22 mar - 2025 • 13:45 > 22 mar - 2025 • 16:00
22 mar - 2025 • 13:45 > 22 mar - 2025 • 16:00
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Centro de Memória do CAU/RS, convida para a Caminhada “As mulheres na história e arquitetura de Porto Alegre”, no dia 22/03. O evento celebra o Mês das Mulheres e também o Aniversário de Porto Alegre, que completa 253 anos em 2025.
O roteiro visa destacar o legado de mulheres que, por vezes pouco reconhecidas, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade. A caminhada também propõe uma experiência exploratória da arquitetura do centro, revelando indícios do papel fundamental que as mulheres desempenharam e que continuam a desempenhar na construção da nossa identidade e da nossa sociedade. O trajeto vai percorrer pontos do Centro Histórico, partindo da Santa Casa de Misericórdia, e seguindo por praças e prédios públicos, além de endereços famosos pelas suas lendas urbanas e menções culturais. A atividade está prevista para terminar no Museu do Trabalho, às 16h.
Dia: 22/03/2025
Horário: 13h45
Duração: 2h
Ponto de encontro: Praça Dom Feliciano - Centro Histórico - Porto Alegre - RS, 90020-160 (Próximo à Santa Casa de Misericórdia)
Encerramento: Museu do Trabalho - R. dos Andradas, 230 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS, 90020-000
Acessibilidade: Libras
Orientações: Orientamos que o público utilize protetor solar e roupas confortáveis para caminhada. LEVE UMA CANETA!
Cecília Esteve - Guia Arquiteta e Urbanista graduada pela UFRGS e Guia de Turismo graduada pelo SENAC, é diretora da agência de viagens Volá Viagens e idealizadora do ArqTur, programa de viagens acadêmicas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo que desenvolve roteiros especializados em Arquitetura pela América Latina e pelo mundo.
Carline Carazzo - Mediadora Arquiteta e Urbanista especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano (Unisinos), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Coordenadora da CED-CAU/RS, Coordenadora Adjunta da CPC-CAU/RS e Diretora do Centro de Memória do CAU/RS.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Dom Feliciano Centro Histórico
Porto Alegre, RS
CAU/RS
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo é uma autarquia criada pela Lei 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. O CAU/RS tem como compromisso acompanhar e participar efetivamente da discussão e realização de ações que envolvem as cidades e as pessoas que nelas habitam.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.