01 fev - 2023 • 18:30 > 03 fev - 2023 • 23:55
01 fev - 2023 • 18:30 > 03 fev - 2023 • 23:55
1º de fevereiro, quarta-feira, 18h30
local: quente
Apresentações de artigos e pesquisas:
Bruna Vilela
Rafael Andrade
Adreana Oliveira
Conversas:
GG Albuquerque / conversa com Bruna Vilela
Rodrigo Correa / conversa com Nina Rocha
Camilo Rocha / conversa com Dora Guerra
2 de fevereiro, quinta-feira, 18h30
local: quente
Apresentações de artigos e pesquisas:
Marcelo Santiago
Isabela Rosa
Olga Costa
Conversas:
Chris Fuscaldo / conversa com Julianna Sá
Guilherme Lúcio / conversa com Natacha Vassou
Kamille Viola / conversa com Danielle Pinto
3 de fevereiro, sexta-feira, 20h
local: P7 Criativo - terraço
Shows:
deafkids
ruadois
Gabriela Viegas
dj Akila
ritttual (dj set)
4 de fevereiro, sábado, 16h
local: quente
PÓS-ENCERRAMENTO
sessão de meditação sonora com todos deitados no chão:
- experiência gongo
- yantra
A experiência com o gongo é uma técnica de meditação sonora em que esse instrumento milenar é utilizado para estimular uma sensação de relaxamento no corpo, mente e alma. Um momento rejuvenescedor para o corpo, proporcionando uma sensação geral de relaxamento que pode reduzir o estresse e eliminar bloqueios emocionais. Também podem encorajar uma maior quietude e contentamento geral. Para quem está participando, nenhum conhecimento ou experiência prévia são necessários e pode ser visto como uma forma de meditação acessível a todos.
Renato Moura é professor de Yoga e Meditação desde 2015, com formação em Kundalini Yoga nível I e II (completo) certificado pelo KRI (Kundalini Research Institute) e Yoga Restaurativa pelo Satya Luz Yoha. Começou a sua história de Yoga através do gongo,
Douglas Leal é um músico multi-instrumentista e artista visual de Volta Redonda/RJ. Com o YANTRA, seu trabalho solo criado em 2015, Leal explora o uso de uma variedade de instrumentos para criação de excursões e paisagens sonoras. Com 4 registros lançados em fita cassete e 1 álbum em vinil, Yantra já tocou em diversas capitais do país, participando de colaborações e improvisos livres com músicos da cena paulistana, além de trilha-sonora ao vivo para sessões de yoga e meditação.
INFORMAÇÕES DE CADA PARTICIPANTE
Adreana Oliveira
Adreana Oliveira é uma das selecionadas na chamada pública para apresentações de artigos e pesquisas no CORRENTE. Jornalista de Uberlândia (MG), apresentadora do programa Sunset Rock da rádio Universitária FM e editora do site Uberground, resultado do seu mestrado em Tecnologias Comunicação e Educação na UFU. Trabalha com jornalismo há 22 anos, em veículos como o Diário de Uberlândia (2017-2020), o extinto Correio de Uberlândia (1999-2016), o projeto independente Guia Universitário (2012-2013) e fanzines xerocados.
Bruna Vilela
Jornalista, musicista e mestranda em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em jornalismo pela PUC Minas, pesquisa funk mineiro e reconfigurações de gênero musical. Trabalhou nos programas Agenda e Alto-Falante da TV Rede Minas e na PUC TV Minas como produtora/repórter. Colaborou como jornalista e crítica musical e realiza trabalhos freelancer de assessoria de imprensa musical. Como guitarrista, vocalista e compositora, integrou diversas bandas e projetos em BH (Miêta, AdHoc Orquestra, entre outros), tendo colaborado em diferentes gravações e participado de importantes festivais, feiras e shows de música independente no país (Festival Bananada, Minas no Front, Transborda e SIM São Paulo).
Camilo Rocha
Camilo Rocha é jornalista e DJ. Reporta e analisa a música nacional e internacional desde o início dos anos 1990, escrevendo para alguns dos veículos mais relevantes do Brasil. Foi um dos pioneiros na cobertura da música eletrônica no país. Também escreveu sobre pop, rock, MPB e rap, sob ângulos diversos, incluindo tendências, perfis artísticos, produção musical e indústria. Sua formação inicial foi na revista Bizz, durante a fase mais emblemática da publicação, entre 1990 e 1993. Entre os outros veículos para os quais trabalhou e colaborou estão Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Rolling Stone, Trip, Elle, Valor Econômico e UOL. Também realizou programas de rádio e foi técnico do reality show Batalha de DJs. Durante cerca de dez anos manteve o blog Bate-Estaca. Em paralelo, mantém uma carreira de DJ que o levou a se apresentar em alguns dos principais clubes, festas e festivais do país. Em 2023, publicará seu primeiro livro, "Bate-Estaca", sobre a cena eletrônica de São Paulo entre 1988 e 2005, pela Editora Veneta.
