A Cia. SEMENTE - Apresenta o espetáculo teatral Corpo Fechado, uma reza de proteção contra o racismo nas encruzilhadas do Distrito Federal.
A Educação Antirracista é um imperativo pedagógico urgente e deve ser não apenas teorizado por acadêmicos, mas, sobretudo e fundamentalmente praticado no chão da escola.
É baseado nesses princípios e valores sociais que o Semente Cia. Teatral em parceria com o Centro Educacional 08 do Gama tem demonstrado que está engajado na luta contra o racismo estrutural, de uma maneira geral e contra o racismo institucional, de forma particular. De mãos dadas contra toda forma de discriminação e preconceito, artistas e
educadores temos dado a nossa contribuição para construirmos uma sociedade igualitária.
CORPO FECHADO é um despertar do sono profundo e a conscientização racial e social da juventude negra. Eliminando os estereótipos limitantes libertando a corpo-oralidade negra; salientando a sua gramática, a sua ginga e o seu maneirismo periférico.
O elenco é formado por estudantes do CED 08 do Grama, fruto de 5 meses de oficinas e vivências nas linguagens das artes da cena conduzidas pelo professor e diretor teatral Valdeci Moreira. A dramaturgia viva contextualiza falas fortes e necessárias que ajudam a compreender a problemática racial e conscientizar a juventude, dando a ela o protagonismo. Essa é uma forma de valorizar o lugar de fala das atrizes e atores negros e contribuir para uma relação ensino/aprendizado menos assimétrica. Esse é um trabalho de teatro periférico que está conectado à pedagogia e estética dos terreiros.
Sob produção da Kitanda Cultura de Terreiro, em 2024, estreou no mês de junho, o espetáculo impactando um público com cerca de 2.300 pessoas. Circulou com apresentações em 04 escolas públicas, no Espaço Semente e no Teatro dos Bancários, totalizando 22 sessões.
Em 2025 promete não ser diferente. Com dramaturgia e estéticas vivas, portanto sempre atualizadas, nossa temporada desse ano se inicia no mês de
maio na encruzilhadas palco da rede SESC Distrito Federal. Nos dias 16, 17 e 18 de maio no Teatro Newton Rossi SESC Ceilândia Norte - DF. Às Sextas-feira e aos sábados o espetáculo inicia às 20 horas e aos domingos inicia às 19 horas. Os ingressos estão sendo vendidos na plataforma Sympla, nos valores de R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 meia entrada.
Esperamos você nessa encruzilhada, para juntes rezarmos e termos o CORPO FECHADO contra o racismo.
Evoé, Saravá,Axé!
FICHA TÉCNICA
Direção: Valdeci Moreira
Dramaturgia: Lelê Teles e Valdeci Moreira
Supervisão Cênica: Ricardo César
Elenco: André Souza, Jamilly Nascimento, Yasmim Alves, Miguel Crist.
Figurinos: Luazi Luango
Cenografia: Luazi Luang
Iluminação: Valdeci Moreira
Fotografia: Ogan Luiz Alves
Audiovisual: João Pimentel
Produção Executiva: KITANDA Cultura de Terreiro
Auxiliar de Produção: Kristie Ribeiro e Mel Soares
Realização: Espaço Semente Cia. Teatral
Apoio: SESC DF , CED 08 do Gama e Decanato de Extensão da Universidade de Brasília.