09 out - 2020 • 10:00 > 06 nov - 2020 • 12:00
09 out - 2020 • 10:00 > 06 nov - 2020 • 12:00
// OBJETIVO
O objetivo deste curso é apresentar aos alunos de artes cênicas ou interessados um panorama geral sobre dramaturgia. Pretende-se trazer reflexões a respeito do sentido clássico do termo, compreendendo as definições do texto dramático teatral, bem como abordar principalmente a dramaturgia em seu sentido ampliado, apresentando elementos atuais da própria realização cênica e as escolhas artísticas nela envolvidas.
O curso tem carga horária total de 20 horas, sendo cinco aulas de 2hrs cada (10 horas) pela plataforma Google Meet. As demais horas serão para realização de atividades propostas. Serão abordadas nas aulas: 1. conceitos e definições importantes ao estudo da dramaturgia clássica e contemporânea. 2. O processo cênico e dramaturgico do Teatro do Grand-Guignol. 3. A dramaturgia no caos e a criação de peças online. 4. A importância do figurino e a sua mudança ao longo do tempo. 5. Aspectos da dramaturgia brasileira.
// DATA E LOCAL
Sextas feiras de 10h às 12h.
De 09 de outubro a 06 de novembro de 2020.
Curso online com transmissão pelo Google Meet.
O link da transmissão será enviado por e-mail após a inscrição no evento.
A participação no evento vale horas complementares (com certificado emitido pelo PROEXC).
// PROFESSORES
Ana Maria de Bulhões-Carvalho Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997); pós-doutorado em Letras pela PUC-Rj, Brasil, (2009). Professora associada do Departamento de Teoria do Teatro, CLA (UNIRIO) e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênica (PPGAC); líder do grupo de pesquisa do CNPq Dramaturgia e Cena, vinculada à Linha de Pesquisa: Poéticas da cena e do texto teatral. Pesquisa teatro contemporâneo, com publicações sobre teatro musical biográfico e temas relativos à autoficção e alterbiografia. Coordenadora da disciplina Literatura na formação do leitor, na Licenciatura em Pedagogia a distancia (CEDERJ-UNIRIO).
Raphael Cassou é ator, pesquisador e iluminador. Bacharel em Artes Cênicas, com Habilitação em Teoria do Teatro, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO). Atualmente é doutorando em Teatro pelo mesmo Programa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Cênicas, Teatro, Interpretação Teatral, Dramaturgia e Iluminação Cênica. Iniciou seus estudos em Teatro no ano de 2001, quando cursou a Escola de Formação de Atores de Teatro, Tv e Cinema do extinto Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade). Ingressou em 2005 no curso de Artes Cênicas (habilitação em Teoria do Teatro) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Como ator participou das peças: O Sonho, Humanidade Anônima, Caminhos: Uma Intervenção Urbana e Duplo Homicídio Na Chaptal 20 entre outras. Como Iluminador foi estagiário de Jorge Moreira de Carvalho (Jorginho de Carvalho) e ao seu lado fez a assistência de Iluminação de diversos espetáculos. Assinou ainda o desenho de luz de espetáculos como: As Moças, A Menina que Queria Ser Fada, Tá Certo ou Não Tá?, Ofélia: Território Movediços entre outros. Como pesquisador desenvolve, desde 2010, trabalhos em torno do Teatro do Grand-Guignol. Em 2010 foi convidado para atuar também como crítico teatral, colaborando com a revista eletrônica Questão de Crítica (www.questaodecritica.com.br). Por sua atuação no periódico, fez parte da comissão julgadora do 1º e do 2º Prêmio Questão de Crítica e do 1º Prêmio Yan Michalski Para o Teatro em Formação.
Marcio Azevedo é um dramaturgo carioca, há 32 anos participando da cena cultural. Começou na escola de teatro, O Tablado sendo aluno de Maria Clara Machado. Em 1997 começou a trabalhar como produtor de elenco na TV Globo, onde fez as novelas, Salsa e merengue, Uga-uga, Esplendor, Pecado capital, Hilda Furacão e os programas, Zorra total, Você decide, Linha direta, Gente inocente, Os normais e Brava gente. No teatro fez por dez anos consecutivos o musical Versos de Hollanda, baseado na obra de Chico Buarque. Escreveu e dirigiu as comédias Sarjeta, com Gustavo Mendes e Corta, com Dadá Coelho e Beto Carramanhos. Montou em Porto Alegre, A noiva de cristal, peça premiada com melhor texto em 2018.Autor da comédia Super moça, de 2016 e em cartaz até hoje, indicada ao maior prêmio de humor, Fábio Porchat. Em 2018 também montou de sua autoria, Verborrágica, trazendo a veterana Inês Galvão de volta aos palcos, depois de 20 anos ausente.Em 2019 ganhou o prêmio Funarte de melhor dramaturgo pelo monólogo Eu sempre soube, com a atriz Rosane Gofman, essa mesma peça lhe rendeu mais quatro prêmios em 2019. Em 2020 estreiou Estranha forma de vida, peça sobre a poetisa Florbela Espanca. Foi o roteirista e diretor do show apresentado no NYFW de 2014 para a grife AZ Araújo e para os cosméticos Palmers. Trabalhou como DJ nas melhores casas noturnas da cena carioca. No momento está finalizando a adpatação da peça Eu sempre soube para o cinema e já trabalha no desenvolvimento da série, Quem quer ser Danny Zuco? Para o diretor Herval Hossano Filho.
