"Confeitaria de restaurante: desafios e possibilidades" com o Pia Salazar e Bianca Mirabili
23.05 às 12h | Demokitchen | Campus Vila Olímpia (R. Casa do Ator, 294 - 2º andar)
Pia Salazar e Bianca Mirabilli irão preparar duas receitas especiais e bater um papo descontraído sobre o cenário atual da confeitaria em restaurante.
Válido para 3h atividades complementares | Vagas limitadas | Faça sua inscrição se tiver certeza que poderá comparecer.
Os certificados serão enviados em até 3 dias úteis após o evento. Caso não receba nesse prazo, entre em contato com a Organizadora.
Bianca Mirabili
Nascida em São Paulo e formada na pela Universidade Anhembi Morumbi no curso de Gastronomia em 2017, Bianca Mirabili iniciou a sua promissora trajetória profissional no restaurante Evvai como estagiária.
Participou de diversos cursos na área de confeitaria, tais como o do Flávio Federico (chocolate) e do Francisco Santana, da Escola Sorvete.
Foi crescendo e ganhando espaço dentro da cozinha do Evvai, e hoje aos seus 26 anos, ocupa o cargo de chef confeiteira da casa. É a responsável pela criação de todas as receitas da casa, bem como sua execução e pelo treinamento da equipe.
Dentre as suas criações, o picolé de pistache com cupuaçu finalizado com pó gelado de cardamomo, pétalas de rosa, morango e açúcar explosivo, preparado no nitrogênio líquido se destaca dentre as sobremesas do menu do chef Luiz Filipe Souza.
EVVAI
A frente do Evvai, em Pinheiros, o Chef Luiz Filipe Souza faz uma cozinha italiana contemporânea, aliada a uma vasta pesquisa de produtos brasileiros. A cozinha do Evvai é definida como Oriundi. Uma cozinha italiana de imigrante que integra produtores locais às tradições descendentes das duas grandes imigrações italianas, sob a ótica de uma cozinha que nasce desta troca cultural. O menu do Evvai reflete inspirações ora italianas, ora brasileiras, ora ambas, traçando paralelos e conexões entre tradição e contemporaneidade, entre Brasil e Itália. A casa possui uma estrela no Guia Michelin RJ/SP e está no número 67 da premiação The World 's 50 Best Restaurants. Em 2022, ocupa o lugar de número 14, na edição Latam da mesma premiação.
Pía Salazar
Confeiteira e cozinheira natural de Cuenca, Pía foi confeiteira do restaurante Astrid y Gastón, propriedade de Gastón Acurio. Hoje, junto com seu marido Alejandro, Pia concebe a confeitaria equatoriana de forma extraordinária e única. Em seu processo evolutivo, introduziu com delicadeza e engenhosidade: vegetais, temperos, ervas, frutas e produtos nativos não convencionais no universo da alta confeitaria. As suas sobremesas são o ponto alto e mais complexo do menu degustação do Nuema. Durante esses anos, consolidou uma grande capacidade técnica, reflexão para entender o território equatoriano e o papel na cozinha das mulheres latino-americanas. Em 2022, ganhou o prêmio de melhor chef confeiteira pelo Latin America’s 50 Bests Restaurants.
NUEMA
Nuema nasceu em Quito em 2014, como um projeto pessoal de Pía Salazar e Alejandro Chamorro, o nome do restaurante presta homenagem aos filhos do casal, Nuria, Emilio e Martín.
Com o objetivo de tratar a cozinha como motor da identidade equatoriana, a casa busca exaltar os diversos produtos de cada cidade do país. A estética e o purismo têm sido os pilares da sua cozinha, com a convicção de desenvolver a criatividade na abundância de produtos e na aplicação de uma perspectiva muito local e própria, inspirada no tempo e no espaço atuais do Equador.
Através de uma cozinha de produtos extremamente criativa, os chefs procuram recuperar as raízes das tradições equatorianas através de uma experiência contemporânea, seguindo o ritmo das estações e prestando especial atenção à rastreabilidade dos ingredientes que utilizam.
Dando igual importância à cozinha e à confeitaria, as criações do casal Pía Salazar e Alejandro Chamorro são altamente técnicas e modernas, trazendo um naturalismo purista na seleção dos ingredientes, através de preparações que formam paisagens geométricas nos pratos, elevando sabores e nuances que trazem a alma de seu país ao cardápio.
O Nuema ganhou repercussão internacional, como o primeiro restaurante do Equador a fazer parte da lista Latin America’s 50 Bests Restaurants, na 24ª colocação, que coloca o casal em jovens promessas e inspira outros chefs de seu país a transformar tradições e trazer a imensa variedade de produtos equatorianos para o mundo.