25 abr - 2025 • 19:00 > 25 abr - 2025 • 20:30
25 abr - 2025 • 19:00 > 25 abr - 2025 • 20:30
Nesta roda de conversa, as professoras Angélica Adverse (UFMG), Julia de Assis (FUMEC) e Maria Paula Guimarães (UEMG) compartilham experiências com projetos de extensão universitária que se articulam com saberes locais, práticas colaborativas e ações de impacto social. A partir da perspectiva "pense global, haja local", o encontro propõe refletir sobre o papel da universidade como agente de transformação nos territórios que habita, evidenciando como a moda pode ser ferramenta de escuta, diálogo e fortalecimento de comunidades. Serão debatidos os desafios e as potências da extensão na formação crítica de estudantes e na construção de uma moda mais ética, inclusiva e situada.
Participantes:
Angélica Adverse - doutora e mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG), estágio de pós-doutorado em História pelo PPGH (FaFiCH/UFMG). É professora do curso Design de Moda/UFMG e no Programa de Pós-Graduação em Arte da UEMG. No mercado, coordenou pesquisas em estilo e criação para desenvolvimento de coleção, além de consultorias em pesquisa de coolhunting e inovação, trabalhando para diversas marcas como Mabel Magalhães, Printing, Coven, Lalande, Apto 03, entre outras. Desenvolve trabalhos de pesquisa curatorial em arte e estratégias para galerias e artistas de Belo Horizonte e elabora pesquisas relacionando arte, moda e design, tendo como eixo discussões sobre estética e experiência relacional, abordando aspectos filosóficos e a história cultural.
Julia de Assis - designer, pesquisadora e professora na área de moda, com ampla experiência em processos criativos, especialmente em modelagem experimental e criativa. Atualmente cursa doutorado com pesquisa voltada para inovação em metodologias de ensino e práticas em design de moda. Atua há anos na orientação de projetos acadêmicos e colaborativos que promovem uma visão crítica da moda, incentivando novos designers a repensarem a relação com os materiais, técnicas e processos produtivos.
Maria Paula Guimarães - doutora e mestre em design (UEMG), graduada em arquitetura (UFMG). A paixão pela costura norteou sua atuação profissional à frente do ateliê «By Paula Alta Costura» por 30 anos. Fez parte das primeiras turmas do curso de estilismo da UFMG e dedicou-se à criação e produção de vestidos de noiva e de festa. Atualmente é docente no Curso de Design de Moda da UEMG e instrutora autorizada do «Método Corte Centesimal».
Mediação: Marina Seif - doutoranda e mestre em arte (UFMG), especialista em História da Arte (PUC/MG) e graduada em Design Gráfico (UEMG) e Design de Moda (FUMEC). Atuou como designer, docente, produtora cultural e na equipe curatorial da exposição “Clara Nunes: eu sou a tal mineira”, em exibição no Museu da Moda de Belo Horizonte. Dedica-se a pesquisa sobre arte, moda e design, tendo como eixo discussões sobre o vestir no Brasil, com destaque a moda e indumentária afro-brasileira.
Local:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua da Bahia, 1149 Centro
Belo Horizonte, MG
Fashion Revolution BH
O Fashion Revolution é um movimento global que busca transformar a indústria da moda através da transparência e sustentabilidade. A Semana Fashion Revolution BH 2025, com o tema "Pense Globalmente, Aja Localmente", acontece de 22 a 26 de abril com uma programação diversificada de painéis, oficinas e eventos culturais. Junte-se a nós para workshops práticos, debates com marcas locais e especialistas, e atividades que celebram a moda consciente, conectando pessoas e promovendo mudanças positivas!
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.