Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Carta ao Pai - transformando histórias pessoais em experimentações cinematográficas poéticas

Eventos para você

Carta ao Pai - transformando histórias pessoais em experimentações cinematográficas poéticas

04 set - 2023 • 17:00 > 04 out - 2023 • 19:00

Evento encerrado

Carta ao Pai - transformando histórias pessoais em experimentações cinematográficas poéticas

04 set - 2023 • 17:00 > 04 out - 2023 • 19:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Partindo do trabalho de escritores, do cinema de autor e da linguagem cinematográfica experimental, os cineastas buscam mostrar aos participantes da oficina como transformar histórias pessoais em potentes obras cinematográficas. Para tanto, serão realizados exercícios de escrita, exibição de filmes da produtora, explanação sobre o processo de realização das obras, introdução a linguagem e a gramática cinematográfica, apresentação de equipamentos e formas acessíveis de realização de um filme de curta-metragem e exercícios práticos.

O projeto tem como objetivo a instrumentalização de jovens e adultos a introdução do fazer cinematográfico, os envolvendo em aulas teóricas e práticas com o objetivo de que realizem curtas-metragens de até 5 minutos e participem de todas as etapas presentes na feitura de um filme. Para tanto, serão realizadas 8 aulas, segundas e quartas das 17h às 19h, com início em setembro e término em outubro sobre os principais tópicos e áreas do audiovisual. O único pré-requisito é possuir o desejo de se expressar através da linguagem cinematográfica. As inscrições funcionam através de compra de ingressos na forma de contribuições espontâneas. Dessa forma, fica o convite para cada pessoa contribuir com um valor que seja justo dentro de suas possibilidades. Caso não possa arcar com nenhum valor e realmente quiser fazer a oficina, não tem problema, inscreva-se mesmo assim.

Essa oficina irá proporcionar aos participantes o contato com a arte e a cultura, trazendo maior democratização de acesso ao fazer cinematográfico e à cultura como um todo. A linguagem cinematográfica possibilita o fortalecimento do gosto pela arte e desperta o senso crítico do indivíduo por dar acesso aos seus códigos, além de qualificar o olhar do público para o reconhecimento do universo imaginário. Iremos mostrar como realizar trabalhos potentes com poucos recursos ao aproveitar o que temos disponível ao nosso redor.

A Oito e Meio Filmes surgiu em 2018 pelo desejo de dois colegas do curso de Cinema da PUCRS, ambos bolsistas do ProUni e vindos da escola pública, com o propósito de fazer um Cinema de arte, experimental e híbrido. Trabalhando na fronteira entre o Cinema, as artes visuais e as artes cênicas, a produtora é composta por Fredericco Restori - diretor, montador e ator - e por Natália Pimentel - diretora, roteirista, produtora e graduanda em Letras. Seus filmes já circularam por diversos festivais recebendo menções honrosas e prêmios diversos. A Oito e Meio Filmes acredita no poder do Cinema e da Arte como agentes transformadores e vive e respira Cinema 24 horas por dia 7 dias por semana. 




Datas das aulas: 4/9, 6/9, 11/9, 18/9, 25/9, 27/9, 2/10 e 4/10 das 17h às 19h.

*As contribuições podem ser feitas por pix para a chave celular 51 993553678*

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Centro Cultural da UFRGS

Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 Farroupilha

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

Oito e Meio Filmes

A Oito e Meio Filmes surgiu em 2018 pelo desejo de dois cineastas com o propósito de fazer um Cinema de arte, experimental e híbrido. Trabalhando na fronteira entre o Cinema, as artes visuais e as artes cênicas, a produtora é composta por Fredericco Restori - diretor, montador e ator - e por Natália Pimentel - diretora, roteirista, produtora e graduanda em Letras. Seus filmes já circularam por diversos festivais recebendo prêmios e menções honrosas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.