Christina Fuscaldo
Formada em Jornalismo e em Letras. Mestre e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, atua como jornalista de música desde 1999 em jornais, revistas e portais (Extra, O Globo, Rolling Stone etc). Autora dos livros “Discobiografia Legionária” (LeYa, 2016), “Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira” (Garota FM Books, 2018) e “Viver é melhor que sonhar: Os últimos caminhos de Belchior” (Sonora Editora, 2021), Chris Fuscaldo é também fundadora e diretora da editora Garota FM Books.
Danielle Pinto
Danielle Pinto é jornalista formada pela UFMG e com atuações nas rádios UFMG Educativa e Guarani FM, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Verdura Produções e Xirê Podcasts. Atualmente, faz parte da equipe de Comunicação do Instituto Inhotim.
É co-criadora da Vai Ter, agenda cultural e independente de BH, e do site cover.jpg, desde 2011 dedicado ao universo das capas de discos. Produziu as edições de 2016 do Vogue Fever em Belo Horizonte e Recife, principal festival internacional de Vogue da América do Sul. Colaborou com nomes como Fado Bicha, Lucas Santtana, Marisa Orth, Xuxa Levy e José Soares.
Dora Guerra
Dora Guerra é jornalista musical e criadora da newsletter Semibreve. Escreve na Popload com frequência, fala no Popcast e no Queijo Quente e pode ser que você tenha visto um dos seus textos no seu portal de música de escolha.
GG Albuquerque
Jornalista e pesquisador pernambucano, doutorando em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e co-fundador do Portal Embrazado, dedicado às culturas musicais das periferias brasileiras.
Trabalhou como repórter cultural do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco e escreveu para Vice Brasil, Bandcamp, Portal Kondzilla, Outros Críticos, Revista Continente e UOL, entre outros. Também apresentou o documentário do Spotify Brasil sobre bregafunk, foi júri do Prêmio Multishow em 2018 e 2019 e curador do edital Natura Musical 2020. É um dos autores do livro “Making It Heard: A History of Brazilian Sound Art”, editado pela Bloomsbury de Londres em 2019.
Guilherme Lúcio
Guilherme Lucio da Rocha, 28, é jornalista com passagens por G1, UOL, BuzzFeed Brasil e, atualmente, é repórter no jornal Valor Econômico. Na sua trajetória, se especializou na cobertura do funk paulista e é idealizador do documentário "Mortos em Abril - Quatro Assassinatos que Abalaram o Funk de SP".
Isabela Rosa
Isabela Carolina Rosa tem 26 anos e é estudante do oitavo período de Letras da PUC Minas. Escritora independente, começou escrevendo em meados de 2018 no médium em seu blog Sonântica, focando em análises de álbuns e músicas do rap nacional e internacional. Passou por redações de mídias independentes de cultura rap/hip hop como, Raplogia, Kalamidade e Inverso Rap Brasil. Em 2022 começou a fazer parte da comunicação da agência Híbrido Comunicação e Cultura, e fez parte como produtora de conteúdo nas redes da Revista Balaclava, além disso trabalha também como assessoria na gravadora Produto Marginal.
Julianna Sá
É jornalista, tendo idealizados festivais, feito curadorias para projetos e atuado no rádio. À
frente da DOBRA – comunicação e outros desdobramentos -, trabalha em diferentes formatos junto a artistas independentes, tendo assinado a co-direção artística do álbum "Em cada verso um contra-ataque", de Aíla, e a direção artística de “Deriva”, novo trabalho de Luiza Brina. Idealizou também o "Pra Gira Girar", em celebração à obra dos Tincoãs. Ainda na Dobra, fez o planejamento e comunicação de trabalhos de Ceumar, Jards Macalé, Manoel Cordeiro, Davi Moraes, Biltre, Iconili, Arthur Nogueira, Qinho, Julia Vargas, entre outros.
Kamille Viola
Kamille Viola é jornalista, pesquisadora musical e autora do livro África Brasil: Um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver (Edições Sesc São Paulo), finalista do Prêmio Jabuti em 2021. Também é uma das autoras dos livros 1979 – O Ano que ressignificou a MPB (Garota FM Books, 2022), De tudo se faz canção – Os 50 anos do Clube da Esquina (Garota FM Books, 2022) e Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos (Jambô Editora, 2023). Atualmente, é repórter da revista Veja Rio. Tem passagens e colaborações por veículos como UOL, O Estado de S. Paulo, Trip, O Dia, O Globo, Folha de S. Paulo, Billboard Brasil, Bizz, Marie Claire, Canal Futura e News Deeply, entre outros. Ganhou o Prêmio Imprensa Embratel em 2009 e o Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2014, e foi quatro vezes finalista do Women's Music Event Awards, na categoria jornalista musical.
