11 jun - 2019 • 19:00 > 15 jun - 2019 • 18:00
11 jun - 2019 • 19:00 > 15 jun - 2019 • 18:00
CONTEÚDO DO CURSO:
1. Experiência da Dramaturgia Audiovisual no Teatro pelo Grupo Carmin: história e desenvolvimento da técnica no grupo;
2. O teatro documental e o audiovisual: a presença do documento na cena, meios e formas para apresentação dos documentos;
3. Tecnologias, equipamentos e softwares de captação e projeção da imagem na cena;
Construção cênica: como justificar o uso do audiovisual no teatro com base na linguagem cinematográfica.
4. O ator-operador - atuando e operando simultaneamente o audiovisual em cena: jogos e técnicas que auxiliem o ator/cenotécnico no palco, e ferramentas para encenadores trabalharem as ações multitarefas com seus atores;
5. Direção da cena e da construção audiovisual na cena. (A construção do discurso cênico audiovisual.
METODOLOGIA:
O curso intensivo com 3 encontros com conteúdo expositivo e práticas como: trabalho de corpo a partir de jogos teatrais e operação de dispositivos audiovisuais em cenas experimentais.
QUEM PODE PARTICIPAR:
.Faixa etária: a partir dos dezesseis anos
.Artistas; Grupos de teatro e coletivos artísticos que já estejam em processo de montagem de obras com intenção de usar audiovisual na cena e queiram consultoria e aperfeiçoamento;
.Apreciadores de artes em geral.
Dramaturgia Audiovisual no Teatro é o termo criado pelo Grupo Carmin
para definir a utilização da linguagem cinematográfica dentro da dramaturgia
original de seus espetáculos.
A pesquisa entre as duas artes desenvolvida ao
longo dos anos nas peças "Jacy" (2013), "Por Que Paris?"
(2015) e "A Invenção do Nordeste" (2017) será demonstrada de forma
teórica e prática a partir, tanto da conceituação das funções narrativas do
audiovisual em cena, quanto das técnicas desenvolvidas nas montagens das obras.
O curso vai abordar situações dramáticas que podem
ser potencializadas ou enfraquecidas quando se usa projeção no palco e de como
justificá-la na dramaturgia para que o diálogo entre os departamentos criativos
e técnicos tenha coerência.
A partir de noções de direção de fotografia, como
luz e enquadramento, será abordado como o cinema pode dialogar e contribuir nas
artes cênicas. O objetivo é relatar os erros, acertos e reflexões realizadas
nos processos do Carmin acerca desse dispositivo, além analisar o resultado
final destes e de outros espetáculos que utilizam audiovisual.
Como consequência da atividade, serão realizadas
cenas que experimentem com equipamentos de câmera, som e projeção os princípios
estudados no curso tendo o gênero de teatro documental como base. Também será
possível prestar consultoria para espetáculos em fase de pesquisa ou montagem,
de qualquer arte cênica, que desejem conhecer e utilizar dramaturgia
audiovisual.
O curso ficará a cargo do cineasta Pedro Fiuza e do
roteirista e ator Mateus Cardoso, que integram o Grupo Carmin e participaram da
criação dos espetáculos abordados.
SERVIÇO
DIAS: 11, 13 e 15 de junho
LOCAL: Casa da Ribeira [Salão Multiuso]
HORÁRIO: TERÇA E QUINTA: 19:00-22:00 e
SÁBADO: 14:00-18:00
CARGA HORÁRIA: 10h
INSCRIÇÃO: R$ 100,00 até 31.MAIO
R$ 120,00 a partir de 01.JUNHO
WHATSAPP: 987040265
VAGAS LIMITADAS.
CURRÍCULOS
Grupo Carmin
O Grupo Teatro Carmin surgiu em 2007 com a peça “Pobres de Marré”, obra que circulou em mais de 20 festivais pelo Brasil e França. Em 2013, estreou “Jacy”, que marca o início de sua pesquisa em teatro documental e que circulou por 18 estados pelo SESC Palco Giratório, integrando ainda a lista dos "10 melhores espetáculos do ano" pelo O Estado de São Paulo (Estadão). Em 2015 estreou a peça "Por Que Paris?”, dando continuidade à dramaturgia original que marca toda sua trajetória. Em 2017 estreou a peça “A Invenção do Nordeste”, com temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro que lhe renderam diversos prêmios, incluindo o Shell de Melhor Dramaturgia e o Cesgranrio de Melhor Espetáculo, até então inéditos para a região nordeste.
Pedro Fiuza
Nasceu em Natal, em 1986. Estudou Rádio & TV na UFRN, onde especializou-se em Cinema. Dirige e roteiriza ficções, documentários e clipes. Atua como assistente de direção para publicidade e na 2ª e 3ª temporada da websérie "Septo" (2019). Também dirigiu para publicidade e cria dramaturgia audiovisual para teatro, pelo Grupo Carmin, nas peças “Jacy” (2013), “Por Que Paris?” (2015) e “A Invenção do Nordeste” (2017) - na qual fez também desenho de luz e assistência de direção. É produtor e um dos diretores da websérie "Dalton/Hebe" (2016), realizada por sua produtora Casa da Praia Filmes. Atualmente, pelo Edital Cine Natal 2016, lançou o documentário "Tingo Lingo" (2018, produção geral) desenvolve a ficção Vai Melhorar (roteiro, direção e produção executiva), além de dirigir o novo espetáculo do Grupo Carmin.
Mateus Cardoso
Natural de Natal, nascido em 1988, formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UFRN, especializado em cinema pela Universidade Estatal Russa de Cinematografia (ВГИК - VGIK). Participou como assistente de produção no longa metragem “Наследники – Herdeiros"; do diretor Vladimir Ivanovich Khotinenko, realizado em 2015 em Moscou. Em 2016 assumiu a posição de diretor criativo da Casa da Praia Filmes onde está até hoje. Pela produtora roteirizou e estrelou a websérie "Dalton/Hebe" (2016) , roteirizou e fez assistência de direção do videoclipe "Porcelain" (2017), produziu o curta-metragem documental "Tingo Lingo" (2018) e atualmente está fazendo a assistência de direção do curta metragem ficcional "Vai Melhorar". Em 2017 estreou como ator no grupo Carmin no espetáculo "A Invenção do Nordeste". Atualmente está no elenco do repertório do Grupo Carmin nas peças "Jacy" e "A Invenção do Nordeste".
Rua Frei Miguelinho, 52, atrás do B.B. da Rib, Ribeira
Natal, RN
Henrique Fontes
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