A oficina de cantos nativos Fulni-ô oferece uma imersão na rica musicalidade dessa cultura indígena. Mais do que ensinar canções, a atividade explora a história, o significado e a cosmovisão presentes em cada canto.
Em uma experiência holística, envolvendo corpo, voz e espírito, a oficina promove uma transformação no participante por meio da valorização da diversidade cultural e do respeito aos saberes ancestrais. A música se transforma em ferramenta de educação e sensibilização.
Sobre o Coletivo Eskya
Eskya, em Yaathê, idioma Fulni-ô, siginifica “tecer”. Idealizado por Nudhya Fulni-ô, em 2018, nasceu embaixo de um pé de imbuzeiro como um espaço de fortalecimento para mulheres do povo Fulni-ô de Águas Belas (PE) e, atualmente, consolida-se na troca de saberes e na construção de redes com mulheres de diferentes contextos culturais. Dessa trajetória, nasceu o grupo vocal “Vozes Ancestrais – Yafeëkhet’de Sekletxase”, que trazem em seu repertório canções em língua nativa, preservando e compartilhando a cultura Fulni-ô por meio da música.
“Coletivo Eskya: grupo vocal de mulheres Fulni-ô” é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas (SCEIC-SP), pelo Fomento CULTSP, pela Política Nacional Aldir Blanc e pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), selecionado no Edital 21/2024.