A Casa Somauma recebe Pedro Alban - arquiteto, artista visual e um dos fundadores da Arquivo (Salvador - BA) - para a palestra Como construir a partir do que já existe?.
O reuso de materiais é, apesar de seu potêncial econômico e ambiental, ainda hoje inexpressivo na construção e arquitetura brasileiras. Os motivos vão além da estética: resolver projeto, logística e burocracia para elementos de segunda-mão não é simples quando a viabilidade econômica da desmontagem, recuperação e adaptação compete com processos indústriais de demolição e fabricação indústrial. Práticamente sinônimo de construir até a revolução indústrial, a prática, que se tornou progressivamente incomum, tem resurgido nos últimos anos como resposta prioritária à emergência climática. A palestra tratará do novo contexto regulatório europeu, onde projetos de origem pública e privada tem conseguido reinserir grandes quantidades de elementos, e também da experiência da Arquivo, empresa dedicada a simplificar e popularizar o reuso de materiais no contexto brasileiro.
Pedro Alban é arquiteto, artista visual e um dos fundadores da Arquivo. Foi consultor de reutilização do projeto do Casarão 28 - reforma de ruína no centro histórico de Salvador a partir dos restos de mais de 60 demolições da cidades, prêmiado em primeiro lugar pelo Arkzo Nobel Thomie Othake (2023).