28 nov - 2020 • 07:30 > 28 nov - 2020 • 16:30
28 nov - 2020 • 07:30 > 28 nov - 2020 • 16:30
A COPA CINESTUDIO DE KART V4 é realizada por um grupo de pilotos apaixonados por KART, que vivenciam em grande estilo esta modalidade esportiva de automobilismo, utIlizando os motores V4.
www.kartv4.com.br
1. REGULAMENTO DESPORTIVO:
1.1. As categorias serão
divididas em SPRINTER (peso mínimo de 160kg), MASTER (peso mínimo 165kg) e
SÊNIOR (peso mínimo 170kg).
1.2. A pesagem será
obrigatória ao término da tomada de tempos e, também, de cada bateria.
1.3. O piloto que não
atingir a pesagem mínima de sua categoria será desclassificado.
1.4. O campeonato ocorrerá
em 3 etapas, com 2 baterias cada.
1.5. O traçado que
adotaremos em nossas baterias seguirão aqueles que são definidos no campeonato
da federação (FAERJ).
1.6. A primeira bateria
está agendada para 12/Set/2020, a segunda para 31/Out/2020 e a terceira para
28/Nov/2020. As datas poderão ser ajustadas se avisadas com antecedência mínima
de 2 semanas a cada evento.
1.7. Nos dias de corrida a
pista estará aberta para treinos, ajustes e warm-up entre às 07h00 e 10h00.
Após isso, a pista permanecerá fechada até o horário das tomadas de tempo e
corridas.
1.8. As manutenções
durante os treinos ou corridas somente poderão ocorrer no parque fechado da
competição.
1.9. Todos os pilotos
devem ter seus números de identificações visíveis, na gravata dianteira,
carenagens laterais e para-choques traseiro. SPRINTER: fundo amarelo e
números pretos / MASTER: fundo amarelo e números vermelhos / SÊNIOR: fundo
amarelo e números verdes.
1.10. A pontuação ocorrerá
por bateria, sendo:
1º: 11 pontos
2º: 9 pontos
3º: 8 pontos
4º : 7 pontos
5º: 6 pontos
6º: 5 pontos
7º: 4 pontos
8º: 3 pontos
9º: 2 pontos
10º: 1 ponto.
1.11. Para a contabilização
no final de campeonato, será obrigatório o descarte do pior resultado de
bateria de cada piloto, sendo que este resultado somente poderá ser utilizado
se o piloto ao menos alinhar para a largada na bateria, sem percentual mínimo
de voltas completas (a ausência no evento não valerá para fins de descarte).
1.12. Haverá tomada de
tempo de 5 minutos para definição do grid de largada da 1a. bateria de cada
etapa.
1.13. O grid de largada da
2a. bateria será definido pela ordem de chegada invertida da 1a. bateria para
os 5 primeiros colocados.
1.14. Para a categoria
SPRINTER as largadas ocorrerão nos moldes de competições oficiais, ou seja,
lado-a-lado. Para as categorias MASTER e SÊNIOR as largadas
ocorrerão em fila indiana. As categorias terão suas baterias individualizadas,
não sendo permitida a inscrição de um piloto em mais de uma categoria. O limite
da pista é de 26 karts simultâneos, então, se o limite extrapolar, a
participação será garantida por ordem de inscrição.
1.15. O piloto que estrear
a partir da 2a. etapa pagará, a título de punição por usar pneus novos, 5
segundos somados ao tempo total de sua tomada de tempo.
1.16. Cada piloto deverá
entregar 10 litros de álcool misturado (relação de 20:1 com lubrificante para
motores 2T) ao fiscal de combustível. O único fabricante de lubrificante
permitido é o Dimetil. Nas lojas do kartódromo é possível comprar o
combustível. O abastecimento ocorrerá de forma "comunitária". A tampa
do reservatório será lacrada pelo fiscal de combustível.
1.17. A premiação se dará
ao término de cada etapa, no somatório de pontos das duas baterias, sendo
premiados do 1o. ao 5o. colocados, com direto a troféus ou medalhas. Em caso de
empate, o piloto que obtiver a melhor posição na 1a. bateria da etapa é o que
será considerado melhor colocado.
1.18. Atitudes
antidesportivas durante as disputas de pista serão avaliadas pela direção de
prova e conselheiros, sendo passíveis de punição de tempo, desclassificação, ou
até exclusão do campeonato, quando se tratar de atitude que desrespeite
aspectos de segurança dos pilotos, público e preparadores.
1.19. O valor da inscrição
de cada etapa será de R$ 250,00 quando feita até cinco dias antes do evento.
Após a referida data o valor será R$300,00.
1.20. Os troféus e demais
premiações são financiadas pelo patrocinador do evento, neste caso, a empresa
CINESTUDIO.
2. REGULAMENTO TÉCNICO:
2.1. CHASSIS: será usado
qualquer kart fabricado em série e que esteja em perfeito estado de conservação
e sem alterações que coloquem em risco a boa prática da competição.
2.2. MOTOR: deve ser o
Riomar V4 125cc. A preparação é livre, respeitando os seguintes pré-requisitos
dos tópicos a seguir:
2.2.1. CABEÇOTE:
preparação livre, respeitando o limite da vela na câmara.
2.2.2. CAMISA DO CILINDRO:
preparação livre, respeitando o limite de retífica de 0,70 mm (Ø62,70 mm).
2.2.3. BLOCO: preparação
livre.
