Participações especiais: Pedro Miranda (voz), Giuliano Eriston (voz), Marizelya (voz) e Rodrigo Pirikito (violão)
A música de Roberto Mendes: um Recôncavo de chulas, xaréus e rebitas
A apresentação celebra a obra do violonista e cantautor santo-amarense Roberto Mendes. Profundo conhecedor e estudioso da musicalidade afrocentrada do Recôncavo Baiano - lançou vários álbuns e dois livros sobre o tema - sua música viajou o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Marco Pereira, Virgínia Rodrigues, Fabiana Cozza e Mariene de Castro.
Idealizada por Almir Côrtes (violão/viola machete), músico natural do Recôncavo Baiano, da cidade de Santo Antônio de Jesus, e produzida em parceria com o cantautor Alfredo Del Penho (voz/violão 7 cordas/flauta), a apresentação conta ainda com o percussionista Thiago Kobe e com as vozes do cearense Giuliano Eriston, do carioca Pedro Miranda e da baiana Maryzelia. O show também marca o lançamento digital da canção inédita “Viver sem Razão”, de Jorge Portugal e Roberto Mendes, que participou da gravação ao lado de Maryzelia, Almir e Rodrigo Pirikito (violão).
O repertório do show traz composições de Roberto e seus parceiros, como Capinan e Jorge Portugal, destacando músicas nas quais Roberto traduz práticas do Recôncavo em seu violão “percussivo de cordas feridas”, como ele mesmo descreve. Roberto conheceu muitos tocadores de viola machete - instrumento característico do samba de roda – e com eles aprendeu com esmero a técnica tradicional do instrumento, na qual indicador e polegar se alternam para ferir as cordas. Foi essa sonoridade que ele levou para o violão popular e, a partir dessa forma singular de tocar, trouxe para o universo da canção expressões nativas de Santo Amaro da Purificação, sua terra natal, como chulas, xaréus e rebitas.
Venha conhecer um pouquinho dessa Bahia, cantar, dançar e bater na palma da mão com a música desse mestre!