Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Ciclo de debates Modernismos, Arte e Cultura Popular - Primeiro encontro

Ciclo de debates Modernismos, Arte e Cultura Popular - Primeiro encontro

21 mai - 2022 • 10:00 > 21 mai - 2022 • 15:30

Evento encerrado

Ciclo de debates Modernismos, Arte e Cultura Popular - Primeiro encontro

21 mai - 2022 • 10:00 > 21 mai - 2022 • 15:30

Evento encerrado

Descrição do evento

ATENÇÃO: a partir das 17h de 18 de maio, todos os ingressos emitidos entrarão numa lista de espera. A confirmação dessas inscrições será feita até 18h de sexta-feira, dia 20.


Em meio às comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2022), o Museu do Pontal propõe dois encontros presenciais para debater sobre “modernismos, arte e cultura popular”.  O ato de comemorar implica não só lembrar e memorar algum evento, como também uma oportunidade de repensar seus significados, limites e transformações.   


Este evento busca colocar em destaque as relações entre modernismos e cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, rever, pensar, entender melhor as conexões que podem ser feitas a partir de um museu de arte popular 


Entre as principais questões, iremos discutir as narrativas dos intelectuais e artistas considerados modernistas em torno da cultura popular. Quem eram esses intelectuais e artistas?  É possível considerar que realizaram, no campo da literatura, artes plásticas e música, algum tipo de descobrimento do Brasil popular e negro? Como articularam modernismos e populares? Que relações podemos estabelecer entre a ideia de antropofagia e de apropriação cultural? 

 

1º ENCONTRO  

21 de maio de 2022 

 

10h – Abertura: Lucas Van de Beuque, Angela Mascelani, diretores do Museu do Pontal, e Martha Abreu, historiadora

 

10h30 às 12h Disputas de memória: Por que debater a semana de arte moderna de 1922? 

Palestrantes: Durval Albuquerque Junior e Angela Castro Gomes   

Mediação: Juliana Pereira 


14h às 15h30 - Qual o papel da cultura popular e de seus agentes nos rumos do modernismo?  

Palestrantes: Maria Laura Cavalcanti e Martha Abreu


OBSERVAÇÃO: será oferecido transporte gratuito saindo do Centro, Zona Sul e de Santa Cruz. Mais informações em breve. SOBRE OS CONVIDADOS Angela de Castro Gomes Mestra e doutora em Ciência Política, professora titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense, professora emérita da Fundação Getúlio Vargas. Autora de artigos e livros como: “A invenção do trabalhismo” e “Essa gente do Rio... Modernismo e nacionalismo”. Angela Mascelani Diretora e curadora do Museu do Pontal. Doutora em Antropologia e Mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Autora dos livros “O mundo da arte popular brasileira” e "Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha". Curadora de dezenas de exposições no Brasil e no exterior (SESC SP, Museo del Barro, Assunção, Paraguai, LX Factory, Lisboa, entre outras).

Durval Muniz de Albuquerque Júnior Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba e doutor pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é professor nas federais de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Juliana Pereira Doutora e Mestre em História pela UFF; Integrante do Podcast Atlântico Negro; da Rede de Historiadorxs Negrxs e do Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico (CULTNA). Lucas Van de Beuque Diretor executivo Museu do Pontal. Formado em economia pela UFRJ, possui Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, com pesquisa na área de museus. É professor do curso de MBA da Candido Mendes de Gestão de Museus. Tem mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos culturais. Fotógrafo e diretor de cinema, co-dirigiu os filmes "Juazeiro do Norte, Ceará: arte, fé e festa” (2014) e “Artistas Cazumbas” (2019). Maria Laura Cavalcanti Professora titular de antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora das festas populares e da história da antropologia, escreveu e organizou diversos livros sobre esses temas. Os mais recentes são: “Drama, ritual e performance. A antropologia de Victor Turner”, livro autoral publicado em 2020, e as coletâneas “Carnaval sem fronteiras. As escolas de samba e suas artes mundo afora” (2020) e “A falta que a festa faz. Celebrações populares e antropologia na pandemia” (2021), ambos organizados com Renata Gonçalves. Martha Abreu Professora de História do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFF. Pesquisadora do CNPq. Autora de diversos trabalhos sobre cultura popular e música negra.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu do Pontal

Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Ao lado do Condomínio Alphaville, Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros. Em 2021, o Museu irá ganhar uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.