Nosso curso será nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Taiwan Hotel, em Ribeirão Preto.
• 31/05 – das 08h00 às 17h00
• 01/06 – das 8h00 às 12 horas
O comportamento interferente é uma grande dificuldade encontrada ao se trabalhar com pessoas com deficiência.
Ele representa uma barreira, pois incompatibiliza a execução de comportamentos adequados e funcionais. Assim, torna-se fundamental conhecer procedimentos eficientes para intervenções que objetivem reduzir tais comportamentos disfuncionais socialmente e ensinar repertórios adaptativos.
Neste curso serão apresentadas características fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (E.g., intensidade do tratamento); princípios básicos da área (E.g., reforço positivo, negativo, extinção de respostas, etc.); questões éticas fundamentais envolvendo o tratamento ABA e cuidados essenciais; procedimentos de ensino e modificação de comportamento (e.g., Ensino por tentativa discreta, DRL, DRO, DRI, DRA, escolha de atividade com base no repertório da criança, etc.); análise funcional do comportamento (E.g., descritiva e experimental). Planejamento de contingências de ensino e manejo de comportamento a partir de tal análise funcional.
Conteúdo programático:
-Apresentação e fatos relacionados ao autismo;
-Questões relacionadas ao diagnóstico e ao tratamento ABA;
-Características fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA);
• Reforço Positivo, Reforço Negativo, Extinção Operante e discussões éticas atuais sobre seu uso;
-Análise Funcional;
-Procedimentos de ensino e modificação de comportamento com base na manipulação das
consequências (e.g., Reforçamento Diferencial: DRO, DRI, DRA, etc.);
-Seleção de tarefas e atividades com base no repertório da criança;
• Introdução e esvanecimento de dicas;
• Brincar;
• Ensino por Tentativa Discreta (DTT);
• Avaliação de Preferência;
• Jogo do Bom Comportamento;
-Modelagem;
direcionamento;
• Exemplos de situações de manejo nos contextos escolar e clínico para ilustração, análise e
• Planejamento de contingências de ensino (e.g., e manejo de comportamento a partir da análise
funcional).
AO LONGO DE TODO O CURSO OS PARTICIPANTES REALIZARÃO PRÁTICAS E SERÃO DIRECIONADOS PARA REALIZAREM OS MANEJOS E OS ENSINOS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DE MANEIRA ADEQUADA.