Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Cão Chupando Manga

Eventos para você

Cão Chupando Manga

10 nov - 2023 • 20:00 > 12 nov - 2023 • 19:00

Evento encerrado

Cão Chupando Manga

10 nov - 2023 • 20:00 > 12 nov - 2023 • 19:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Cão Chupando Manga, do Grupo Teatro de Anônimo, volta em cartaz para uma curtíssima temporada  no Teatro Domingos de Oliveira, no Planetário da Gávea. 


O espetáculo mistura teatro, circo, dança e artes plásticas num jogo poético sustentado pela técnica da palhaçaria e pela arte da bufonaria. Esse exercício solo é alimentado pelas reflexões de um artista que, envelhecendo, se compara a um vira lata que atravessa as ruas sem pressa, observando pessoas e cheirando coisas, mas também que se coloca em prontidão, ou em posição de ataque, quando vê ameaçada sua dignidade.


O performer Fábio Freitas sob o olhar de Sidnei Cruz, estabelece uma divertida e intensa conversa com a plateia, partindo de suas lembranças e outras histórias ficcionais, que procuram provocar sensações e reflexões acerca de nossas humanidades, abraçando os bichos que nós também somos, num "ritual" onde se evoca o afeto, vibrando as vezes no coração do palhaço, noutras vezes no estômago do bufão.  Cão Chupando Manga é a boca que tudo come! É um exercício que trata o artista como um animal em extinção, que atravessa os tempos produzindo humanidades e animosidades. É uma reflexão sobre 30 anos de carreira de um trabalhador da cultura, sem pedigree, que fala sobre sobrevivência, desafios e encontros. Sobre artistas e sobre arte. Sobre risos e latidos...



Sinopse


O performer Fábio Freitas, ao mesmo tempo que sofre por não dormir, por conta dos latidos ininterruptos de um cachorro de "raça", incorpora um vira lata caramelo, brasileiro, sem pedigree, que luta por sua dignidade. Essa "cachorrada", essa briga de cachorro grande, serve de metáfora para um convite às reflexões em torno das nossas relações, dos desafios da nossa vida em sociedade, nos dias ruidosos de hoje. E coloca o artista no centro dessa história, para algumas vezes desapartar essa briga, ou atiçar os ânimos, dependendo da situação, ou questão abordada.



Ficha técnica


Projeto, dramaturgia e performance: Fábio Freitas | Encenação e espaço cenográfico: Sidnei Cruz | Trilha sonora sampler, operação de som e contrarregragem: Ivam Cruz | Figurino, adereços e máscara: Fábio Freitas | Costura: Edvalda Moura Figurinos | Supervisão de figurino e arte: Patrícia Muniz | Iluminação: Guiga Ensa | Direção de movimento: Maria Angélica Gomes | Trilha sonora: Ivam Cruz | Fragmentos Musicais: Beá Ayòóla e José Agrippino de Paula | Designer  e redes sociais: Ivam Cruz | Foto: Renato Mangolin | Logotipo: Hannah23


Serviço:


Temporada de 3 a 12 de novembro

Sextas e sábados 20h | Domingos 19h


Ingressos: R$40 Inteira | R$20 meia / lista amiga

Compra antecipada: https://linktr.ee/caochupandomanga


Teatro Municipal Domingo Oliveira - Planetário da Gávea

Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea, Rj



Sobre Fábio Freitas 

Ator / Performer

Fábio Freitas é integrante do Teatro de Anônimo, grupo que fundamenta sua pesquisa artística no universo da comicidade, da cultura popular e do circo. Atua nesse coletivo como Palhaço, Brincante e Trapezista desde 2007. Sua formação teatral se iniciou no curso profissionalizante de ator da Casa das Artes Cênicas (CAC) - em 1992. No ano de 1995 direciona seu interesse artístico também para o universo do circo, ingressando no curso técnico da Escola Nacional de Circo – RJ. Na busca pelo aprimoramento técnico na palhaçaria vai ao encontro de importantes nomes da arte do riso como: Grupo Lume (Campinas - SP), Família Colombaioni (Itália), Sue Morrison (Canadá) e Avner Eisenberg (EUA). Atualmente está em cena nos resultados do repertório do Grupo Teatro de Anônimo e, entre outras produções onde atua como ator, faz parte do Coletivo Assuna, uma web rádio. Atua como diretor de resultados circenses e no espaço de formação e fruição artística desenvolve trabalhos destinados para iniciantes e iniciados na linguagem do palhaço, como sua oficina: “Comunicação, cena e comicidade’’. Experimentos na arte do riso. 


