10 fev - 2023 • 17:00 > 12 fev - 2023 • 17:00
10 fev - 2023 • 17:00 > 12 fev - 2023 • 17:00
Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados 2023
Juntos somos melhores
JUSTIFICATIVA
De acordo com o IBGE, dados da Polícia Federal indicam que há presença de imigrantes e/ou refugiados em 3.876 dos 5.568 municípios brasileiros.
Terceira região do Brasil com maior concentração de fluxo migratório, o Nordeste atraiu entre os anos de 2000 e 2017, 117,9 mil imigrantes internacionais registrados, a maior parte deles no estado da Bahia (36,2 mil), seguido por Ceará (26,4 mil), tendo principalmente, migrantes oriundos de países europeus, com um total de 52,5 mil pessoas.
Entre 1994 e 2019, o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça recebeu 178 mil solicitações de refúgio, pedidos liderados por venezuelanos e cubanos. No mesmo período, 1.639 solicitações do Nordeste, 894 do Ceará e 232 da Bahia.
É importante compreender que os refugiados são pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições. Para estas pessoas, a negação de um asilo pode ter consequências vitais. Já os imigrantes escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar sua vida em busca de trabalho ou educação, por reunião familiar ou por outras razões. À diferença dos refugiados, que não podem voltar ao seu país, os imigrantes continuam recebendo a proteção do seu governo.
A chegada de migrantes e refugiados ao território brasileiro tornou a acontecer com mais intensidade em meados de 2010, influenciada pelas crises político-econômica e climática no Haiti, mudanças na economia da China, estreitamento de laços com países africanos, o conflito na Síria e, mais recentemente, a profunda crise econômica da Venezuela.
“Os migrantes recentes [...], em geral, possuem nível médio de escolaridade, se inserem nos
estratos inferiores da estrutura ocupacional, não dominam outro idioma além do nativo e chegam em situação de maior vulnerabilidade social e econômica, o que os faz demandarem políticas públicas de acolhimento e integração à sociedade brasileira”, enfatizou o IBGE.’’
O conjunto de eventos propostos pela Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados buscar ir além da mera competição, mas intenciona promover a integração entre os jogadores, suas famílias, vizinhos e amigos de todas as nacionalidades, proporcionando mais visibilidade ao tema do refúgio no Nordeste e evidenciando os talentos e conhecimentos dessas comunidades. No Brasil, onde há um intenso amor pelo futebol, práticas esportivas e culturais como a Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados servem para incluir e proteger pessoas em situação de imigração ou refúgio, sendo um viabilizador de autoestima que contribui para o sucesso das boas relações sociais com as comunidades autóctones.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar integração entre comunidade local e imigrantes e refugiados no estado de Pernambuco do Brasil através de eventos esportivos e socioculturais contribuindo assim para a busca por proteção e defesa dos direitos dos migrantes: um dos compromissos previstos na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Promover palestras com temas relacionados aos imigrantes e refugiados; 2. Organizar Feira cultural para exposição e valorização da cultura dos imigrantes e refugiados;
3. Incentivar a integração das crianças refugiadas/imigrantes e nativas através da recreação infantil;
4. Realizar a competição de futebol denominada “Copa Pernambucana de Imigrantes e Refugiados”, a fim de promover momentos de entretenimento, integração, visibilidade e parceria entre os povos;
PÚBLICO-ALVO/ BENEFICIÁRIOS
Homens, mulheres e crianças em condições de imigração e refúgio no estado Pernambucano brasileiro.
LISTA DOS TEMAS DAS PALESTRAS
10/02/2023 ÍNICIO 16H NA OAB-PE
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Deus é Fiel, 1 Penedo
São Lourenço da Mata, PE
COMIGRAR
Grupo de associação da sociedade civil que trabalham com o publico migrantes e refugiados
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.