Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Casa do Choro - A música de Roberto Mendes, com Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe

Eventos para você

Casa do Choro - A música de Roberto Mendes, com Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe

19 jun - 2024 • 19:00 > 19 jun - 2024 • 20:00

Evento encerrado

Casa do Choro - A música de Roberto Mendes, com Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe

19 jun - 2024 • 19:00 > 19 jun - 2024 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Participações especiais: Pedro Miranda (voz), Giuliano Eriston (voz), Marizelya (voz) e Rodrigo Pirikito (violão)

A música de Roberto Mendes: um Recôncavo de chulas, xaréus e rebitas

A apresentação celebra a obra do violonista e cantautor santo-amarense Roberto Mendes. Profundo conhecedor e estudioso da musicalidade afrocentrada do Recôncavo Baiano - lançou vários álbuns e dois livros sobre o tema - sua música viajou o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Marco Pereira, Virgínia Rodrigues, Fabiana Cozza e Mariene de Castro.

Idealizada por Almir Côrtes (violão/viola machete), músico natural do Recôncavo Baiano, da cidade de Santo Antônio de Jesus, e produzida em parceria com o cantautor Alfredo Del Penho (voz/violão 7 cordas/flauta), a apresentação conta ainda com o percussionista Thiago Kobe e com as vozes do cearense Giuliano Eriston, do carioca Pedro Miranda e da baiana Maryzelia. O show também marca o lançamento digital da canção inédita “Viver sem Razão”, de Jorge Portugal e Roberto Mendes, que participou da gravação ao lado de Maryzelia, Almir e Rodrigo Pirikito (violão). 

O repertório do show traz composições de Roberto e seus parceiros, como Capinan e Jorge Portugal, destacando músicas nas quais Roberto traduz práticas do Recôncavo em seu violão “percussivo de cordas feridas”, como ele mesmo descreve. Roberto conheceu muitos tocadores de viola machete - instrumento característico do samba de roda – e com eles aprendeu com esmero a técnica tradicional do instrumento, na qual indicador e polegar se alternam para ferir as cordas. Foi essa sonoridade que ele levou para o violão popular e, a partir dessa forma singular de tocar, trouxe  para o universo da canção expressões nativas de Santo Amaro da Purificação, sua terra natal, como chulas, xaréus e rebitas.

Venha conhecer um pouquinho dessa Bahia, cantar, dançar e bater na palma da mão com a música desse mestre!


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Rua da Carioca, 38

Rua da Carioca, 38 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa do Choro

“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.