O circuito foi criado com o propósito de promover o diálogo para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, de maneira inclusiva, ouvindo a classe empresarial mineira. Ele busca adotar mecanismos de convergência com as potencialidades locais e propor melhorias nas ações já implementadas pelos órgãos do executivo mineiro. A principal pauta do programa envolve a participação do Governo de Minas (Invest Minas e SEDE) e do SEBRAE Minas, estabelecendo relacionamentos para envolver as entidades empresariais nas políticas públicas de desenvolvimento local e regional. Além disso, há uma pauta exclusiva voltada para o fortalecimento das Associações Comerciais (ACES) e outra para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) locais.
A Federaminas está estrategicamente posicionada em todas as regiões de Minas, estamos presentes em mais de 300 municípios, representando a classe que mais gera emprego e renda, através da liderança das Associações Comerciais.
Um das principais dificuldades do nosso Estado é a mobilidade, uma vez que malha rodoviária mineira é a maior do Brasil, o que dificulta a mobilização de lideranças estratégicas para um único evento isolado. Por essa razão, o Circuito E-Minas, será composto por uma rodada de encontros que possibilite o acesso de todos os municípios mineiros às cinco principais regiões do estado.
Vamos promover uma aproximação efetiva entre as entidades mineiras com as iniciativas de investimentos amplamente disponíveis em todo o Estado. Para isso é necessário estar atento as oportunidades, e também requer um posicionamento bem articulado e estratégico do sistema Federaminas, composto pelas Associações Comerciais e suas lideranças.
Baseado nessa premissa, o circuito trará ainda um painel sobre liderança estratégica, onde o associativismo será uma pauta totalmente relacionada com o desenvolvimento, para que a entidade local e o movimento regional sejam integrados às políticas de desenvolvimento do Estado através das articulações locais e estaduais.
Informações: (31) 3078-7000