Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso de Produção Cultural

Carregando recomendações...

Curso de Produção Cultural

17 jan - 2023 • 16:00 > 27 jan - 2023 • 18:00

Evento encerrado

Curso de Produção Cultural

17 jan - 2023 • 16:00 > 27 jan - 2023 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Aprenda a tudo sobre o processo de produção de conteúdo cultural

A Unibes Cultural recebe novamente o curso “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria”. O programa de formação, realizado de modo digital, tem o objetivo de atualizar e produzir conhecimentos na área da gestão cultural. É organizado em aulas complementares, mas não no formato linear.

JUSTIFICATIVA

O curso objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão o curso vai debater abordar a produção cultural em diferentes perspectivas e diante das vertiginosas alterações no setor.

CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS

O curso é muito demandado e já teve várias edições em diversas instituições e apresenta um painel inicial sobre a produção cultural atual.

PÚBLICO-ALVO:

O programa é voltado a estudantes, gestores culturais, pesquisadores, artistas e profissionais das artes, programadores culturais, curadores e demais interessados.


CARGA HORÁRIA: 24 horas (sendo 14h de prática e 10h de preparação e leituras)


DIAS E HORÁRIO:

17, 18, 19, 20, 24, 26 e 27 de janeiro de 2023, das 16h às 18h.


DOCENTE RESPONSÁVEL: FABIO MALERONKA FERRON

Mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (2017). Foi Diretor Geral de Programação e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016), com destaque para a implantação do Circuito Municipal de Cultura. Foi curador da Virada Cultural em 2014 e 2015.

Integrou do Conselho Gestor do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (2013 2016) e membro do Conselho de Administração da Spcine- Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (2015-2017). Em 2010 coordenou série Produção Cultural no Brasil. Foi Consultor do Ministério da Cultura pelo Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos em Brasília durante a gestão Gilberto Gil.

Fabio Maleronka é um dos organizadores do livro “Depois da Última Sessão de Cinema — Spcine, Audiovisual e Democracia” (2021) A publicação reúne 40 entrevistas inéditas, que roteirizam um panorama do setor com conversas e histórias de produtores, cineastas, empresários, associações e gestores. Seus depoimentos ajudam a explicar como paixão, criatividade e resistência política se unem na atividade audiovisual realizada na cidade de São Paulo.

Programa

Aula 1 - Instrumentos da política cultural: os desafios - Introdução e bibliografia;

Aula 2 - Leis de Incentivo;

Aula 3 - Circuitos;

Aula 4 - Virada Cultural;

Aula 5 - Programação e Curadoria;

Aula 6 - Produção Musical;

Aula 7 - Projetos;

Aula 8 - Programação de Cinema e Streaming;

Aula 9 - Livreiros e Livrarias;

Aula 10 - Patrimônio e Restauro;

Aula 11 - Editais;

Aula 12 - Artes Cênicas.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1 - FERRON, Fabio Maleronka, MANEVY, Alfredo - Depois da Última Sessão de Cinema - Spcine, Audiovisual e Democracia” (2021)

2 - FERRON, Fabio Maleronka - O primeiro fim do MinC - com os 5 livros da série Produção Cultural no Brasil https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-27112017-103623/pt-br.php

3 - FERRON, Fabio Maleronka e ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento - Artigo Cultura e política: a criação do Ministério da Cultura na redemocratização do Brasil (scielo.br)

__________________________

Ao prosseguir com a inscrição, declaro nos termos da Lei nº 13.709/2018, artigo 7º, I, da Lei Geral de Proteção de Dados- LGPD, a manifestação livre, informada e inequívoca, de que os dados pessoais coletados serão utilizados pelo Organizador para a realização da inscrição no evento, credenciamento, controle de acesso e para divulgação de programação e eventos.  Ainda, nos termos do artigo 7º, §5º da respectiva Lei, autorizo o Organizador a compartilhar os dados pessoais com outros agentes de tratamento, para fins exclusivamente de divulgação de programação, eventos e publicidade, desde que, sejam respeitados os princípios da boa-fé, finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, transparência e segurança.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

R. Oscar Freire, 2500

Rua Oscar Freire, 2500 Pinheiros

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Unibes Cultural

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.