16 abr - 2025 • 22:11 > 13 dez - 2025 • 16:00
16 abr - 2025 • 22:11 > 13 dez - 2025 • 16:00
Grátis
Inscrições até 26/04/2025
Grátis
Inscrições até 24/05/2025
Grátis
Inscrições até 31/05/2025
Circuito Cemitério a Cemitério dos Pretos Novos
Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos/IPN
Este novo Circuito oferecido pelo IPN conecta dois importantes marcos da memória afro-brasileira: o Cemitério dos Pretos Novos de Santa Rita e o Cemitério dos Pretos Novos do Valongo. Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de revisitar uma parte fundamental da história do tráfico negreiro e da diáspora africana no Brasil, descobrindo as marcas deixadas na região pelo sofrimento e resistência dos africanos escravizados.
O roteiro começa pelo Cemitério dos Pretos Novos de Santa Rita, localizado no Centro do Rio, em frente à Igreja de Santa Rita, um ponto que foi utilizado no século XVIII para sepultar africanos.
A caminhada segue até o Cemitério dos Pretos Novos do Valongo/IPN, localizado na região portuária do Rio, onde eram sepultados os africanos que chegavam ao país e não sobreviviam à travessia. Este local foi redescoberto na década de 1990 e hoje abriga o Instituto Pretos Novos/IPN, dedicado à preservação e divulgação dessa memória. A visita termina com reflexões sobre o impacto cultural e histórico da diáspora africana no Brasil, permitindo uma imersão respeitosa e enriquecedora na memória negra e nas contribuições culturais deixadas como legado no país.
*Vagas Limitadas!* Apesar de serem gratuitas, as inscrições são limitadas. Não perca a chance de garantir seu lugar nesta experiência enriquecedora. Inscreva-se agora e assegure seu ingresso!
Roteiro:
- Largo de Santa Rita de Cássia
- Igreja de Santa Rita de Cássia (externo)
- Rua Acre
- Largo de São Francisco da Prainha
- Pedra do Sal
- Praça Jornal do Comércio (Monumento África)
- Mercado Escravagista do Valongo
- Cais do Valongo (Patrimônio Histórico da Humanidade/Unesco)
- Docas André Rebouças II (externo)
- Praça da Harmonia
- Revolta da Vacina
- Cemitério dos Pretos Novos/IPN (final do circuito)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO VISITANTE
Por determinação da Lei n° 9.294, de 15 de julho de 1996, fumar em qualquer ambiente dentro do espaço. Menores de 12 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Não nos responsabilizamos por objetos deixados no espaço. Antes de vir, lembre-se que não é permitida a entrada de malas ou bolsas com dimensões superiores a 40 cm x 40 cm. Proibida a entrada de armas de fogo e armas brancas. Quando comprar/inscrever, o seu ingresso, fica declarado estar de acordo com as normas de segurança e orientações para a visitação. Fotos e vídeos pessoais são permitidos sem uso de flash. Nos marque @institutopretosnovos Filmagens para fins comerciais ou documentários, deverão ter autorização e agendamentos diferenciados. Mais informações: comunicacao@pretosnovos.com.br
Insituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos - IPN:
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ Cep. 20.220-350
WhatAssp/ Telegram: 21 96465-9983
E-mail: turismocultural@pretosnovos.com.br
Link de todas as redes sociais: https://linktr.ee/pretosnovos.ipn
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesLargo de Santa Rita Centro
Rio de Janeiro, RJ
INSTITUTO DE PESQUISA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS
O IPN é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar e preservar o Patrimônio material e imaterial o sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos e da cultura. Tudo começou com um achado num quintal da casa da família Guimarães, durante uma reforma, e hoje, o IPN é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é considerado o maior Cemitério de Escravizados das Américas. Venha conhecer esse espaço multidisciplinar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.