"Uma experiência bela, inspiradora e catártica." - Everything Theatre
"Ainda que pessoal, representa as mulheres do mundo inteiro, que, independentemente das intenções dos outros, lutam para proteger seu eu interior, 'sagrado', de ser manchado." - Breaking the Fourth Wall
Pré-selecionado ao prêmio de performance física mais surpreendente pelo South End Awards, o espetáculo Banho Sagrado foi apresentado em Lisboa, Londres, Brighton e Bolonha, recebendo grande aclamação tanto do público quanto da crítica.
O espetáculo Banho Sagrado é uma exploração lúdica e ritualística do controle que temos sobre nossos próprios corpos em meio à objetificação, conduzindo o espectador por uma profunda jornada de autorreflexão. Concebida em um momento de crise, durante um banho de banheira, esta peça de teatro físico, criada por Alice Motta, atriz e poetisa, mergulha nas profundezas de histórias autobiográficas para desafiar as normas sociais e convidar o público a reavaliar a autonomia de seus desejos. Combinando poesia, movimento, narrativa e humor, a obra investiga a objetificação sob diferentes perspectivas sociais e aborda questões de confiança, navegando pela complexa interseção entre sexualidade, cultura e religião.
Alice Motta é atriz, poetisa e diretora. Iniciou sua carreira no musical O Despertar da Primavera, de Charles Möeller e Claudio Botelho, e integrou os elencos de Araguaia e Joia Rara da Globosat, e de Acerto de Contas da HBO. Estudou teatro físico na Lispa Londres/Art-Haus Berlin, com foco em Lecoq e criação de grupo. Criou o duo de palhaçaria Waiting for it, que se apresentou no London Clown Festival, Berlin Fringe e Edinburgh Fringe. Em 2021, criou o solo Sacred Bath — um estudo e manifesto sobre consentimento, objetificação, segurança e sexualidade. Suas poesias fazem parte de antologias publicadas no Brasil e na Inglaterra.
Ficha técnica:
Conceito e performance: Alice Motta
Direção de movimento: Lizzy Tan
Consultoria Dramatúrgica: Júlia Couto
Desenho de luz: Camila Grimaldi
Cenografia: Caio Sanfelice
Desenho de som: Arthur Murtinho
Produção local: Arthur Murtinho