O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão tem a previsão de formação de
quatro turmas durante seu período de vigência e será ministrado de acordo com o calendário do
Câmpus Jataí. Esse curso tem uma ligação muito forte com o ensino, e será uma extensão dos cursos
técnico em eletrotécnica e de engenharia elétrica. A disciplinas do curso foram escolhidas para a
formação integral do estudante, envolvendo o cidadão e sua relação com o mercado de trabalho. Além
disso, as disciplinas foram pensadas de forma a interagirem entre si, para que o estudante saia
capacitado em trabalha-las em conjunto, entendendo suas ligações.
Esse curso é um grande anseio da comunidade local e regional – verificado durante os eventos,
como o Café empresarial – devido, principalmente, a mudança de oferecimento do curso pelo câmpus,
que passou de um curso subsequente, noturno, para um curso integrado com o ensino médio, matutino,
em quatro anos, e posteriormente, em tempo integral, o que limitou o público que tinha acesso ao
mesmo.
Outro problema observado foi a falta de mão de obra qualificada pelas empresas da região,
pois os alunos do curso técnico integrado em tempo integral, por serem bastante novos e com o sonho
de continuar os estudos, acabam continuando os estudos em nível universitário, o que é um ganho para
o país como um todo, mas acaba deixando o mercado de trabalho em nível técnico desprovido de mão
de obra qualificada.
O presente curso tem como premissa, sanar problemas sociais estruturais, devolvendo sonhos
para as pessoas que mais carecem e, ao mesmo tempo, devolver ao mercado de trabalho mão de obra
qualificada. Contribuindo para a formação completa do cidadão e da sociedade, uma premissa do PDI
do Instituto Federal de Goiás.
O curso também se relaciona com o ensino, com comunidades tradicionais; o desenvolvimento
urbano; a redução de desigualdades sociais e o combate à pobreza; mulheres e relação de gêneros;
inclusão produtiva e desenvolvimento regional; justiça, cidadania, inclusão e direitos; juventude,
articulação e participação social.
- Público alvo e requisitos mínimos
O presente curso é destinado às pessoas que tenham, pelo menos, o Ensino Fundamental I
Incompleto, priorizando (i) mulheres em situação de vulnerabilidade social, gravidez na adolescência,
questões relacionadas à violência e desigualdade de gênero, para inserção no mercado de trabalho; (ii)
jovens em situação de pobreza, vulnerabilidade social e violência; (iii) formação de trabalhadores em
condição de desemprego, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e
pescadores; (iv) pessoas com deficiência; (v) povos indígenas, comunidades tradicionais, como os quilombolas, terreiros, movimentos negros, entre outros; (vi) beneficiários titulares e dependentes dos
programas federais de transferência de renda.
- Perfil do profissional que se deseja formar
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de realizar instalações, reparos e manutenção
elétrica predial de baixa tensão, recebendo a certificação de Eletricista Instalador de Baixa Tensão – de
acordo com a classificação brasileira de ocupações (CBO) feitas pelo Ministério do Trabalho (MET,
2018).
Além das habilidades específicas da qualificação profissional, os eletricistas estarão aptos a se
portar de forma ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos sociais em âmbito
coletivo, atuando como agente de transformação social, além de (ii) trabalhar em equipe e (ii) ter
iniciativa.
- Organização curricular do curso
A matriz curricular do curso, inicialmente, estará organizada em componentes curriculares,
com carga horária de 160 horas, de acordo com a carga horária mínima do Guia de Cursos. Os
componentes foram escolhidos de forma a formação integral do estudante, articulando as disciplinas
de forma interdisciplinar e, ao mesmo tempo, buscando uma formação técnico-humanística. Vale
salientar que os componentes curriculares que compõem a matriz estão articulados, fundamentados
numa perspectiva interdisciplinar e orientados pelo perfil profissional de conclusão, ensejando uma
formação técnico-humanística