2.2.4. EIXO VIRABREQUIM:
original Riomar, nas medidas 44 mm (antigos) ou 47 mm (modernos), com curso de
41 mm.
2.2.5. BIELA: original
Riomar, nas medidas 20,1 mm (antigas) e 18 mm (modernas).
2.2.6. PINO DA BIELA:
marcas e preparação livres, respeitando as medidas 20,1 mm (antigas) e 18 mm
(modernas), sem alteração do curso.
2.2.7. PISTÃO: marcas e
preparação livre, respeitando o limite de 0,70 mm (Ø62,70 mm).
2.2.8. CÂMARA DE
COMBUSTÃO: com o pistão em "Ponto Morto Superior" (PMS), será medido
o volume geométrico até facear com o último fio de rosca do cabeçote, que
deverá ser de no mínimo 14 cm3. Fica proibido a invasão da veja na câmara de
combustão.
2.2.9. FLANGE: de qualquer
marca, respeitando a medida do difusor de até 26 mm.
2.2.10. PIRÂMIDE: de
qualquer marca, respeitando a medida de até 66 mm.
2.2.11. SISTEMA DE
IGNIÇÃO: permitido somente analógicas, das marcas Motoplast, Seletta ou PVL.
2.2.12. VELA DE IGNIÇÃO:
os fabricantes e modelos permitidos são NGK B8 EGV; NGK B9 EGV; NGK B9EG, NGK
B10 EGV; NGK BR9EIX Iridium; NGK BR10EIX Iridium; Denso IW27; Denso IW31; Bosch
W07 CS; Bosch W08 CS. As velas deverão ser originais, sem retrabalho, com rosca
M14x1,25 mm e comprimento de 19 mm. O anel de vedação NÃO poderá ser retirado.
2.2.13. CARBURADOR: do
tipo simples, fabricado em série, com bomba de combustível simples e duas
agulhas. A preparação é livre, respeitando a medida do difusor até a borboleta
de até 26 mm. Fica proibido o uso de qualquer acionamento da borboleta que não
seja por eixo, por exemplo o sistema de guilhotina.
2.2.14. ESCAPAMENTO: deverá ser original, fabricados em série. Marcas admitidas: Spinery e Roma. Somente um ponto de descarga poderá serutilizado. Escapamentos retrabalhados não são permitidos. Para a categoria SPRINTER, o escapamento poderá ser vistoriado conforme decisão do comissário.
2.2.15. FLEXÍVEL DO
ESCAPAMENTO: está liberado de qualquer tipo, desde que com comprimento entre 6
cm e 11 cm.
2.2.16. FILTRO: a
utilização de elemento de filtro é obrigatória. Não há restrições sobre o tipo
de filtro.
2.2.17. RELAÇÃO DE
TRANSMISSÃO: serão utilizados conjuntos de pinhão, corrente e coroa de qualquer
marca, desde que respeite a relação de 9x73 ou 10x82 dentes (pinhão x coroa). É
proibido o uso de pinhão especial de 10 dentes, cujo diâmetro no pé do dente
seja menor que 20 mm.
2.3. PNEUS: antes do
início do campeonato, todos os pilotos deverão entregar ao fiscal um jogo de
pneus novos ou usados, sob sua escolha, do tipo "vermelho", já
montados nas rodas e com suporte de pneus ou bolsa. Marcas admitidas: MG, RX,
LC ou Speed. Os pneus entregues ao fiscal serão tagueados e ficarão retidos,
devendo ser utilizados durante todas as 3 etapas do campeonato. Ao término de
cada etapa os pneus deverão ser devolvidos ao fiscal para guarda e preservação
para a próxima etapa. Os pneus somente poderão ser calibrados com ar
comprimido. É expressamente proibido o uso de aditivos químicos para
aumento de aderência.
2.4. VISTORIA TÉCNICA:
Todos os karts devem ficar no parque fechado. Os 5 primeiros colocados de bateria
terão seu kart completo, motor, carburador, escapamento, etc, vistoriados no término
das baterias conforme necessidade do comissário técnico. O descumprimento do
regulamento técnico é passível de desclassificação.
2.5 ABASTECIMENTO: O
Piloto devera comprar no balcão de checking o ticket referente ao combustível
que será usado nas corridas e apresentar no abastecimento conforme cronograma
do evento. O primeiro abastecimento será usado para tomada de tempo e corrida
da primeira bateria.
2.6 O evento terá
cobertura de filmagem e fotografia, sendo transmitido ao vivo, podendo o
conteúdo gravado ficar em rede posteriormente. Todos os presentes no evento
autorizam a captação de sua imagem e a reprodução das mesmas nos referidos
meios.
Diretor de prova: Sr.
Mario
Organizadores da
competição: Leandro Cunha, Rodney Carvalho, Fabio Perez, Fernando Fedeli e
Joaquim Marcelo
Coordenador do evento:
Joaquim Marcelo
Fiscal financeiro:
Nataly Monteiro
Fiscal técnico:
Leandro Cunha
Fiscal de pneus:
Fabio Peres
Fiscal de combustível:
Juliana Coração
Fiscal de escapamentos:
Rodney Carvalho
Fiscal de balança:
Marcia Garrido
Gravação e Transmissão:
CineAlive
Assessoria de imprensa:
Allan - WSC
*O REGULAMENTO ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÃO
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Vitor Konder, 147 Jardim Anapolis
Guapimirim, RJ
Cinestudio
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