Curso: Analista de Compras e Suprimentos
Técnicas e ferramentas para o processo de planejamento, administração e organização do setor de compras, para obter melhores resultados para as empresas. Fatores do Desenvolvimento da Função - E-Markeplaces - Portais de Compras - Leilões Reversos – Organização, Planejamento e Controle de Compras - Alavancando a Lucratividade – Formação e Análise de Preços – Sistemas e Indicadores de Desempenho.
Objetivo
- Capacitar Profissionais na área de Compras atendendo à demanda do mercado, promover aos participantes uma visão atualizada das atividades de compras, com exposição de técnicas e ferramentas necessárias para o processo de planejamento, administração e organização do setor.
- Este curso foi estruturado visando atender à demanda das empresas em profissionais capacitados e qualificados na área de Compras. Por isso, seu conteúdo é totalmente prático e aplicado ao
Público Alvo:
- Profissionais que atuam em empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços, nos setores de Compras, Logística, ou outros setores de Suprimentos, que necessitem desenvolver, ampliar ou atualizar seus conhecimentos.
- Pessoas que pretendam iniciar suas atividades nesta área, ou que eventualmente já atuem, mas tem pouca experiência e necessitem desenvolver conhecimentos e capacidade técnica.
Conteúdo:
- Importância da área de compras nas empresas.
- A participação no capital investido da empresa.
- Saber comprar: Fator determinante na competitividade.
- Estratégia: Posicionamento e Competitividade.
- O Impacto na Lucratividade com a Redução na Compra de Materiais e Serviços.
- As responsabilidades dos Compradores.
- A integração da área com os outros departamentos.
- A função Compras.
- Qualificação de Compradores.
- Objetivos da função Compras.
- Tecnologias Aplicadas ao Sistema Compras | E-commerce
- O sinal da demanda:
- Solicitação de Compras,
- MRPII, JIT,
- Ponto de Pedido,
- Vendedor door to door,
- Contrato de Fornecimento.
- Acompanhamento das entregas: Follow-up.
- SCM – Supply Chain Management.
- Centros de Serviços: Compras centralizadas.
- A integração da Administração de Materiais com a Organização e Processos.
- Os desafios dos Gestores na Gestão dos Estoques.
- Curva ABC de Estoques.
- Tempo de Ressuprimento = TR.
- Ponto de Pedido.
- Estoque Mínimo.
- Estoque de Segurança.
- Fator K de Segurança.
- Lote Econômico de Compras.
- Fatores da Terceirização nas Empresas.
- Casamento Perfeito – Cliente x Vendedor.
- Lições aprendidas.
- Definição da Atividade a ser Terceirizada.
- Seleção dos Fornecedores.
- Avaliação e Acompanhamento da Parceria.
- Critérios para Seleção de Fornecedores.
- Custo Mark-up de Produtos/Serviços: Varejo e Indústria.
- A Importância da Classificação de Fornecedores.
- O critério preço não é o único importante na determinação dos lotes de compra.
- Os critérios para o ranqueamento dos fornecedores: Qualidade; Pontualidade no fornecimento e Parceria.
- Política para os fornecedores.
- Exercícios Práticos
Observação: Exercícios práticos, portanto os alunos deverão levar calculadora, lápis e borracha para a aula.
Facilitador: Daniel Gunar
Aproximadamente 20 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, Liderança de equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: Transportes, Alimentos e Bebidas, Madeireira, Montadora de Automóveis, Indústria Metalúrgica, Indústria Química, Construção Civil, Indústria de Tratores e Colheitadeiras.
Professor e Palestrante desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management), das seguintes matérias acadêmicas:
- Logística Industrial, Comercial e de Serviços.
- Gestão de Modais de Transportes e Logística Reversa.
- Planejamento de Produção e Lean Manufacturing.
- Gestão de Compras, Negociação com Fornecedores e Indicadores de Performance.
- Gestão dos Estoques, Almoxarifados, Armazéns e Inventário Físico de Materiais, Sistema Kanban, Filosofia 5 “s”.
- Técnicas de Gestão e Liderança e no Chão de Fábrica,
- Ferramentas de Gestão e Qualidade, Qualificação, Homologação e Avaliação de Fornecedores.
Com mais de 300 palestras ministradas a nível Brasil e 3.000 alunos formados, mais de 40 cursos in company realizados em empresas de diversos seguimentos nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações.
Atuando também como consultor de empresas com trabalhos realizados para ganho de produtividade, em vários seguimentos industriais, comerciais e de serviços.
Investimento:
- Associados R$ 197,00 (à vista);
- Não associados e/ou Pessoa Física R$ 247,00 (à vista)
Após confirmação da turma com o número mínimo de participantes será encaminhado um link para acesso ao grupo de WhatsApp do Curso.
No dia de início do curso encaminharemos o link de acesso por e-mail e no grupo de whatsApp.
Formas de Pagamento:
- Boleto à vista;
- Boleto em até 3x para empresas associadas da ACIJ (solicitar inscrição por e-mail: capacitacao@acij.com.br);
- Débito online (exclusivo site);
- Cartão de crédito em até 12x (exclusivo site);
Colaborador de empresa associada, estudantes e PNE tem direito ao preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações e Inscrições:
47 3461-3344
capacitacao@acij.com.br