antes temia a destruição do seu objeto amado por perseguidores, agora teme que essa sua agressão possa destruir o objeto ambivalentemente amado e odiado. Sua angústia deixa de ser paranoide para ser depressiva. E assim começa a brotar um sentimento de culpa.
SERVIÇO:
O QUE: BABA YAGA
QUANDO: sábado 19/10 de 2024 às 20h e Domingo 20/10 às 18h
ONDE: Espaço Cênicas
Rua Vigário Tenório,199 – segundo andar 201.
Bairro do Recife Antigo
QUANTO: R$60,00 (inteira) R$30,00 (meia entrada mediante apresentação de carteira de estudantes ou RG em caso de maiores de 65 anos.).
PLATEIA LIMITADA 70 LUGARES
Ingressos disponíveis para todas as sessões antecipados no link: 1h antes na bilheteria do Espaço Cênicas.
Produção Local: 81 99166-7344 99609-3838
Imperdível!!!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Vigário Tenório, 199 Recife
Recife, PE
Cênicas Cia de Repertório
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.