30 set - 2019 • 19:00 > 18 dez - 2019 • 23:00
30 set - 2019 • 19:00 > 18 dez - 2019 • 23:00
Partindo dos princípios do teatro físico e noções de consciência e expressão corporal, o curso tem como propósito trabalhar a expansão criativa do movimento para a montagem do espetáculo Quem morreu em Romeu e Julieta? idealizado e dirigido por Pedro Poema (preparador de atores do Studio Fátima Toledo), baseado no clássico de Willian Shakespeare Romeu e Julieta. Através de dinâmicas e exercícios livremente inspirados no treinamento de rasaboxes de Richard Schechner, trabalharemos a identificação dos impulsos corporais em busca do aprofundamento e a exaustão física para fazer saltar a potencialidade criativa a serviço da concepção de personagens e levantamento de cenas. Além de potencializar sua capacidade criativa individual e coletiva, o ator terá a oportunidade de integrar a produção de uma peça teatral, onde tomará conhecimento de técnicas e práticas que lhe auxiliarão no desenvolvimento de seu repertório artístico-pessoal. O espetáculo tratará de temas como machismo, violência contra a mulher, sexualidade e temas afins.
O que é rasabox?
Rasaboxes é uma prática fundamentada nos estudos do diretor de teatro experimental Richard Schechner, que por sua vez se inspirou e se apropriou de fundamentos do teatro de Kathakali (teatro clássico indiano). Já o nome rasabox, é uma livre apropriação e adaptação do ator e ministrante do curso, Pedro Poema, para o desenvolvimento de seu próprio treinamento, iniciado em seu trabalho de conclusão no curso
de Bacharelado em teatro da UCAM-RJ (Universidade Candido Mendes-RJ) em 2014.
Através do treinamento o aluno poderá experimentar e aprofundar diversos estados emocionais combinados a qualidades específicas de movimento. O ator é um atleta das emoções, dessa forma é importante o conhecimento de como acessar canais psicofísicos para utilizar em cena. Servindo de ponte entre psicofisiologia e expressividade, o rasaboxes desenvolve uma relação de trabalho consciente entre o indivíduo-ator, corpo físico e emoções, e uma relação emocional-física com o ambiente, a plateia e outros atores. Os exercícios treinam performers a usar e manipular a emoção como uma ferramenta objetiva com a qual podem desenvolver repertório pessoal e investigar personagens, cenas, peças inteiras e partituras de performance. Eles podem ajudar o ator a fazer escolhas que não são apenas para serem vistas e ouvidas pela audiência, mas também experiências palpáveis e engajadas visceralmente. Além disso, o rasaboxes pode servir como uma base de treinamento multidirecional, onde hábitos e padrões podem ser trazidos à luz e novas escolhas e potencialidades podem surgir.
Para mais informações sobre o rasaboxes, acessar o link: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1797/1531
Objetivos:
- Estimular o raciocínio e a concentração, agregando mente e corpo
- Promover o autoconhecimento
- Trabalhar a expansão criativa do movimento em busca da potencialidade pessoal do ator
- Oferecer ferramentas ao ator para que o mesmo desenvolva seu repertório pessoal
- Montagem e apresentação do espetáculo Quem morreu em Romeu e Julieta?
Metodologia de aprendizado:
- exposição de conceitos e exercícios acerca da consciência e expressão corporal
- exaustão física
- introdução ao treinamento de rasabox
- pesquisa para o desenvolvimento de repertório artístico-pessoal
- cenas improvisadas
- criação coletiva
Material necessário:
Roupa confortável e neutra (roupa preta, cinza, etc)
FREQUÊNCIA E PERÍODO: 2 aulas de 4h por semana durante 3 meses.
DIAS E HORÁRIOS: Segundas e quartas das 19h as 23h
DURAÇÃO: De 30/09 a 18/12
INVESTIMENTO TOTAL: R$825,00 (275 REAIS por mês)
Rua Tefé, 304 Perdizes
São Paulo, SP
Pedro Poema
Pedro Poema é ator e preparador de elenco. Bacharel em teatro pela UCAM-RJ, atuou e assinou a direção musical de ARRESOLVIDO e A HISTÓRIA DO BARQUINHO, direção: André Paes Leme, espetáculo selecionado entre os 4 melhores de 2015. Atuou no filme COLONIAL61, direção de Renata Spitz, e no filme ONÇA, direção de Guilherme Resende. Atuou no solo de comédia física O PATO com direção de Diego de Abreu no Teatro Amazonas-AM, premiado como melhor espetáculo pelo júri popular no Festival de Breves Cenas.
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