Nova Economia: Compartilhada, humanista e sustentável.
Resumo do curso:
Discutiremos, em quatro encontros, os principais caminhos para a Nova Economia. Estamos vivendo um momento onde os processos econômicos estão se reinventando em busca de um crescimento mais sustentável para as instituições e pessoas. Focado no consumo colaborativo, consciente e de propósito e no conceito de que não é mais necessária a posse para o usufruto de um bem de consumo, a Nova Economia surge através do desgaste da economia tradicional, que culmina com a desigualdade social tomando proporções gigantescas; o uso acelerado dos recursos naturais, onde quase 1/3 foi destruído nos últimos 30 anos, e a aceleração do consumo transformando-o em consumismo e as suas graves consequências.
Objetivo:
Apresentar teorias e cases sobre o grande movimento gerador da Nova Economia mostrando ao aluno um novo universo econômico e social e a consequente mudança no cenário das empresas e instituições.
Metodologia:
• Exposições teóricas sobre o tema;
• Cases de sucesso de empresas e instituições que já estão
imersas na Nova Economia;
• Comparativos da Velha X Nova Economia
Carga Horária:
O curso Gestão para a Nova Economia: Sustentável, Humanista e Compartilhada terá duração de 16h, com 4 encontros noturnos de 4 horas cada.
>> PROGRAMA DO CURSO <<
1o encontro:
• que é a “Nova Economia” e como as coorporações mundiais estão enfrentando esta realidade: abordagem através de uma tabela comparativa da Velha X Nova Economia, suas teorias e conceitos práticos em empresas como a Tesla e startups de compartilhamentos como Uber e AIrBNB.
2o encontro:
• Perfil de gestores e empresas por geração, o que muda: Cada geração, um caminho. Um estudo detalhado sobre as teorias e práticas que nortearam cada geração de gestores até chegarmos ao momento atual.
3o encontro:
• Cultura do Consumo Consciente e da Economia do Compartilhamento: O tripé econômico, social e ecológico embasa e sustenta este novo formato de economia, que tem o consumo consciente ou de propósito como o seu pilar.
4o encontro:
• Neurociência da Felicidade e F.I.B – Felicidade Interna Bruta para empresas e profissionais: Em 1972 nasce o conceito de FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA. É um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país do Himalaia e hoje usado por países como o Canadá para medir a sua riqueza. Este cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.
Sobre a ministrante: Luciana Nunes

Pós-graduada em Marketing Estratégico pela ESPM-SP, Luciana Nunes já ocupou cargos de Executiva de Contas e Diretora de Atendimento e Planejamento em agências de propaganda de São Paulo-SP e Salvador-BA. Também ocupou cargos de gerência e diretoria de marketing de empresas no Rio Grande do Sul. É proprietária da consultoria Estratégia Soluções em Marketing, especializada em Planejamento de Marketing e Gestão, atendendo clientes em vários Estados do Brasil. Estudiosa em Comportamento de Consumo, criou com uma sócia francesa o Circuit Branché à Paris, um projeto de Pesquisa de Moda com base no estudo da arte, gastronomia, cultura e design. Também desenvolveu o projeto Brasil que dá Certo, que viajou para conhecer de perto a realidade comportametal do povo brasileiro em várias cidades dos 26 Estados da Federação e o Destrito Federal. É uma das mentoras do projeto Diving, um mergulho em profundidade nos atuais e futuros movimentos politicos, sociais e comportamentais, que já viajou por 42 países fazendo pesquisa sobre o tema.