Quarta-feira, 2 de abril de 2025, às 19h, a Pelô Vivo Orquestra, sob a regência do compositor americano Graham Haynes, apresenta "Conduction® #20" na Casa Preta, Salvador de Bahia, Brasil.
Este programa é fruto dos cursos de Improvisação Livre Dirigida ministrados por Graham Haynes, segundo o conceito "Conduction®" do saudoso Butch Morris. Com várias décadas de experiência no mais alto nível e uma prática compartilhada de longa data com Butch Morris, Graham Haynes naturalmente encarna a transmissão de Conduction®, o conceito inovador de seu mentor (1947-2013).
Ele continua a disseminar o método CONDUCTION®, com esta 20ª edição - a quarta que realiza em Salvador de Bahia - que conta com a participação de Gabi Guedes, Anderson Souza, Ivan Huol, Ícaro Santiago, Pedro Filho, Lucas Decliê e Fernando Isaia.
A partir de 1990, Graham Haynes desempenhou um papel fundamental na disseminação de Conduction®, o método de improvisação estruturada do cornetista e compositor americano Butch Morris. Esta forma única de improvisação coletiva envolve um "dueto" entre maestros e grupos, utilizando uma linguagem de sinais e gestos. No Nublu, em Nova York, Graham foi um dos primeiros a integrar a Nublu Orchestra sob a batuta de Butch Morris, um grupo heterogêneo e em constante evolução. A linguagem condutiva de Butch permitia modelar as harmonias, ritmos e fraseados dos músicos, além de suas diferenças técnicas, teóricas, estilísticas ou culturais. Desde o falecimento de Butch em 2013, Graham, como herdeiro e intérprete deste método, introduziu Conduction® a estudantes de conservatório, músicos eletrônicos e à cena musical local de sua residência na Bahia, Brasil.