Marcelo Santiago
Idealizador do CORRENTE. Jornalista e produtor cultural, com mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade do Porto e especialização em Produção em Mídias Digitais pela Puc Minas. Foi curador em projetos do Ministério da Cultura/Funarte, Vivo e Virada Cultural de BH, além de festivais e projetos de autoria própria; participou das comitivas oficiais do Brasil nas feiras Midem (Cannes/França) e Micsur (Bogotá/Colômbia e Mar del Plata/Argentina); e trabalhou em festivais como Rock in Rio, Natura Musical, Conexão e Eletronika. Foi palestrante em eventos no Brasil e no exterior, como o festival Primavera Sound, em Barcelona, e o Fórum da Cultura Digital, em São Paulo. É co-fundador e presidente da Associação Reverbera, produtora do CORRENTE.
Natacha Vassou
Formada em jornalismo, trabalha como montadora e finalizadora desde 2008. Desde 2010 integra a equipe de pós-produção da Toca Filmes. Fez a montagem do longa “O Dia do Galo” (2015), de Luiz Felipe Fernandes e Cris Azzi, vencedor do prêmio de melhor filme pelo Júri Popular do Festival de Tiradentes. Como montadora, acumula experiência em séries e longas, sendo o mais recente, ainda em fase de pós-produção, o longa de ficção “Sou Amor”, do André Amparo e Cris Azzi. Em 2019 começou a dirigir o longa documentário “Essas Minas é Zica”, patrocinado pela Natura Musical, atualmente em fase de pós-produção. Desde então, se divide entre a montagem e a direção, oscilando entre a publicidade e o conteúdo. Na direção de videoclipes se destaca "Cigarro", da dupla Hot e Oreia, e o clipe “Vem Balançar”, da Ohana, finalista de melhor videoclipe feito no lockdown pelo M-v-f 2021.
Nina Rocha
Jornalista pela UFMG. Atua como repórter freelancer com pautas cultura, cotidiano, política e tem trabalhos publicados no Uol, Folha, revista piauí, O Joio e O Trigo, Modefica e outros. É autora dos livros Papéis (2021, edição independente) e Em obras (2020, editora Urutuau).
Olga Costa
Olga Costa é uma das selecionadas na chamada pública para apresentações de pesquisas e artigos realizada pelo CORRENTE. Olga iniciou como repórter e fotógrafa do jornal O Norte, ainda cursando o terceiro período do curso de Comunicação Social na UFPB. A partir de 1984, atuou como locutora e produtora do programa Jardim Elétrico na Rádio Universitária até o início dos anos 1990. O Jardim Elétrico é um programa exclusivamente dedicado ao rock e suas vertentes, e um dos primeiros da Paraíba a tocar e entrevistar bandas independentes de João Pessoa. O programa permanece no ar na Rádio Tabajara. Em 2010, fundou o fanzine Microfonia, que depois se desdobrou em loja de CDs e selo, tendo lançado mais de 30 artistas. Tem pós-graduação em Rock pela FASM (Faculdade Santa Marcelina - São Paulo).
Rafael Andrade
Rafael Andrade é doutorando pelo programa de pós graduação em Comunicação Social da UFMG com pesquisa sobre festa e festividade, além mestre pelo programa de pós graduação em Comunicação Social da UFPE com a dissertação publicada em e-book "Centenas de casos de amor: as performances do brega em Reginaldo Rossi".
Rodrigo Corrêa
O Balanço e Fúria é uma plataforma dedicada a interpretar as relações entre música e política no decorrer da história, atuando principalmente em duas frentes: o podcast e a Discotecagem Comentada, que busca convidar alguém que apresenta a música associada a algum recorte político/histórico/artístico específico em uma fala expositiva junto da escuta. O podcast existe desde 2020 e já reuniu nomes como Kiko Dinucci, Marcelo D2 e Malu de Barros. Rodrigo também integra a sobinfluencia edições, editora independente nascida em 2020 que transita entre a filosofia, a política radical de esquerda, a literatura e a estética.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Afonso Pena, 941, 601, Centro
Belo Horizonte, MG
reverbera
reverbera é uma associação sem fins lucrativos que trabalha com educação, cultura e meio ambiente.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.