CINEMA AO VIVO: SKROTES TOCA NOSFERATU
Exibição do filme com trilha sonora executada por Skrotes.
Filme de terror clássico que marcou a história do expressionismo alemão, o longa-metragem “Nosferatu”, de 1922, teve sua trilha sonora original perdida e recomposta por uma orquestra décadas depois. Agora, ganha roupagem sonora inédita no projeto do trio Skrotes, que executa a trilha sonora da obra cinematográfica dirigida por Friedrich Wilhelm Murnau, com exibição simultânea do filme.
O projeto pode ser considerado uma ação formativa para o público, uma vez que possibilita o entendimento e a experimentação sensorial do cinema como era feito há um século. Fundado em 2009, o trio instrumental Os Skrotes, integrado pelo baixista Chico Abreu, o tecladista Igor de Patta e o baterista Guilherme Ledoux é reconhecido pelo experimentalismo e desconstrução sonora. Entretanto, a banda afirma que produzir uma nova trilha sonora para o filme “Nosferatu” foi um dos maiores desafios da trajetória do grupo.
Teremos momentos mais suaves e outros super tensos”, adianta Ledoux, que conta ainda que Os Skrotes criou cerca de dez composições para as apresentações: “o filme tem cerca de uma hora e 45 minutos de duração, diferente dos nossos shows que costumam ter cerca de 50 minutos”.
Para o tecladista Igor de Patta, o grande desafio em fazer a trilha sonora de “Nosferatu” não é compor as peças. “O maior desafio é tocar ao vivo, durante mais de uma hora. Diferente de uma orquestra nós somos menos integrantes e teremos que ser múltiplos para nos
desdobrar no palco. Apesar de trazermos pequenos trechos de nossas canções, até por razões de identidade, iremos apresentar composições inéditas. E mesmo com o auxílio da partitura e roteiro, é difícil lembrar os tempos de mudanças de timbres e peças. Mas está soando muito bem, é uma das melhores coisas que já produzi."
“Nosferatu” é uma adaptação cinematográfica do romance “Drácula”, de Bram Stoker, e conta a história de um vampiro, o conde Graf Orlock (Max Schreck), que está vendendo seu castelo nos Montes Cárpatos para se mudar para Bremen, na Alemanha. O conde, que se apaixona pela jovem casada com o agente imobiliário, Ellen (Greta Schröder), espalha terror na cidade alemã. “Muitos desconhecem que nos primórdios do cinema havia a limitação tecnológica que impedia que a trilha pudesse ser acrescentada à película. A sessão promove um retorno no tempo, uma experiência imersiva. O que na época era uma limitação, hoje torna uma obra única. É o cinema recuperando sua própria história.
LOCAL: CINEMA DO CIC
DATA:15/10
HORA: 19h00
Classificação indicativa: 16 anos
IG: https://www.instagram.com/skrotes_/