28 mai - 2018 • 20:30 > 28 mai - 2018 • 22:00
28 mai - 2018 • 20:30 > 28 mai - 2018 • 22:00
CRISTIAN BUDU - PIANO
Brasileiro de origem romena, o jovem pianista Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e sensível pianismo vêm sendo internacionalmente reconhecidos. Laureado com o primeiro lugar em diversos concursos nacionais, como o Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007).
Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça. Esse prêmio tem sido considerado pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. Além do grande prêmio, Cristian também arrebatou o prêmio do público e o prêmio Children’s Corner, vencendo também o concurso “WIld Card Ensemble Honors Competition” do New England Consevatory em Boston.
Venceu o Prêmio 2013 na Categoria Jovem Talento, da Revista Concerto, e foi convidado pela mesma para gravar o CD do ano que foi lançado em 2015 para seus assinantes. Neste ano, foi também convidado a gravar um CD solo comercial, pelo selo Claves, na Suíça.
O CD recém-lançado, com obras de Chopin e Beethoven, ganhou a "Editor's Choice" da revista Gramophone, no Reino Unido - a revista mais importante no mundo da música clássica. Budu desenvolve uma carreira intensa como solista e camerista, apresentando-se na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Israel.
Budu é mestre em Performance Pianística pelo New England Conservatory (EUA), onde foi bolsista de 2010 a 2012, na classe de Wha Kyung Byun, e bacharel em Música pela USP na classe de Eduardo Monteiro. Antes disso, estudou com Elsa Klebanovsky (pupila de Wilhelm Kempff). Em 2014, foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.
Reconhecido também pela sua sensibilidade camerística, Cristian já teve a honra de dividir o palco com artistas como Antonio Meneses, Christian Poltera, Claudio Cruz, Jennifer Stumm, Alexandra Soumm, Giovanni Gnocchi, Joseph Conyers e Semion Gavrikov, spalla dos segundos violinos da Orquestra Filarmônica de Israel.
Cristian é formado em música pela Universidade de São Paulo, onde teve como professor o pianista Eduardo Monteiro. Anteriormente, teve como professores Elsa Klebanovsky, Marina Brandão e Cláudio Tegg. Nos Estados Unidos, tornou-se mestre em performance pianística sob tutela de Wha-Kyung Byun, com uma bolsa de estudos especial concedida pelo New England Conservatory de Boston. Em 2014, Cristian foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.
NIKOLAU RATCHEV - VIOLINO
Iniciou suas aulas de violino com seu pai, o violinista e professor Evgueni Ratchev. Com oito anos de idade foi solista da Orquestra Infantil e Juvenil de São Paulo, sob a direção da regente norte-americana Gretchen Miller. Atuou na Orquestra Jovens Solistas Mãe de Deus como membro do naipe do primeiro violino e Spalla.
Como membro da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, desde 2008, gravou o CD “Retratos Brasileiros”, com obras do compositor brasileiro Edino Krieger. Participou nas Academias do March Music Days International Festival (Russe, Bulgária) e do Festival Internacional de Verão em Varna e na Academia Internacional de Verão (Bulgária).
Sua formação musical foi complementada com Masterclasses com as professoras Ekaterina Dramalieva, Anna Preyss-Bator, Eva Szekely e com os professores Mintcho Mintchev e Christoph Poppen.
Em 2012 foi admitido na Universidade “Folkwang Universität der Künste Essen“, Alemanha, como estudante na classe do Prof. Mintcho Mintchev, onde concluiu seu Bacharelado em 2016, e integra paralelamente as classes de Música de Câmara dos Profs. Andreas Reiner, Evgeny Sinaiski e Yannick Rafalimanana.
Desde outubro de 2016 continua o seu aperfeiçoamento de violino em Master “Professional Performance“, com o Prof. Mintchev. Nikolau Ratchev é membro da Orquestra de Câmera de Colônia, Alemanha, desde 2015, que sob a regência de Christoph Poppen realiza concertos na Alemanha e no exterior. Em julho de 2016 participou no Marvão International Music Festival, em Portugal, ao lado do Novus String Quartett. Durante dois anos recebeu um prêmio de incentivo do Lions Clubs Essen-Werethina. De 2012 a 2016 foi bolsista da Fundação “Yehudi Menuhin Live Music Now, Rhein-Ruhr”.
JONATHAN WEIGLE
Nascido em 1984, em família de músicos, Jonathan Weigle iniciou os seus estudos de violoncelo aos cinco anos de idade. Em 2014 concluiu o Mestrado com distinção na Escola de Música Superior (Hochschule für Musik) Hanns Eisler, em Berlim. Estudou música de câmara na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, em 2011/2012. Recebeu orientações artísticas de Steven Isserlis, Tsuyoshi Tsutsumi, Ivan Monighetti, Michael Sanderling e dos membros do Artemis Quartett.
Depois de dez anos como violoncelista principal da Junge Philharmonie Brandenburg, em 2009 Jonathan Weigle ganhou a bolsa Ferenc Fricsay da Deutsches Symphonie-Orchester Berlin. Foi violoncelista principal das Frankfurter Opern und Museumsorchester, Hong Kong Sinfonietta e Göteborgs Symfoniker. Apresenta-se regularmente com as renomadas orquestras como Mahler Chamber Orchestra, Orquestra Filarmônic de Hong Kong e Gewandhausorchester Leipzig.
De abril a julho de 2015 integrou a Orquestra de Câmara de Paris e desde 2015 é violoncelista principal da Orquestra de Câmara de Colônia. Jonathan Weigle recebeu vários prêmios, como "Prêmio Hanns Eisler de Compositores e Interpretação de Música Contemporânea" em 2013 e um prêmio "Concurso de Conservatório Felix Mendelssohn" em 2010. Além do repertório clássico, Jonathan Weigle tem uma paixão por música moderna e contemporânea, bem como pela música latino-americana. Tem realizado inúmeras apresentações na Europa, China, Oriente Médio, Brasil e Argentina.
Quintino Bocaiúva, 15 Centro
Londrina, PR
Palcos Musicais
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.