21 jul - 2023 • 19:30 > 26 ago - 2023 • 22:30
21 jul - 2023 • 19:30 > 26 ago - 2023 • 22:30
Um Bufão invadiu uma galeria de arte, onde montou um karaokê, alicerçado na paródia. Porém, as múltiplas personalidades do Bufão, geradas pelo Transtorno Dissociativo de Identidade, entram em conflito. Essa disputa de personalidades gera uma trama recheada de músicas e esquetes que relembram as anomalias sociais que enfrentamos. Antes e depois do espetáculo, o público terá acesso a “Jokebox”. Nesta máquina, a plateia pode escolher a música ambiente do bar e cantar junto as paródias compostas pelo Bufão.
Há mais de seis anos, o ator e dramaturgo ALE procura lançar um olhar contemporâneo para a bufonaria. Bufão-Okê? é resultado desse mergulho no comportamento desses personagens cômicos e traz para cena o arquétipo mais conhecido dos Bufões, o Bobo da Corte. Mas, diferentemente de seus pares medievais, seu bufão não está a serviço dos poderosos, mas das pessoas oprimidas por eles. Assim, ele lança olhares agudos sobre problemas cotidianos do Brasil.
As paródias, criadas a partir de grandes sucessos da música brasileira - como “A Lenda da privatização”, “Bichos Escrotamente Extintos”, “Trabalho não é brincadeira de criança”, “Dormi na praça porque não tenho casa”, “Evidências ignoradas” -, geram gatilhos para esquetes curtas com temas comuns e caros ao Brasil: desmatamento, importância do SUS, o jeitinho brasileiro, o transporte público precário.
O Bufão-Okê? dá voz, assim, aos grupos historicamente oprimidos por "piadas" em um espetáculo que gera um karaokê, e a Bufonaria é usada para reposicionar o humor. Por meio de um formato interativo, o público também pode soltar a voz. O espetáculo-karaokê aposta nessa figura medieval para questionar a afirmação repetida há décadas: no Brasil, o povo faz papel de bobo.
Ficha técnica
Texto e atuação: ALE
Direção: Marcio de Castro
Desenho de luz: Laiza Menegassi
Desenho de som: Leandro Simões
Cenário, figurino e maquiagem: Rogério Romualdo
Preparação corporal: Lucas Vedovoto
Paródias: ALE e Breno da Matta
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes
Produção: Catarina Milani
Fotos e vídeos: Marcelo Machado
Serviço
De 21 de julho a 26 de agosto de 2023
Galeria de Arte Dandi | Rua Barão de Tatuí, 19, 1º andar, Santa Cecília, São Paulo, SP
Lotação: 50 pessoas | Duração: 50 minutos | Gênero: Teatro musical - Karaokê
Sextas e sábados, 19h30 (abertura da casa); às 20h30 a apresentação
Ingressos: R$ 20,00
Na portaria ou via Sympla
Recomendação: 16 anos
Informações à imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - 11 9 9126 0425 marcia@canalaberto.com.br
Flávia Fontes - 11 9 81878462 flaviafontes@canalaberto.com.br
Daniele Valério - 11 9 8435-6614 daniele@canalaberto.com.br
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Barão de Tatuí, 17 Vila Buarque
São Paulo, SP
ALE
Ator e dramaturgo. Insatisfeito com a abordagem cômica de seus projetos anteriores, que faziam uso de anedotas e personagens numa aproximação de tempos passados, desde 2017 ALE está imerso no estudo da desconstrução da forma do Bufão, na pesquisa de um olhar contemporâneo da Bufonaria.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.