27 out - 2023 • 17:00 > 27 out - 2023 • 19:00
27 out - 2023 • 17:00 > 27 out - 2023 • 19:00
Bate-papo com Roberto Sant'Ana sobre a indústria da música
No âmbito do Festival da Canção, a Casa da Música e What the France promovem um bate-papo sobre a indústria da música com Roberto Sant’Ana, produtor musical e folclorista brasileiro, e Brieuc Tanguy-Guermeur, representante da What the France no Brasil.
Roberto Sant’Ana
Roberto Santana é um produtor musical e folclorista brasileiro, responsável pelo lançamento de diversos artistas da música brasileira e ser um dos criadores do Tropicalismo e da axé music. além de ter sido ele quem apresentou Gilberto Gil a Caetano Veloso.
Mudando-se de Irará para Salvador, ali cursa teatro na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e participa do movimento estudantil na União Nacional dos Estudantes (UNE), fundando com o primo Tom Zé, em 1961, um departamento de música.
Nesta mesma época apresenta Gil a Caetano, e incentiva-os a se dedicarem à arte, algo que ambos, assim como Tom Zé, não queriam fazer.
Em 1965 passou seis meses no sertão baiano, junto a João Augusto Azevedo, na época diretor artístico do Teatro dos Novos, recolhendo material folclórico.
Na década de 1970 percorreu o país junto ao percussionista Djalma Corrêa, gravando manifestações folclóricas. Na mesma década foi importante produtor musical da Philips/PolyGram, responsável por discos de artistas como Alcione, Fafá de Belém, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Quinteto Violado, Emílio Santiago e Kleiton e Kledir, entre outros.
Em 1977 produziu o disco "Refavela", de Gilberto Gil, junto a quem participaria da trilha sonora do filme "Eu, Tu, Eles", em 2000. Neste ano, produziu e lançou o "CD-tributo 'Jorge Amado - letra e música'", do qual participam diversos artistas, inclusive antigos participantes do movimento tropicalista.
Foi homenageado por por Vevé Calasans em “Ibualama”, e por Gilberto Gil com a composição "Baião atemporal".
What the France
“What The France” é a marca de recomendação do CNM (Centre national de la musique / Centro nacional de música), criada para destacar a diversidade da música produzida na França. Através de um site de notícias, playlists e eventos, What The France apresenta as últimas novidades da produção musical francesa.
Casa da Música
“O Museu da Imagem e do Som do Abaeté” era o título do projeto inicial da Casa da Música, inaugurada em 03 de setembro de 1993. Situada numa Área de Proteção Ambiental, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Casa tem como propósito preservar a memória da música baiana, contando com um acervo de 700 peças sobre música da Bahia – partituras, fitas de áudio e vídeo, instrumentos e discos – disponíveis para consulta pública. Lá também é possível encontrar em exposição a Fobica, o primeiro trio elétrico da história. A partir de 2003, passou a atuar como um espaço cultural e a receber atividades artísticas de diversas linguagens. O Espaço realiza exposições temporárias, saraus e bate-papos musicados, sempre com temas ligados à música e a preservação do complexo do Abaeté. Além destes eventos culturais, o Espaço oferece oficinas de canto e flauta doce gratuitas para a comunidade. Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultural gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.
casadamusicabahia.wordpress.com
A entrada é franca, com reserva de ingresso no Sympla.
> Onde ? Casa da Música - Alto do Abaeté, S/N - Itapuã, Salvador - BA, 41610-510
> Quando? 27/10/2023 às 17h
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAlto do Abaeté, S/N Itapuã
Salvador, BA
Aliança Francesa Salvador
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.