Carolina Bassi Doutora e mestre pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Artes e Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa de mestrado "A Construção Plástica do Personagem Cinematográfico" investigou a importância dos recursos plásticos (especificamente cenografia e indumentária) para a construção do personagem cinematográfico a partir da obra de Federico Fellini. No doutorado estuda o papel do Diretor de Arte a partir da obra de Luiz Fernando Carvalho. Seu principal interesse é a construção da poesia visual nos diversos meios: cinema, teatro, televisão, literatura, fotografia, artes visuais, e em qualquer formato que possibilite a integração das linguagens próprias destes diversos meios. Docente dos cursos de Pós Graduação em Cenografia e Figurinos, e de Direção de Arte em Meios Audiovisuais do Centro Universitário de Belas Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cenografia e Figurino, atuando principalmente em Cinema e Teatro.
Marina Vianna é atriz há mais de vinte anos e ao longo de sua trajetória desenvolveu simultaneamente o exercício teórico, tornando-se doutora em Artes Cênicas e Professora Adjunta do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO. Atriz reconhecida pelos trabalhos em que colaborou com a dramaturgia e a escritura cênica, tais como A Falta que nos Move, direção de Christiane Jatahy; FitzJam, direção de Pedro Brício; Devassa – sobre Lulu de Wedekind, direção de Nehle Franke com a Cia dos Atores; Medea- Obs, direção de Fábio Ferreira. Acompanhou como dramaturgista o processo de Diálagos para Molly Bloom, direção de Andréa Beltrão, Cristina Moura, Christiane Jatahy, Jose Sanchis Sinisterra e Gilberto Gawronski. Em Apropriação, direção de Bel Garcia, Marina participou como dramaturgista e assistente de direção. Colaborou ainda com a criação do espetáculo de dança contemporânea O Maravilhoso Museu da Caça e da Natureza, dirigido por Renato Linhares. Em 2015, produziu e dirigiu ao lado de Diogo Liberano o espetáculo A Santa Joana dos Matadouros de Bertolt Brecht, no Teatro Glaucio Gill, indicado ao prêmio Cesgranrio de melhor direção e melhor espetáculo do ano. Em julho de 2017, integra o elenco de Entonces Bailemos, de Martín Flores Cárdenas, no Espaço Sesc Copacabana, seguindo temporada no Teatro Sérgio Porto e no Teatro da UFF. Em 2018 participa do espetáculo em homenagem aos 90 anos de Angel Vianna, O Tempo não dá tempo, direção de Duda Maia no Oi Futuro e no Itaú Cultural.
// COORDENAÇÃO
Jane Celeste Guberfain é Professora Titular da Escola de Teatro da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Fonoaudióloga, Especialista em Voz. Mestra e Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO. Possui experiência na área de Atuação para o Teatro com ênfase em metodologias para o trabalho vocal do ator, poéticas da interpretação teatral e encenação para o Teatro. Preparadora vocal de elencos em espetáculos teatrais e de diversos cantores e atores. Publicações: Voz em Cena volumes 1 e 2 (editora Revinter); A voz e a poesia no espaço cênico, (editora Synergia); Práticas, poéticas e devaneios vocais (organizado com o prof. da UNB Cesar Lignelli) - editora Synergia. Ministra cursos de aprimoramento vocal e de comunicação em diversas instituições.
// TERMOS DE RESPONSABILIDADE
Estou ciente que o evento poderá ser gravado e que a minha participação poderá ser inclusa no vídeo, posteriormente postado nas redes sociais oficiais da Cultura Unirio.
Estou ciente também que conheço as Diretrizes da comunidade do YouTube e da Cultura Unirio e sendo assim irei respeitá-las.
Menores de 18 anos somente poderão participar deste curso com autorização prévia do responsável, enviada ao organizador do evento e deverá sempre estar acompanhado do mesmo em sua aparição.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Cultura Unirio
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.