Sobre Sidnei Cruz
Encenação e espaço cenográfico

Sidnei Cruz é poeta, dramaturgo e encenador. Bacharel em Teatro/direção (UniRio), MBA em Gestão Cultural UCAM) e Mestre em Bens Culturais ( FGV) e Doutorando em Artes da Cena (UFRJ).Criador do Projeto Palco Giratório, do Sesc. Publicou os livros : “Palco Giratório: uma visão caleidoscópica das Artes Cênicas ( Dantes, 2004); “Uma Utopia da Aldeia: cultura e coletividade anônima ( Lumme,2015); “O Vulcão é o coração da terra ( poesia, Seteletras, 2015); “Canivete”, dramaturgia/prêmio Funarte 2014( editora lumme/SP, 2017) e “Besouro”( poemas, Editora 7Letras,2019). “Uma pausa na luta ( coletânea de poemas, 2020) e “Ecos de vozes sem alento”, teatro, 2021). Gerente de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio ( 2008- 2016). Foi professor de “Crítica e curadoria” do Curso De Formação em Gestão Cultural do Instituto Itaú Cultural, Sp ( 2019), Mediador na Residência Artística do Sesc Paraíba (2021). Dirigiu: Pouco Amor não é Amor, de Nelson Rodrigues (2019), “Berenguendém, um manifesto”(2018), “Respire”, de Marcelino Freire (2018, Aracajú/SE), “ A Última Revolução Possível, de Furio Lonza(2017) , “Vaidades e Tolices, de A. Tchékhov (2016), “A Cuíca do Laurindo” de Rodrigo Alzuguir (2016), “ O OLho Azul da Falecida, de Joe Orton (2015), “EUGÊNIA”, de Myriam Halfim ( 2015), “ Vulcão”, Grupo Caixa Cênica, Aracaju (2015), “O Auto da Compadecida”(2012),entre outros. 


Sobre Teatro de Anônimo


Fundado em 1986, o Teatro de Anônimo estrutura sua prática através da montagem e apresentação de espetáculos, da qualificação profissional de outros atores sociais, da pulverização de seus saberes a partir dos cursos permanentes em sua escola livre, além do aperfeiçoamento em modelos autênticos de gestão e administração coletiva, baseada na solidariedade, criatividade e cooperação.

O Teatro de Anônimo busca em seu trabalho, realizar uma parceria cidadã com a sociedade civil, extrapolando a ideia de comunidade delimitada por um espaço físico, para alcançar o conceito de comunidade que se liga por um sentimento de pertencimento, necessidade de identidade, de troca no campo do trabalho, do lazer, das afetividades, criando assim, territórios flutuantes que se movimentam de acordo com a necessidade de se manterem vivos e produzindo singularidades e bens materiais.

No repertório, 8 espetáculos: Lar Doce Lar (2006), Noites de Parangolé (2008), Melhor dos Mundos (2010), As Duas (2013), Intermezzo( 2015), Todas Por Uma(2019), Cão Chupando Manga (2021), Dando Ouvidos(2022) e mais dois em processo criativo: A Avó do Mundo e Desvestida..
Como resultado da pesquisa aérea, possui os números: Caleidoscópio (1998), Dentro da noite (2007) e Donde Estavas (2009), além de outras intervenções para eventos, convenções e festas.

 Desenvolve oficinas com foco na comicidade, na acrobacia aérea e na infância:  Assunto de Palhaço, Circo em Família, Benjamim Mirim, Mergulho no Circo, Acrobacia Aérea, Gestão para Autonomia e Produção Cultural. 


Dentre as diversas formas que o grupo intervém no cenário cultural nacional e internacional, se destaca a realização desde 1996 o Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro – um  evento que figura entre os maiores do gênero no mundo.
Em 2010 o grupo tornou-se Ponto de Cultura, responsável pela realização de um programa de oficinas de especialização de cerca de 80 artistas na área de comicidade, acrobacia aérea e gestão.


O espaço está a serviço também da experimentação, estudo, troca de conhecimentos e  intercâmbios nacionais e internacionais.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Municipal Domingos Oliveira

Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 Gávea

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Teatro de Anônimo

Fundado em 1986, o Teatro de Anônimo estrutura sua prática através da montagem e apresentação de espetáculos, da qualificação profissional de outros atores sociais, da pulverização de seus saberes a partir dos cursos permanentes em sua escola livre, além do aperfeiçoamento em modelos autênticos de gestão e administração coletiva, baseada na solidariedade, criatividade e cooperação.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.