Saboga – Instrumental
Partindo das composições do violonista, compositor e arranjador carioca Thomas Saboga, o projeto “Saboga - Instrumental” concilia passeio a recantos bem conhecidos de nossa música popular com excursão a territórios ainda inexplorados. Assim, seja sobre ritmo de baião e samba, seja em levadas originais explorando a lógica da base rítmica afro-brasileira, nos deparamos com um repertório que une balanço rítmico ao lirismo e à sofisticação harmônica, em uma síntese profundamente brasileira acrescida de momentos bem dosados de improvisação. Contando com a maestria do próprio compositor ao violão, destaca-se ainda a interpretação primorosa do multi-instrumentista de sopros Alexandre Bittencourt no projeto, em uma apresentação de duo: violão e sopros (flauta e clarinete).
Thomas Saboga
Compositor já gravado por Milton Nascimento e Simone Guimarães, Thomas Saboga já tocou com músicos como Guinga, Gabriel Grossi, Luiz Carlos Barbieri, Marco Lima e Thiago Amud. Tem disco de composições ("O Desague") lançado; já ganhou prêmio de melhor arranjo das Rádios Mec e Nacional; é Doutor em Musiciologia pela Université Paris-Sorbonne; é graduado e Mestre em Música pela Unirio. Já participou de programas na Rádio Mec AM e FM; já se apresentou na Sala Baden Powell, na sala Guiomar Novaes (anexo da sala Cecília Meireles), no Centro de Referência da Música Carioca (como convidado especial de Gabriela Buarque), assim como em diversas cidades da França. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Alexandre Bittencourt
Flautista e saxofonista, é Bacharel em música pela UNIRIO com larga atuação tanto na música popular como erudita. Toca atualmente com o Sexteto Sucupira, grupo de forró jazz cigano tropical. Foi integrante durante dez anos do grupo Casuarina e fez parte do grupo Semente acompanhando a cantora Tereza Cristina. Músico ativo no movimento de renovação do choro na Lapa, integrou o grupo Abraçando Jacaré e fez parte também do Nicolas Krassik Quinteto. Fez parte do grupo Gesta e do Pedra Lispe, ambos especializados na música armorial. Foi integrante do grupo Afluentes com o percussionista Bernardo Aguiar tendo tocado no festival de jazz de Mercedes (Uruguai). Tocou durante muitos anos no grupo de música tradicional dos balcãns GoEast Orkestar tendo com eles participado do festival internacional de Guča na Servia. No campo da música clássica foi um dos fundadores da Orquestra Barroca da UNIRIO tendo participado durante 15 anos como flautista e oboista.