Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Café & Literatura negra Sobre bruxaria e fabulação

Carregando recomendações...

Café & Literatura negra Sobre bruxaria e fabulação

13 abr - 2025 • 10:30 > 13 abr - 2025 • 13:30

Evento encerrado

Café & Literatura negra Sobre bruxaria e fabulação

13 abr - 2025 • 10:30 > 13 abr - 2025 • 13:30

Evento encerrado

Descrição do evento

Café & Literatura negra - Sobre bruxaria e fabulação: lendo Maryse Condé, Simone Schwarz-Bart e outras bruxas

com Maria Carolina Casati


No dia 13 de  abril, domingo, às 10h30, A Capivara Instituto Cultural convida você para uma experiência que celebra a força e a profundidade das vozes de duas influentes intelectuais negras da atualidade: Maryse Condé e Simone Schwarz-Bart. Guiados pela professora, escritora e curadora Maria Carolina Casati, iremos mergulhar no pensamento e conhecer as epistemes que essas e outras mulheres-bruxas engendram. 


O evento acontece na LVD - La Maison Du Vin et Spirituex, loja de vinhos na Vila Madalena, da sommelier Lígia Aleixo, que pessoalmente preparou um delicioso “brunch” para acompanhar o bate-papo, regado com um bom café e com o famoso drink Mimosa, a base de espumante e suco de laranja fresco. E também contaremos com a parceria das editoras Bazar do Tempo e Carambaia, que venderão livros de literatura negra e temáticas afro-diaspóricas a preços promocionais durante o evento. 


Este encontro faz parte do nosso programa PRETAPALAVRA, que desde 2021 busca divulgar e amplificar vozes de escritoras negras.  


Com o aumento de publicações e traduções de textos produzidos por mulheres negras, tem ficado cada vez mais evidente que estamos lidando com intelectuais que pensam e explicam o mundo por meio de uma episteme outra, baseada na cosmopercepção e não apenas no olhar do colonizador. 


Muito antes de Mundo Sombrio de Sabrina, Convenção das Bruxas e outros produtos hollywoodianos sobre bruxaria, a cidade de Salem (Massachussets, EUA) passava por um período no qual mulheres (homens e dois cachorros) foram acusados e, alguns deles, enforcados por bruxaria. 


A ideia da bruxa é ainda mais antiga que os julgamentos de Salem, em 1692, e remonta à ascensão do que chamamos de capitalismo, bem como ao processo que transforma o trabalho feminino em amor ou essência.


Nessa conversa, tendo como base dois romances de autoras caribenhas, a saber, Eu, Tituba: a bruxa negra de Salem (de Maryse Condé) e Chuva e Vento sobre Télumée Milagre (Simone Schwarz-Bart) e também Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva (Silvia Federici).


Veremos que bruxaria não é explosão de glitter nas mãos, e sim, como diz a professora e escritora Pilar Bu, intenção e conjuração e, justamente por isso, pela ameaça que é ao sistema cisheterocapitalistapatriarcal, teve que ser eliminada.



Destinado a qualquer pessoa interessada pela literatura afro-diaspórica e pelos pensamentos negro e contra-colonial.

Valores: Temos duas opções de ingressso disponível para esse evento, um com direito a mimosa e outro sem bebida alcoólica.

>>R$190,00 (cento e noventa reais), inclui cardápio “brunch” especialmente preparado por Ligia Aleixo + 1 drink Mimosa; e bate-papo com Carol Casati.

>>R$160,00 (cento e sessenta reais), inclui cardápio “brunch” especialmente preparado por Ligia Aleixo; e bate-papo com Carol Casati.



Maria Carolina Casati é curadora do Programa Pretapalavra junto à Capivara Instituto Cultural, professora, escritora e doutoranda da EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É mãe do TumTum, filha de Figênia e Brogio, neta de Zelia e amiga de muitas, mas, primeiramente, do G7.



Local: LVD La Maison Du Vin et Spirituex - Rua Harmonia, 506, Vila Madalena - São Paulo 

Parcerias: Espaço La Maison du Vin et Spiritueux // Bazar do Tempo e Carambaia Editoras



>> Os valores de contribuição tem um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

LVD La Maison Du Vin et Spirituex

Rua Harmonia, 506, LVD La Maison Du Vin et Spirituex, Jardim das Bandeiras

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

A Capivara Instituto Cultural

Instituto cultural dedicado às artes da palavra: cursos, oficinas e eventos sobre literatura, poesia e escrita.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.