Esses versos, escritos por Carlos Drummond de Andrade para Sura Berditchevsky, bem demonstram o afeto delicado que o poeta nutria pela atriz. Quando Pedro Drummond, seu neto, mostrou para Sura a correspondência inédita do poeta e sua única filha, Maria Julieta, estava dado o primeiro passo para o espetáculo ganhar o palco.
A dramaturgia segue a cronologia infância, adolescência e vida adulta. Desde os primeiros desenhos, bilhetes, cartinhas, cartas e crônicas acompanhamos a relação de cuidado e amor entre os dois assim como sua visão do país, dos acontecimentos e do mundo. O espetáculo solo prioriza a “palavra” enfatizando a escrita em desenvolvimento entre os dois protagonistas.
Como escreveu o crítico Macksen Luis, “...Cartas é uma montagem que expõe convivência delicada e docemente familiar, e que atinge a platéia com igual delicadeza e doçura.”
“Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” estreou em 2011 no Espaço Sesc, no Rio de Janeiro. Desde então foi apresentado em mostras, festivais (como Flip - Festa literária Internacional de Paraty e Fita- Festa Internacional de Angra - em que foi premiado pela dramaturgia) e em diversas cidades por todo país e também em Portugal, nas cidades do Porto e Lisboa.
Essa nova temporada no Rio é uma excelente oportunidade para o público ver e rever a vida e obra desse que é um dos maiores poetas da língua brasileira
Ficha técnica:
Idealização do projeto - Pedro Drummond
Direção, dramaturgia e atuação- Sura Berditchevsky
Codireção - Fernando Philbert
Figurino - Wagner Marquette
Trilha sonora - Alexandre Elias
Pesquisa das cartas- Sura Berditchevsky e Pedro Drummond
Animação gráfica e vídeos - Renato Vilarouca e Ricardo Vilarouca
Pesquisa iconográfica - Lucia Cerrone
Fotos - Guga Melgar
Operadora de som e imagem - Maria Flávia Lanzoni
Realização - Ao Pé da Letra Produções
contato - suraberdit@gmail.com
Política do evento
Cancelamento de pedidos pagos
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.