Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Curso Direção Cinematográfica - Construindo Atmosferas

Eventos para você

Curso Direção Cinematográfica - Construindo Atmosferas

14 set - 2020 • 19:00 > 29 set - 2020 • 22:00

Evento encerrado

Curso Direção Cinematográfica - Construindo Atmosferas

14 set - 2020 • 19:00 > 29 set - 2020 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento


O cinema é arte que se nutre de diferentes áreas do conhecimento humano. Quando nos propomos a construir um universo ficcional, passamos por um processo de escolhas que moldarão este mundo novo. O papel do autor é sedimentar estas escolhas para proporcionar uma experiência audiovisual ao espectador — algo que transcende a ideia de simplesmente se contar uma história.

Os caminhos eleitos pelo diretor cinematográfico partem do estudo de uma série de procedimentos técnicos (roteiro, arte, som, decupagem, fotografia etc.) e da construção do seu próprio olhar sobre o mundo. O curso, através de análises de trechos de filmes, debates e provocações, instiga o aluno a encontrar seus próprios caminhos estéticos para, então, colocá-los em prática, na direção de uma cena.

Após as aulas teóricas, os alunos criarão o roteiro de uma cena e irão dirigí-la com atores profissionais, contando com a supervisão e o apoio técnico do professor e de um videomaker, que fará a captação das imagens e do som. Com isso, os alunos experimentarão como funciona um set de filmagem!

O curso é voltado para todos os curiosos e entusiastas do cinema em geral, além de estudantes de cinema e comunicação, roteiristas, atores, críticos, montadores e diretores.

Programação do Curso:

Aula 1 

  • Os primeiros cinemas: da fascinação do olhar à presença do autor – controle, afastamento, real e ficção.

Aula 2

  • A narrativa clássica, o Neorrealismo e o Cinema de Fluxo: características, procedimentos técnicos e a relação com o universo fílmico. O cinema como experiência: saturação, rarefação e a postura do autor/espectador.

Aula 3

  • Ideia, roteiro, motivação e a construção de cena. O papel do diretor nas diferentes etapas de produção.

Aula 4

  • Aula prática: oficina com direção de cena protagonizada pelos alunos com a participação de dois atores e um cinegrafista.

Aula 5

  • Análise das cenas gravadas pelos alunos e considerações finais.

Quer saber tudo sobre o curso? Acesse nosso site.
  • Curso Direção Cinematográfica - De 14 a 29 de Setembro de 2020

    Aula 01 – 14/09 – Segunda – das 19h às 22h

    Aula 02 – 15/09 – Terça – das 19h às 22h

    Aula 03 – 21/09 – Segunda – das 19h às 22h

    Aula 04 – 22/09 – Terça – das 19h às 22h

    Aula 05 – 26/09 – Sábado – das 10h às 13h (Gravação Grupos 1 e 2)

    Aula 05 – 26/09 – Sábado – das 14h às 17h (Gravação Grupos 3 e 4)

    Aula 06 – 29/09 – Terça – das 19h às 21h

Duração do curso:  17h | Ministrante: Emiliano Cunha



Telefone: (51) 30951234 ou (51) 991440778 (WhatsApp)

E-mail: contato@escolafluxo.com

Endereço: Rua João Telles, 291 – Bom Fim - Porto Alegre – RS



Siga nossas redes sociais:

/escolafluxo @escolafluxo



  • Ao se inscrever no curso, o aluno concorda com as regras e políticas da escola. Mais informações aqui
  • A inscrição é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original e oficial com foto, juntamente com o ingresso, para validação da titularidade;
  • Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 96 horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: contato@escolafluxo.com;
  • Em casos de alterações substanciais na configuração do evento como mudança de data ou horário, o aluno pode optar em fazer o curso na nova data estabelecida, ficar com um crédito na escola do valor pago ou pedir o reembolso integral do valor pago.

Local

Fluxo Escola de Fotografia Expandida

Rua General João Telles, 291 Bom Fim

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Fluxo - Escola de Fotografia e Cinema

A Fluxo é uma escola de fotografia e audiovisual que propõe a seus alunos um ensino fundamentado em experiências visuais. Utilizamos recursos de diferentes linguagens artísticas a fim de surpreender o aluno, exigindo dele um estado de atenção e sensibilidade permanente.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.