08 abr - 2022 • 20:00 > 01 mai - 2022 • 20:00
08 abr - 2022 • 20:00 > 01 mai - 2022 • 20:00
Botões na Rua é a poética cênica da busca pelo Encantamento. Essa poética ganha vida com Fia de Dodó, uma andarilha sertaneja que, ao perder o encanto pela vida, decide sair pelo Sertão em busca de um mar de botões. Para tal, ela começa a fiar essa jornada sertão adentro. Fiar passa a ser a sua saga, o seu caminho, a sua morada. E, com a alma em um fio, pouco a pouco, a travessia, pelo Sertão de dentro e pelo Sertão de fora, rumo ao mar de botões, vai se revelando por meio de suas gentes, histórias, memórias e afetos fiados... Mas nesses espaços também vão sendo bordados caminhos e dizeres de outros que acreditam que ela enlouqueceu exatamente por sair pelo sertão em busca desse mar. E assim, a travessia se faz. O caminho por esses Sertões profundos oferece à Fia uma nova possibilidade de mirar-se, mirar a vida, o mundo e as pessoas que atravessam os seus caminhos. Fiar e (con)fiar botões passam a ser para Fia espaços de cura, pertencimento e o encontro com a sua própria humanidade.
O espetáculo foi idealizado e concebido por Karla Calasans – atriz, escritora, professora e diretora de criação do espetáculo. A obra surge de um diálogo entre o seu livro poético/visual Nas bordaduras de um botão e o projeto O Caminho do Sertão – uma imersão socioecoliterária no universo de Guimarães Rosa, pelo sertão mineiro. E que, ao longo dos anos, a criação foi ganhando diversos outros atravessamentos criativos. As primeiras costuras para essa obra tiveram início em outubro de 2014, período da publicação do livro Nas Bordaduras de um Botão.
Botões na Rua também é uma reflexão a respeito da política dos afetos. A busca pelo mar de botões é essa
busca por criar, fazer ou construir uma outra poética de vida. É propor experiências
políticas e transformadoras a partir de novas corporeidades e modos de ser no
viés dos afetos. É visionar uma reinvenção política capaz de mobilizar, entre
os indivíduos, afetos mais potentes para constituir novas formas de encontros
entre os sujeitos e o meio. É também a possibilidade de uma escuta mais
sensível e poética diante de si, do outro e do mundo, para que uma nova rede de
afetos possa ser fiada.
Botões na Rua marca a estreia da Cia. Abrigo Santo. A Cia nasce do desejo de Karla Calasans ocupar territórios criativos por intermédio da poesia. É um espaço para fazer com que a poesia ganhe desdobramentos artísticos nos corpos, nas palavras e nas imagens de seus criadores. Um território para pensar a palavra poética como uma possibilidade de se mover no mundo como ato de existência e resistência cênica. Um trabalho de artesania humana, criativa e teatral. Uma geografia que a cada obra agrega criadores, técnicos e pensadores com o propósito de abrigar fios de criação que possam bordar uma nova poética a partir da poesia desses corpos que vivem em meio a contemporaneidade e seus desdobramentos. Corpos caminhantes que não estão fixos na Companhia e que podem ir e vir dependendo do processo de criação em curso. Corpos que criam em meio a um diálogo entre a modernidade e a ancestralidade.
Assim estreia o espetáculo Botões na Rua! Um excelente espetáculo a tod@s!
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSHCS CRS 508 Bloco A Asa Sul
Brasília, DF
KARLA CALASANS DE MELLO
Atriz, escritora e diretora de criação do espetáculo BOTÕES NA RUA
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.