29 mai - 2023 • 10:00 > 07 jul - 2023 • 17:00
29 mai - 2023 • 10:00 > 07 jul - 2023 • 17:00
Tendo como marco inicial o brado "Independência ou Morte” dado por Dom Pedro I, nas margens do Rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822, a Academia Nacional de Medicina (ANM) apresenta a exposição temporária Bicentenário da Independência: os 200 anos de uma Medicina brasileira feita com o apoio da FAPERJ. Por meio desta exposição, focada no desenvolvimento da medicina no Brasil, a ANM realiza o resgate de sua própria história, que se inicia dentro do contexto da independência.
Desde sua fundação, em 30 de junho de 1829, a ANM esteve presente nas principais mudanças políticas, sociais, econômicas nacionais, bem como acompanhando o desenvolvimento científico-tecnológico da medicina, por isso, abordará a exposição através de quatro eixos: a evolução da saúde pública, o avanço dos diagnósticos médicos junto a evolução dos instrumentos médicos, a ascensão feminina na instituição e presença da ANM nestes 200 anos.
Fazendo uso do rico acervo da instituição composto por diferentes itens doados por seus Membros e preservados ao longo destes quase dois séculos de história, a ANM pretende contar a história do desenvolvimento e avanço da medicina do país.
Como chegar?
Horário de funcionamento
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira das 10h às 17h. (última entrada às 16:30).
Ingressos
Retire seu ingresso on-line e gratuitamente.
Acessibilidade
O Museu dispõe de rampas, banheiros adaptados, cadeira de rodas.
Informações
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesCentro, Rio de Janeiro , 365 Centro
Rio de Janeiro, RJ
Academia Nacional de Medicina
A origem da instituição científica cultural mais antiga e com o maior tempo de atividade no país data de poucos anos após a conquista da independência do Brasil quando ocorreu o florescimento de inúmeras instituições cujo objetivo principal era definir os caminhos para o desenvolvimento da trajetória científica, assim, a Academia Nacional de Medicina (à época Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro) surge como uma das tentativas de reafirmar o sentimento nacionalista no recém emancipa
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.