O painel visa explorar como a sociedade civil pode se engajar nas políticas públicas de moda em Minas Gerais, estado que possui uma das redes mais articuladas e avançadas do Brasil neste setor. Discutiremos como esses mecanismos podem servir às ações de moda e impulsionar medidas de sustentabilidade em nosso território. Um debate essencial para elevar a moda aos patamares necessários de desenvolvimento sustentável.
PARTICIPANTES:
Giovanna Penido - Ex-conselheira estadual da moda de MG, Giovanna Penido é figura-chave na Frente da Moda Mineira. Parecerista da Lei Estadual de Incentivo Cultural, tem contribuído ativamente para políticas públicas que fortalecem o setor. Com formação em comunicação e experiência internacional, trabalha como consultora em marketing criativo, impulsionando o desenvolvimento da moda mineira.
Suzana Rabello - Estilista há mais de 30 anos e representante do Fashion Revolution em Brumadinho, Suzana colaborou em grandes marcas mineiras como Alphorria, Iorane e Sacada. Além do trabalho criativo se dedica a projetos sociais e sustentáveis, sendo idealizadora da Escola de Moda Sustentável em Brumadinho e participa ativa da elaboração do Projeto de Lei 2378/2024, que institui a Política de Incentivo à Moda Sustentável no Estado de Minas Gerais.
Makota Kisandembu Ifafémi Abboola - Formada em Design de Moda pela FUMEC e como educadora em Direitos Humanos e Promoção de Igualdade Racial pela UFSC , é presidenta da Associação Nacional da Moda Afro Brasileira-ANAMAB e idealizadora da Mostra Brasil Afro Moda que este ano entra em sua 4ª edição. Esteve durante 7 anos Diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte.
Mediação: Caroline Campos é produtora cultural especializada em moda sustentável, graduada em Têxtil e Moda pela USP e consultora em elaboração de projetos para editais culturais, atua na intersecção entre políticas públicas, moda e sustentabilidade.
Fashion Revolution Week | Belo Horizonte | 22 a 26 de abril | 2025
A Fashion Revolution Week é uma mobilização global por uma moda mais ética, justa e transparente. Criada após o colapso do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, a campanha acontece anualmente em mais de 70 países, lembrando que a moda precisa — e pode — ser transformada. Em sua 11ª edição consecutiva em Belo Horizonte, a semana convida o público a ocupar o Museu da Moda com oficinas, rodas de conversa, painéis, performances e encontros entre criadores, estudantes, ativistas e especialistas.
Neste ano, o tema é: “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”
A campanha de 2025 destaca saberes locais, condições de trabalho e emergência climática como pilares para transformar a moda brasileira. Vivemos um momento decisivo para o futuro do planeta — e a indústria da moda, uma das mais poluentes e desiguais, tem um papel fundamental nesse cenário. O Brasil é um gigante têxtil, com riquezas culturais, criativas e produtivas. É hora de mapear os problemas e soluções da moda no país, identificar os desafios em nossos territórios e impulsionar ações concretas para uma moda mais justa, transparente e regenerativa.
Está na hora de usar sua voz e seu poder para transformar a moda em uma força para o bem. Vem com a gente!
#quemfezminhasroupas #fashionrevolution